O futuro de Matheus Belém, zagueiro revelado nas categorias de base do São Paulo, está em aberto. Com contrato que se estende até dezembro de 2026, o atleta continua a treinar no SuperCT, mas não participa das atividades do elenco principal. Em sua rotina, Belém tem realizado trabalhos em separado, chegando a finalizar seus treinos antes que o restante do grupo inicie suas atividades em horários diurnos.
Atualmente, não há previsões de que o jogador seja aproveitado pela equipe. Desde que Hernán Crespo assumiu o comando técnico, Belém não figurou nos planos do treinador em momento algum. Embora seu contrato termine apenas no final do próximo ano, a opção de um empréstimo se torna viável, embora até o momento nenhuma proposta concreta tenha sido recebida. Em 2024, o jogador foi emprestado à Chapecoense, mas não chegou a atuar.
Após seu retorno ao São Paulo no início desta temporada, ele também não foi utilizado pelo técnico Luis Zubeldía. Durante a janela de transferências de julho, houve especulações de que Belém poderia ser negociado, mas nada se concretizou. Agora, a expectativa é de que o clube espere por eventuais propostas que possam surgir, focando na temporada de 2026.
Com 22 anos, Matheus Belém foi revelado em Cotia e iniciou sua transição para o time profissional em 2023, com o incentivo de Rogério Ceni. Ele teve a oportunidade de estrear em uma partida contra o Santos pelo Campeonato Paulista naquele ano e, sob o comando de Dorival Júnior, conquistou sua primeira chance como titular. Entretanto, desde abril de 2024, Belém não tem sido relacionado para nenhuma partida do São Paulo.
Se não der chance não tem como avaliar a capacidade do menino. Como vai aparecer algum clube com interesse no jogador se deixam ele escondido