Mas quem não se dedica o suficiente e não alcança média para ser aprovado acaba ficando em recuperação, o que representa menor tempo de férias e período extra de estudo.
Assim como na vida escolar, no futebol ninguém gosta de ficar em recuperação. Todo atleta quer aproveitar ao máximo o tempo livre, viajar, ficar com a família e principalmente descansar e recarregar as energias entre uma temporada e outra.
No São Paulo, apenas dois jogadores seguem em recuperação: o goleiro Bosco e o lateral-esquerdo Junior Cesar. Não por conta de notas ruins ou falta de dedicação, muito pelo contrário, mas porque a dupla está em tratamento fisioterápico no REFFIS.
"Não é fácil vir aqui todos os dias com o elenco inteiro de férias e trabalhar forte, em dois períodos. Mas sei o quanto esse trabalho é importante e vai ser fundamental pra me ajudar no futuro", explica o lateral-esquerdo Junior Cesar, que faz fisioterapia intensiva para se recuperar o quanto antes de uma lesão no tendão de Aquiles esquerdo.
O goleiro Bosco, recuperando-se de uma lesão no ligamento cruzado do joelho direito, é outro que segue no clube mesmo no período de férias. Toda dedicação é válida para que o processo de recuperação seja menos doloroso e é claro, mais curto.
"Temos que nos dedicar ao máximo porque só nós temos a ganhar com isso. Mesmo perdendo as férias temos que pensar na recuperação, no nosso futuro, na carreira, e esse período no REFFIS é muito importante em tudo isso", explica Bosco.
Junior Cesar e Bosco e suas fichas do REFFIS: aprovação por conta da dedicação nos trabalhos
Nem mesmo o desgaste natural entre um trabalho e outro é capaz de tirar o animo da dupla. "Quando um está mais chateado o outro faz questão de animar, de levantar o astral. Um ajuda o outro a manter o pique e a dedicação", garante Junior Cesar.
Principal responsável pela recuperação dos atletas no REFFIS durante o período de férias, o fisioterapeuta Ricardo Sasaki também não deixa a peteca cair, garantindo o bom ambiente da dupla durante o tratamento.
"Eu imagino o quanto é difícil pra eles ter que permanecer em tratamento enquanto os outros jogadores estão de férias. Essa fase da recuperação é muito importante e o legal é que eles entendem isso e fazem todos os trabalhos com muita dedicação", avalia o "professor" Sasaki, que promete aprovação aos "dois alunos" do Tricolor.
"Os dois vêm se dedicando muito, trabalhando forte e por isso decidimos que eles vão poder fazer um período de recuperação fora do clube. Já avaliamos e aprovamos os locais onde eles vão fazer a manutenção durante essas pequenas férias que vão ganhar", explica Sasaki.
Junior Cesar e Bosco encerram essa fase do tratamento no clube no próximo dia 18 e se reapresentam junto com o restante do elenco no dia 04 de janeiro, no Centro de Treinamento da Barra Funda.
Durante esse curto, mas merecido período de descanso a dupla terá contato diário com o departamento médico do São Paulo e toda supervisão necessária para os trabalhos de recuperação.
Bosco e Junior Cesar se dedicaram também na piscina com a professora Roberta Rosas
VEJA TAMBÉM
- APORTE FINANCEIRO! São Paulo deve receber apoio de patrocinador master para contratação de destaque no time
- BOMBA! Liziero é liberado pelo São Paulo e deve reforçar equipe da Série A
- REFORÇO DE PESO! São Paulo se aproxima de fechar com Oscar