publicidade

São Paulo muda de postura e atinge 'meta' da diretoria

Em conversas com dirigentes do São Paulo no fim ano passado e no início deste, todos eram unânimes em dizer que era preciso mudar a postura do elenco para voltar a ser vencedor. Termos como “perfil guerreiro”, “chacoalhar o grupo”, e “chega de comodismo” foram constantemente empregados. Na prática, deu certo.

Foram muitas dispensas, com saídas de jogadores como Dagoberto e Jean, que estavam no elenco há muito tempo e ainda era remanescentes das conquistas. Outros, como Juan e Rivaldo, só ficaram um ano. Mas o suficiente para cúpula não segurá-los por mais tempo.

Ao menos por este início de ano, o espírito do Tricolor é diferente. Prova foi o último domingo, quando terminou o primeiro tempo 2 a 0 atrás do Ituano e buscou a virada por 4 a 2. Emerson Leão, que chegou no fim de outubro de 2011, tem sua participação, mas para diretoria é preciso destacar outros pontos, decisivos para a mudança de comportamento no gramado.

– Ainda é um time em evolução, com degraus a serem subidos tática e tecnicamente. Mas existe uma melhora a olhos vistos, em que o comportamento já atingiu o que esperávamos. O principal fator foi a mudança de jogadores – analisou o vice de futebol João Paulo de Jesus Lopes, à reportagem do LANCENET!.

– Estive com o presidente Juvenal Juvêncio domingo à noite e ele também destacou a postura diferente, como queríamos. Para nós é uma meta atingida. Temos outras a buscar, mas estamos em primeiro lugar muito pelo compromisso guerreiro dos jogadores – completou o diretor.

Oito reforços foram contratados. E quem “sobreviveu” ao corte viu que era preciso se adequar. Caso contrário, como prometeu Juvenal, não mudaria mais o técnico, mas sim os jogadores. O que cumpriu à risca.

Superação como contra Palmeiras e Santos podem vir a ser mais constantes. Ponto importante para os mata-matas, quando a vontade pode garantir vitórias caso o time não ande técnica e taticamente.



João Paulo de Jesus Lopes, vice de futebol do São Paulo, ao LANCENET!
Já dá para notar que a postura do elenco, como pedia a diretoria, é diferente do ano passado?
Não tenho dúvida alguma. É maduro, tem compromisso, outro tipo de enfoque e incomparável. A saída e vinda de jogadores foi positiva, porque foi embora a falta de empenho e compromisso do ano passado. Temos empenho diferente para a competição, o que é observado facilmente. Buscamos jogos em que saímos em desvantagem. Graças ao espírito de luta e perseverança ganhamos ou empatamos.

Qual a participação do Leão ?
O Leão nesse processo incorporou a garra e a luta. Mas o fator principal foi a substituição dos jogadores, o que não conseguimos mudar ano passado. O Leão é perseverante, cobra os jogadores e é importante. Mas fundamental foi a reformulação. Vale destacar a boa relação do técnico com os jogadores.

Dá para destacar algum jogador, em que vê empenho maior?
Vejo todos com muito empenho. Não que os que ficaram não tinham empenho, até porque se ficaram é porque víamos com potencial para melhorar e não tinha rendido o máximo. Quem não tinha saiu e poderia estar atrapalhando os outros.

Diretoria fez limpa no elenco (veja alguns). Dispensas e negociações para mudar perfil

Jean
Titular desde 2008, atuou os últimos anos como lateral. Apesar de esforçado, sua postura não agradava e saiu. Está no Fluminense, onde tem sido titular.

Xandão
Apesar de Leão gostar, diretoria perdeu a paciência e deixou de acreditar. Pertencia à Traffic, que decidiu negociá-lo e o clube não atrapalhou. Está no Sporting (POR), onde tem jogado.

Juan
Foi o jogador de linha que mais atuou ano passado, mas não agradou torcida e diretoria. A cúpula o encostou. Depois de indecisões, acertou empréstimo com o Santos, onde é titular e tem jogado bem.

Carlinhos Paraíba
Quase sempre foi titular ano passado. Recebeu proposta do Japão e foi emprestado por um ano. Clube renovou, mas pode vendê-lo em dezembro. Querido pelos técnicos, cúpula não via espírito guerreiro.

Dagoberto
Diretoria até que tentou renovação, mas atacante seguiu para o Inter, onde é titular. Cúpula o via com falta de comprometimento e bipolar.

Disposição tricolor

Ituano - 1/4
Com 2 a 0 no primeiro tempo, busca a virada no segundo e vence por 4 a 2. Mantém a liderança do torneio.

Santos - 18/3
Sai na frente, mas leva empate por duas vezes. Mesmo com um a menos em boa parte do segundo tempo, faz gol no fim e vence (3 a 2).

Palmeiras - 26/2
Fica três vezes em desvantagem, mas no fim arranca empate em 3 a 3 no clássico. Ainda quase vira.

Bragantino - 22/2
Sai atrás, consegue a virada, mas sofre empate. Quase faz o quarto no fim e por pouco não vence. Termina com empate em 3 a 3 fora de casa.

Corinthians - 12/2
Única derrota da temporada. Jadson perde pênalti e no segundo tempo quase sai o empate. Time mostra vontade, mas não evita revés.

Oeste - 25/1
Ainda no início do Paulistão, sai perdendo fora de casa. Consegue virar, faz três, e só leva outro no fim. Triunfo por 3 a 2 após pressão.

Essenciais para mudança de postura

Emerson Leão

Chegou em outubro do ano passado. Só cinco derrotas em 27 jogos. Motivou o grupo.

Rhodolfo
Hoje capitão, voltou a jogar bem este ano. Líder, exige o máximo dos companheiros.

Cortez
Contratação mais regular, dá opção e não se cansa. Tem personalidade forte.

Denilson
Cresceu de produção e deu proteção à zaga. Mostra liderança e cobra os jogadores.

Jadson
Mudou o time taticamente. Às vezes some, mas é boa opção tecnicamente.
Fernandinho
Mostra vontade diferente dos últimos anos. Tem entrado bem e com vontade.

Lucas
Vive sua melhor fase. Além de bem em campo, também mostra liderança e pegada.

Willian José
Já fez dez gols este ano. Tem entrado bem no lugar de Fabuloso. Esqueceu a timidez.

VEJA TAMBÉM
- São Paulo e Palmeiras empatam sem gols em clássico ruim no MorumBis
- Tricolor escalado para o jogo contra o Palmeiras
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 5 1

Comentários (2)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.