publicidade

Derrotas nos três clássicos paulistas colocam sonho de título do São Paulo na Libertadores em xe

Rivais brasileiros “à altura” eliminaram o Tricolor da competição nos últimos anos

A derrota para o Corinthians por 4 a 3, neste domingo (28), mostra a fragilidade do São Paulo contra equipes grandes em jogos decisivos nos últimos anos. Tal fraqueza pode ser uma ameaça ao Tricolor na Libertadores, uma vez que Cruzeiro, Flamengo, Internacional e Timão são apontados como os principais adversários na competição.

O São Paulo, aliás, convive com um fantasma de rivais brasileiros nas finais da Libertadores. Nas quatro edições anteriores do torneio, o Tricolor foi eliminado por times do país (Internacional-2006, Grêmio-2007, Fluminense-2008 e Cruzeiro-2009).

Além do tabu na competição, a equipe do Morumbi terá que superar derrotas nos três clássicos do início de 2010 (2 a 1 contra o Santos e 2 a 0 diante do Palmeiras, além do tropeço contra o Corinthians). Em nenhuma das três partidas, o São Paulo pressionou o adversário suficientemente para convencer a torcida e esboçar uma vitória – ao contrário, começou atrás no placar em todas as partidas.

Apesar dos tropeços nos jogos mais importantes, o São Paulo ainda está bem colocado no Paulistão (é o quarto colocado, com 30 pontos, dentro da zona de classificação para as semifinais) e na Libertadores (lidera o grupo 2). O problema tricolor tem sido as partidas decisivas.

Em 2009, o São Paulo desperdiçou a chance do quarto título consecutivo do Brasileirão em uma partida contra o Botafogo, na penúltima rodada. O Alvinegro brigava para escapar do rebaixamento, surpreendeu o Tricolor por 3 a 2 e transformou a missão tricolor em algo praticamente impossível.
Se a vida nos clássicos e grandes jogos tem sido ruim, os encontros entre são-paulinos e as outras quatro equipes brasileiras que estão na Libertadores dão alguma esperança à torcida. Nas últimas quatro edições do Brasileirão, o São Paulo levou a melhor contra Cruzeiro (seis vitórias e dois empates), Flamengo (três vitórias, três empates e duas derrotas) e Internacional (cinco vitórias, um empate e duas derrotas).

O Corinthians foi a exceção nos últimos Campeonatos Brasileiros (três vitórias do São Paulo, três empates e dois triunfos alvinegros). O Timão mantém um tabu de nove jogos de invencibilidade no clássico contra o Tricolor.

Ameaça no Paulistão
Se mantiver sua posição no Estadual (quarta colocação), o São Paulo pegará o Santos na semifinal. Para evitar mais um clássico, o Tricolor precisa torcer contra Santo André e Grêmio Prudente, times que ainda podem ser ultrapassados na tabela.

O retrospecto são-paulino nas semifinais do Paulistão também esbarra em grandes equipes. Em 2009, o Tricolor caiu contra o Corinthians (perdeu os dois jogos). Há dois anos, o São Paulo foi eliminado pelo Palmeiras. A exceção foi a queda diante do São Caetano em 2007, novamente nas semifinais.

VEJA TAMBÉM
- Efeito Zubeldía: Trio Resurge e Ganha Espaço na Arrancada do São Paulo
- São Paulo recebe proposta milionária por Galoppo e diretoria toma decisão
- São Paulo reconhece Galoppo como bom mercado e toma decisão sobre proposta pelo jogador


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 8 10

Comentários (33)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.