O técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, abriu as baterias contra o calendário do futebol brasileiro. Até tudo bem. É público e notório o massacre praticado contra os jogadores. Mas Abel não soube para onde atirar. Errou o alvo e errou feio. Disse que a culpa era da imprensa, que não exercia o seu papel de combater esse problema. Admito que a imprensa pode até mesmo ter sua dose de culpa. Poderia ser mais contundente. É verdade. Mas Abel não disse que os maiores culpados são os dirigentes dos clubes e de federações que aprovam o calendário como aí está.
Diante da bola levantada por Abel, volto a ouvir vozes que pareciam adormecidas. As vozes dos querem a extinção dos campeonatos estaduais. Os fantasmas de sempre. Vozes roucas, cavernosas, que amanhã já silenciam ao primeiro aceno de um razoável patrocínio. A pergunta é simples: a extinção dos certames estaduais dará mesmo ao calendário nacional a folga necessária? Acho difícil. Concordo com o comentarista, Wilton Bezerra. Segundo ele, no dia em que extinguirem os campeonatos estaduais, no mesmo dia surgirá outra competição. Basta um aceno com dólares. Pelo visto, a voz de Abel será apenas mais uma a pregar no deserto.
Contradição
Enquanto não forem extintos, os campeonatos estaduais continuarão sendo destruídos pela inanição. Interessante é que citam os certames estadias como algo ultrapassado e sem graça. Sim, mas quando um time é eliminado do “estadual” pelo maior rival, aí é um Deus nos acuda. E quase sempre o treinador perde o cargo.
Ladainha
O desejo de extinguir os campeonatos estaduais não é de hoje. É uma pregação antiga, muito defendida por alguns dirigentes, jogadores e treinadores. Se assim é, por que não conseguem tal extinção? Resposta simples: porque ainda há quem fature com esse tipo de competição. Enquanto isso ocorrer, os campeonatos estaduais sobreviverão, a despeito de todas as críticas.
Flexibilização
Fui um defensor intransigente dos campeonatos estaduais. Havia em mim um apego afetivo porque os campeonatos estaduais foram a origem de tudo. Berço de tantas histórias e tradições. Hoje, já não sou tão intransigente. Estou vendo coisas que muito me aborrecem no futebol. Continuo contra a extinção. Mas, se acontecer, aceitarei como tenho aceitado tantas outras aberrações no futebol.
publicado por Tom Barros no Diário do Nordeste
Fim dos estaduais: campeonatos estaduais vão acabar apesar do lobby das federações
24 de Janeiro de 2024
Avalie esta notícia:
21
6
VEJA TAMBÉM
- Após crise e debandada na diretoria, São Paulo reage, vence e encosta no G8- Cabe no Tricolor? Craque internacional negocia com clubes brasileiros e pode disputar o Brasileirão de 2026
- Crespo alerta para ano difícil e fixa 45 pontos como objetivo inicial do São Paulo em 2026
- Melhores momentos da vitória do Tricolor! Confira os gols e os lances da goleada do São Paulo!
- Vitória do São Paulo!!! Tricolor atropela o Internacional e mantém viva as chances de ir para a Liberta
Estaduais com menos jogos e mais racional é a solução.
Falta de vergonha na cara mesmo, Campeonato Estadual é algo cultural já do futebol, já tem uma história.
acaba e vão ficar 3 meses sem fazer nada?
quer acabar por causa desse técnico safado ,manda ele pra casa do chapéu
Depois dessa manobra de mais de 70 jogos por ano. Até o futebol brasileiro parou de fabricar craques. Os clubes só querem atletas que correm e marcam e tem condicionamento físico impecável para aguentar o ano todo. Sendo assim nenhuma base se desenvolve mais. Não há tempo do atleta ser criativo e ser for, se ele não corre, marca e tem intensidade durante um jogo inteiro, jogando 70 ou mais jogos por ano ele não serve. CBF, dinheiro e clubes ***** am o futebol no Brasil.
Os estaduais já deveriam ter acabado faz tempo, fazem parte da história do futebol brasileiro, de como foi estruturado, mas hoje é completamente obsoleto.
tudo isso é prosopopeia para acalentar bovinos. ou seja, conversa pra boi dormir. o negócio é simples, fazem como os cariocas, os paranaenses... disputatam o estadual com o sub 23 mesclado com jogadores que estão sem oportunidades. simples!
Seria uma boa sim acabar com os estaduais, os times conseguiriam fazer uma pré-temporada decente e diminuiriam as lesões em peso que acontecem devido o pouquíssimo tempo que é dedicado a isso aqui no Brasil.
Se acabar com os estaduais vai acabar com a raiz, o início de tudo no futebol brasileiro, se a seleção já vai mal imagina sem os verdadeiros clubes formadores..... isso é coisa de imprensa de capital.