Imagem: Foto: Reprodução/Instagram
O futebol deveria parar nesse momento.
As seleções deveriam se recusar a jogar a final da Copa do Mundo em solidariedade a um companheiro de profissão.
LEIA TAMBÉM: São Paulo garante multa milionária e assina primeiro contrato profissional com nova joia de Cotia
Amir Nars-Azadani, jogador de futebol iraniano, é acusado de "traição à República Islâmica do Irã" e foi condenado à morte por participar de manifestações a favor das mulheres do país que questionavam a morte de Mahsa Amini, de 22 anos, em setembro.
O futebol não pode virar as costas para isso, e depende dos jogadores de futebol. Não podemos esperar nada de dirigentes da Fifa. Mas nós, jogadores e ex-jogadores, precisamos nos manifestar do jeito que cada um pode. Mas, neste momento, o poder está nas mãos de quem irá jogar a final da Copa do Mundo, no domingo (18).
Será que o futebol se calará novamente?
Será que campeões do mundo se unirão para pelo menos soltar uma nota pública de repúdio e em solidariedade ao Amir? Ou só se unem contra mim mesmo?
É um dos nossos que covardemente está indo para morte, injustamente, apenas por se manifestar a favor das mulheres iranianas.
O mundo ficará em silêncio. E vou mais além: não são só os jogadores de futebol que deveriam reagir, mas sim os esportistas de todo o mundo, porque ele é um representante do esporte que foi corajoso ao colocar a sua vida em risco por defender a causa dos direitos humanos.
Um dos principais jogadores da história do Irã, Ali Karimi, conhecido como o "Maradona da Ásia", também enfrenta ameaças do governo iraniano por se colocar a favor dos protestos pelos direitos das mulheres.
Karimi, que jogou a Copa de 2006 e hoje é treinador, já se posicionou outras vezes pela liberdade de expressão e pelos direitos humanos no Irã. Quando Mahsa Amini foi assassinada por não usar corretamente o hijab, Karimi disse que a morte dela foi "uma desgraça que nem água sagrada pode limpar".
Hoje, o ex-capitão da seleção do Irã vive nos Emirados Árabes Unidos. Ele usa as redes sociais e seu poder de influência, especialmente sobre os jovens, para tentar ajudar os iranianos a driblar a censura e apoiar os manifestantes que continuam indo às ruas. Por isso, foi indiciado pelo governo por atentar contra a segurança nacional.
O ex-jogador já afirmou várias vezes que ele e sua família estão sendo ameaçados, e amigos próximos denunciaram, em outubro, que Karimi teria sido inclusive alvo de uma tentativa de sequestro pelas autoridades do seu país. O objetivo era levá-lo a força para Teerã para enfrentar um julgamento.
Como já falei mil vezes: o futebol não é só bola na rede.
Futebol, deveria, Azadani, jogador, iraniano, condenado, morte
Aqui tem o Xandao cabeca de ovo q dita as regras bem assim, o mundo deveria abracar a calsa do iraniano mas nao vejo ninguem se manifestando imprs sa porca e marron. So falam se entrar din din pra eles bando de ***
Só lembrando que o Irã e seu sistema político totalitário apoia Cristina Kirchner e o Loola na AL. Mas sim, o futebol deveria parar amanhã e não jogar a final pra peitar esses malucos do islã.
Tem q sair fora do Irã é muito rígidos foge quanto a tempo
Só pra variar um pouco, que tal respeitar as leis, tradições e cultura de um país.
nossa tá de brincadeira. eu achei que o cara tinha estrulpado crianças e assassinato. daí do nada condenado por um protesto meu Deus. que mundo é esse
K cara vejo cada comentários meu deus quem ve a lei d Brasil. Fala como nosso pais é exemplo meu deus alei daq é uma ***** Vou falar uma coisinha sobre eu mesmo larguei um vagabundo ladrão na cadeira d roda q os advogados falarao olla a lei daq d brasil. Os cara falarão se eu tivesse matado ele nao ia ser preso porq o cara é ficha muito suja. Mais como nao matei. Vc vai ter q conprir um ano e meio. Ai seis me falao q lei tem aq no Brasil
O futebol não mas o mundo que faz negócios com o Irã sim. Quero ver eles serem ameaçados mais ainda serem sufocados financeiramente pra ver se não deixam o cara livre rapidinho. Estados Unidos com esse presidente de ***** poderia muito bem fazer isso, mas é um canhoto ideológico que até liberou a Venezuela de vender petróleo, logo eles que dizem que defendem a democracia e sabem que lá nunca há eleições justas.
Não, não deveria parar porque o futebol não é instrumento de manipulação de jornalistinha comunista corrupto, doido por verba do governo.
Vão os jornalistas do Uol lá protestar. Ficam só empurrando a responsabilidade pros outros. Valentões da internet
Sim
Fala de alguma profissão que todos param qnd algum profissional da mesma categoria morre justamente ou injustamente..
Desses pau no cú que estão dizendo que tem que respeitar as leis, queria ver se fosse ele ao defender sua mãe, filha ou esposa!
Olha o comentário dos dois ****** s abaixo, o cara ser condenado a morte por ter uma opinião, é um absurdo e as autoridades mundiais deveriam intervir sim.
Pena de morte deveria valer para quem mata, ai sim eu concordo, e deveria ser lei no mundo inteiro assim.
Lei é uma coisa, selvageria/estúpidez é outra....
Cada pais com suas leis e devemos respeitar.... simples assim.
Todo mundo deve si manifestar