publicidade

Em clássico eletrizante, Corinthians vence por 4 a 3 e põe pressão no São Paulo

Um novo Corinthians entrou em campo neste domingo, sem abandonar o velho sofrimento. No clássico do tudo ou nada contra o São Paulo, a equipe de Mano Menezes venceu, convenceu e jogou a pressão para o arquirrival. O suado triunfo por 4 a 3 desta tarde, no Pacaembu, deixou o time alvinegro vivo no Paulista, embolou a briga pelas últimas duas vagas nas semifinais e assegurou a paz depois de uma semana turbulenta envolvendo Ronaldo. Pior para os comandados de Ricardo Gomes.

O Corinthians sempre ficou à frente no placar. Abriu 2 a 0, tomou um gol, mas no início do segundo tempo aumentou para 3 a 1. Dois vacilos do jovem Rafael Santos, porém, resultaram no empate por 3 a 3. Mas precisando da vitória para seguir vivo, o time do Parque São Jorge contou com gol contra de Alex Silva aos 44min para decretar os 4 a 3.

A duas rodadas do fim da fase classificatória, o Corinthians atinge 29 pontos, um a menos que o São Paulo, e agora fica atento ao duelo entre Portuguesa e Grêmio Prudente para saber sua colocação ao fim da rodada. O fato é que a disputa segue em aberto, com o time do Morumbi mais ameaçado.

Elias, Danilo, Roberto Carlos e Alex Silva, contra, marcaram os gols do Corinthians, que havia passado em branco nos últimos dois jogos, quando sofreu duas derrotas e viu a crise chegar ao Parque São Jorge. Chegou, mas não se instalou. A vitória ameniza o ambiente antes do próximo compromisso na Libertadores, nesta quinta-feira, diante do Cerro Porteño.

O São Paulo vive o contrário. Ainda neste domingo viaja para o México, onde na quarta visita o Monterrey pelo torneio continental. A equipe precisa da vitória para impedir a sequência de três tropeços que pode comprometer as boas campanhas no Paulista e na Libertadores. Jean e Rodrigo Souto, duas vezes, fizeram os gols tricolores neste domingo e por pouco não garantiram o empate.

O ritmo foi forte no início do clássico, bem diferente das últimas atuações dos dois times. Ambos deixaram evidente que disposição não faltaria. Mas logo o Corinthians conseguiu desequilibrar um pouco o cenário. Mais contundente, passou a chegar com frequência à área tricolor. Elias apoiou bastante, ajudado pelos dois laterais. Protagonista de polêmica no meio da semana, Ronaldo exibiu postura que há muito não se via. Buscou o jogo e, principalmente, ajudou na marcação. Era a vontade de mostrar serviço.

E ele logo mostrou. Primeiro, viu Paulo André e Dentinho acertarem duas vezes a trave de Rogério Ceni. Pouco depois, aos 18min, recebeu de Dentinho na direita e não tentou resolver sozinho: ajeitou para Elias, que, com categoria, finalizou no canto esquerdo de Rogério Ceni. 1 a 0 Corinthians.

Imediatamente o cenário mudou. Mais recuado, o time de Mano Menezes passou a ficar totalmente no campo de defesa e atraiu o São Paulo, que encontrou dificuldades para penetrar. Assim, arriscou chutes de fora e cruzamentos, sem sucesso. Hernanes ainda buscou lances individuais.

A estratégia corintiana passou a ser explorar o erro rival para sair em velocidade. Foi assim que chegou ao segundo gol e ampliou a vantagem no placar. Dentinho arrancou pela esquerda e cruzou para Ronaldo. O camisa 9 não alcançou, mas Danilo aproveitou a sobra e chutou de direita no ângulo. Um golaço, seu primeiro pelo Corinthians.

E as emoções fortes não pararam por aí. Uma disputa no meio-campo entre Dentinho e Washington resultou em cartão vermelho para ambos. O corintiano acertou o rosto do são-paulino depois que este chegou duro. O árbitro entendeu que ambos causaram a confusão. Revoltado, Washington saiu sangrando do campo e reclamou bastante. “Isso é um absurdo. É só ver o que o Dentinho fez".

Mas o São Paulo não se abateu. Aos 43min, Dagoberto fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Jean, que chegou de surpresa entre a defesa e finalizou no canto direito para diminuir a vantagem corintiana. “Não podemos baixar a cabeça em todos os gols, temos que levantar a cabeça e ter coragem de buscar o resultado”, disse Jean.

Na etapa final, o São Paulo voltou com Fernandinho para buscar o empate. Mas não contava com o gol de bola parada em falha de Rogério Ceni: Roberto Carlos acertou uma bomba rasteira e o camisa 1 aceitou. A vantagem deixou o Corinthians em situação confortável, enquanto o time tricolor precisou se arriscar mais na frente e partir com tudo para cima.

Aí foi a vez de Rafael Santos errar em duas bolas paradas. Na primeira, ele rebateu falta de Hernanes e Rodrigo Souza, na pequena área, só teve o trabalho de empurrar para as redes. O gol reforçou o ânimo são-paulino, que logo comemorou o empate. Em outra bola levantada na área, Rafael Santos saiu mal do gol e viu Rodrigo Souto cabecear para as redes: 3 a 3.

Mas o Corinthians não se entregou. E aos 44min, Iarley mostrou ter estrela. Construiu boa jogada pela esquerda e bateu para a área, contando com desvio de Alex Silva para superar Rogério Ceni. 4 a 3 no Pacaembu e o time alvinegro vivo no Paulista. Já o São Paulo tenta não se perder após dois resultados negativos.

CORINTHIANS 4 X 3 SÃO PAULO

Corinthians
Rafael Santos; Moacir, Paulo André, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias (Tcheco) e Danilo (Jorge Henrique); Dentinho e Ronaldo (Iarley)
Técnico: Mano Menezes

São Paulo
Rogério Ceni; Jean, Miranda, Alex Silva e Junior Cesar; Rodrigo Souto, Cleber Santana, Léo Lima (Fernandinho) e Hernanes (Cicinho); Dagoberto (Marlos) e Washington
Técnico: Ricardo Gomes

Data: 28/03/2010, domingo
Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP)
Auxiliares: Emerson de Carvalho (SP) e Herman Vani (SP)

Público: 23.372 pagantes (total de 24.557 torcedores)

Renda: R$ 738.733,00

Cartões amarelos: Paulo André, Iarley (COR); Léo Lima, Rodrigo Souto (SP)

Cartões vermelhos: Dentinho (COR); Washington (SP)

Gols: Elias, aos 18min, Danilo, aos 34min, e Jean, aos 43min do primeiro tempo; Roberto Carlos, aos 7min, Rodrigo Souto, aos 29min e aos 37min, Alex Silva (contra), aos 44min do segundo tempo

VEJA TAMBÉM
- Efeito Zubeldía: Trio Resurge e Ganha Espaço na Arrancada do São Paulo
- São Paulo recebe proposta milionária por Galoppo e diretoria toma decisão
- São Paulo reconhece Galoppo como bom mercado e toma decisão sobre proposta pelo jogador


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 1 2

Comentários (15)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.