Comparações com Diniz e forma de atacar
Muito se tem comparado o conceito base de trabalho de Crespo com o de Fernando Diniz. Mas a única semelhança fiel é o fato de querer ter a bola a todo momento. Isso por si só é muito pouco para uma comparação mais completa. A forma como atacam, defendem, e conduzem a montagem de suas equipes é bem diferente.
O novo técnico do São Paulo é adepto do ''ataque posicional''. Essa forma de atacar consiste em dar espaços pré-determinados do campo a cada jogador, e a partir daí fazer com que eles interajam de forma natural. A bola vai até eles. E não o contrário. Eles se movimentam, mas dentro de um espaço específico e seguem a ''lógica da bola''.
Por exemplo, se há uma jogada de linha de fundo pela direita, o ala ou o ponta-esquerda vão entrar na área na segunda trave. Mas se a bola estiver no centro do campo, na intermediária ofensiva, o jogador deste setor estará ''abrindo o campo'' pela esquerda. Outro exemplo? Sabe os recuos de Luciano buscando a bola na saída com os zagueiros, que assistimos tantas vezes com Diniz? No ataque posicional isso não acontece. Os atacantes aguardam a chegada da bola em seu setor.
Neste ponto a diferença é que Diniz dá liberdade de movimentação a seus jogadores de meio e ataque. Eles podem mudar de lado, recuar, avançar, desde que tentem obedecer a uma ocupação de espaços racional para a bola circular. No ataque posicional isso já vem de forma mais natural. Em contrapartida, requer entendimento dos atletas para não confundirem a ''disciplina posicional'' com pouca mobilidade e apatia.
A preferência é por aproximação para trocar passes, e mesmo quando o adversário adianta a marcação há insistência para progredir no campo desta forma. As ligações diretas para o ataque são bem escassas. Um outro ponto que pode chamar a atenção do torcedor são-paulino é o uso do goleiro como membro ativo na construção ofensiva.
Crespo gosta de utilizar uma saída de bola com três jogadores em linha. Quando não atua com três zagueiros, utiliza o goleiro entre os dois defensores para gerar essa linha de passe e ter superioridade numérica desde o primeiro momento de ataque. O ritmo da troca de passes oscilou bastante em seu último trabalho. Nem sempre foi tão rápida quanto deveria.

Escalações e esquemas táticos
Um traço do trabalho do ''Valdanito'' são as mexidas constantes na equipe. Sabemos o quanto a torcida e a imprensa brasileira criticam esse tipo de atitude e pouco se esforçam para compreender o que há de objetivo com elas. Ele alterna bastante o esquema tático. Monta seus times no 3-5-2 na maioria das partidas, mas também adota o 4-4-2, o 4-2-3-1 e o 4-3-3 como plataformas de jogo.
Em determinados momentos se utiliza de improvisações. Principalmente com laterais de origem formando na zaga quando joga no 3-5-2. Não surpreenderá caso Juanfran seja escolhido para fazer isso, até porque preza por alas bem agressivos no ataque. É adepto de poupar jogadores para ministrar o cansaço. Haverá um certo rodízio. Outro detalhe que vai de encontro ao ''modus operandi'' do futebol brasileiro.
Marcação por encaixes, e individual na bola parada
No momento defensivo suas equipes costumam adiantar o bloco de marcação para sufocar a saída de bola adversária. O sistema obedece a encaixes e perseguições. Ou seja, o atleta tem como alvo um adversário que caiu em seu setor e o segue até o final da jogada, retornando ao seu ponto de origem quando o lance termina. Diniz não adota este modelo.
O sistema defensivo é o grande ponto de melhora numa análise de desempenho inicial. A média de gols sofridos não é baixa e costuma abalar o aproveitamento dos times que comanda. As transições defensivas nem sempre são agressivas também, apesar de haver o padrão de pressionar logo após a perda da bola.

Outra mudança referente ao ex-técnico do São Paulo é a bola parada. Crespo gosta que suas equipes marquem com predominância individual nos escanteios contrários. Geralmente define cinco atletas para marcar cinco alvos adversários pré-determinados de acordo com a estatura, e outros três jogadores marcam por zona na primeira trave, com mais dois no rebote.
Histórico e desafio
Aos 45 anos de idade, o treinador tem uma careira bem curta na beira do campo. Comandou o time sub-18 do Parma e chegou aos profissionais do Modena em 2015. Deixou o cargo após 35 jogos e apenas 11 vitórias na Série B italiana. O clube acabou rebaixado naquela ocasião.
