A situação contratual de Rodriguinho com o São Paulo passou a ser uma incógnita, com a renovação do jovem meia entrando em um impasse. Embora as negociações tenham avançado em momentos anteriores, recentemente, não houve progressos, deixando o futuro do atleta em aberto.
De acordo com fontes próximas ao assunto, as conversas para uma extensão do contrato não ocorrem desde setembro, quando o clube apresentou uma proposta para a renovação até 2029, proposta que não foi aceita pela equipe do jogador. Desde então, as discussões sobre o tema diminuíram consideravelmente, tornando-se um tópico raro nas reuniões da diretoria.
Essa incerteza coloca Rodriguinho em uma situação delicada, especialmente com a janela de transferências se aproximando. A partir de junho, o meia de 21 anos poderá assinar um pré-contrato com qualquer clube, o que poderia resultar na sua saída do Morumbi sem que o São Paulo tenha nenhuma compensação financeira.
Recentemente, o nome de Rodriguinho despertou o interesse do Botafogo, que fez consultas sobre uma possível troca envolvendo o jogador. Embora essa possibilidade ainda não tenha sido formalizada, o clube carioca foi em busca de informações sobre a inclusão do meia em eventuais negociações. Além do Botafogo, o Bayer Leverkusen, da Alemanha, também está de olho na possibilidade de um pré-contrato com o jogador.
Em setembro, durante a melhor fase de Rodriguinho na temporada de 2025, os dirigentes do São Paulo esperavam uma venda que poderia chegar a 25 milhões de euros (aproximadamente R$ 162,5 milhões na cotação atual). Entretanto, a situação se complicou com a concorrência dentro do clube, especialmente com Oscar, que, além de ser um concorrente direto, sofreu recentemente uma síncope vasovagal e indicou a pessoas próximas que pode estar considerando encerrar sua carreira.
Dentro do clube, tanto a diretoria quanto a comissão técnica acreditam que Rodriguinho pode assumir um papel fundamental como articulador no elenco. Contudo, a incerteza sobre o futuro do atleta e a necessidade de um elenco mais robusto para a próxima temporada mobiliza o São Paulo para buscar no mercado um meia criativo, com ênfase em opções de empréstimo com escolha de compra ou jogadores que estejam livres.
engraçado é que times grandes ver potencial e próprio club não vê e não valoriza.