Passou mais de dois anos sem trabalhar e, em janeiro de 2019, foi contratado pelo Banfield, da Argentina. Quando assumiu, o clube era o 12º na Superliga, e terminou o campeonato em 16º. Mesmo assim foi mantido e acabou saindo após cinco rodadas na temporada seguinte, deixando a equipe na 19ª colocação.
Chegou ao Defensa y Justicia em janeiro de 2020 e conseguiu levar o time da 13ª para a sexta posição no campeonato nacional. Acabou eliminado na 1ª fase da Libertadores, mas sagrou-se campeão da Copa Sul-Americana sobrando na reta final.
Há uma diferença muito grande de qualidade no elenco, orçamento, cobrança, torcida e objetivos entre o São Paulo e os outros três clubes de sua carreira. Isso sem contar o fato de uma nova diretoria ter assumido o Tricolor recentemente. Não se sabe exatamente se terá uma condução mais profissional do que a gestão que passou. Superar tudo isso e ganhar o mínimo de estabilidade é a primeira missão.
#saopaulo #spfc #tricolor #crespo #caracteristicas
estava mesmo torcendo pra vim o schelotto mais o crespo gosta de jogar 3 5 2 tem q mudar a tatica tem trazer 1 zagueiro bom pra fazer dupla com o arboleda eo Bruno Alves Reinaldo na ala esquerda Daniel Alves na ala direita contratar um volante de marcação e tbm meia armador e tbm contratar 2 centroavante pra fazer dupla com Luciano e bom na reserva pq o q temos é muito fraco eo goleiro séria o Lucas Perry
BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ DE CONVERSA JÁ ESTAMOS DE SACO CHEIO CHEGA DE TEORIAS
Aparentemente, se nós torcedores e diretoria dermos CALMA pra ele trabalhar, der RESPALDO e carta branca, ele provavelmente fará um BOM TRABALHO. Geralmente ela aposta na base(com isso os clubem crescem tanto financeiramente quanto em visibilidade). Se ele não tiver que ssguir ordem de fulaninho a e fulaninho b, a gente vai sair da fila e ganhar qualquer titulo ano que vem! BOA SORTE CRESPO, HONRE O MANTOO
Por ser argentino,acredito e pelo fato do clube não ter dinheiro para fazer grandes investimentos,a contratação de Crespo veio para acrescentar!
Acrescentar que eu digo,no modo e a forma do time jogar,assim como,ver muitos garotos da base,subindo para o time principal!
Crespo tem feito bons trabalhos para clubes que não tinha dinheiro para fazer muitas contratações e apostou na molecada da base que hoje,pelos clubes que passou,colhem seus frutos....
Pra mim,mesmo que seja outra aposta,eh uma aposta válida porque ele tem um pensamento diferente de treinadores brasileiros,tem experiência como jogador internacional e experiência como treinador tbem!
Pro currículo dele,se tudo ocorrer conforme a expectativa,tem tudo para conquistar seu espaço no futebol brasileiro!
Nao tenho confiança neste técnico pra mim sera mais um fiasco
Mudanca
Bom q vai trazer jogadores sulamericanos de raça pois é o q falta nesses jogadores acomodados
Vai colocar moral pelo menos no daniel alves, volpi, reinaldo que estao acomodados
Eu espero que ele conheça o mercado sulamericano e traga uns 2 atacantes bons e um meia com força fisica que tenha garra e tecnica...só isso. Nao da pra esperar nada do treinador se nao mudar as ***** só troca a lata nao vai adiantar....Com esses.jogadores mortos sem vontade tamu ****** da nojo ve...tudo morto....10 dias parados ae joga com o Ceara e o Reinaldo torto tava com caimbrã.....bixo é tao ruim que tava com caimbrã na perna e na cara....
Ele vai esperar as ordens do Daniel Alves...
Boa sorte Crespo , tomare que você dê certo no Tricolor e monte uma equipe que volte a ser respeitada .
Na minha opinião,ele não comandaria meu time mas,ja que contrataram,deixa ele trabalhar pra ver. Quem sabe ele da um jeito no time. Afinal,teve participação do Muricy que conhece muito bem o time do São Paulo.
Estamos todos ****** mais um ano
Oremos ! ??
Seja bem vindo peofessor.
Leão ainda está no mercado?
Nao boto muita fé nao, esse time é ruim demais
ÓTIMO TREINADOR PRA QUEM NÃO SABE ELE ESTAVA SENDO COTADO PRA ASSUMIR O RIVER CASO O GALHARDO NÃO FOSSE FICAR ENTÃO O CARA É BOM SE O JOGADORES COMPRAREM A IDEIA DELE O TRICOLOR VAI EVOLUIR
Tomara que não seja um edgar bauza e Osório que venha para fazer a diferença boa sorte e trás uns dois zagueiro argentino junto
Muito bom