publicidade

Põe ordem na casa

Treinador já utilizou 30 atletas no ano e não tem o time

Após 10 dias de afastamento por causa do problema de saúde, Ricardo Gomes voltou com tudo ao trabalho ontem à tarde, no CT da Barra Funda. Ele comandou o treino com mão forte, cobrando bastante os jogadores.

A postura enérgica, porém, não está ligada apenas ao período que o treinador ficou longe do trabalho. Ele sabe que precisa fazer o time jogar mais para silenciar o início de burburinho nos corredores do Morumbi.

A avaliação é que ao adotar o rodízio de jogadores desde o início do ano, tendo como pano de fundo ir bem na Libertadores, Ricardo Gomes está distante de encontrar um time ideal, o que está comprometendo o desempenho não só no Paulista, mas também na competição continental - venceu o Monterrey na estreia, mas perdeu para o Once Caldas na segunda rodada.

Só para se ter uma ideia, em 14 jogos, o treinador já utilizou 30 jogadores diferentes (veja tabela ao lado). Dos 11 reforços, apenas o lateral-esquerdo Thiago Carleto - o último deles - ainda não estreou.

“A gente sabe que trocar o time toda hora atrapalha. Era bom repetir o time todo jogo para entrosar mais rápido, mas os torneios pedem essas alterações”, afirmou o volante Rodrigo Souto, que chegou lesionado e teve sua estreia antecipada.

A estreia do ex-santista estava programada para o dia 28 de fevereiro, contra o Monte Azul. Ele, porém, jogou três dias antes contra o Once Caldas. O zagueiro Alex Silva é outro que foi colocado em campo antes do planejamento inicial.

“Há Libertadores, viagens longas, jogos com o campo ruim, por isso é preciso mesclar. Conforme formos achando a equipe ideal vamos crescendo”, minimiza Rodrigo Souto.

Indefinições

Ricardo Gomes também tem se mostrado indeciso na posição em que aproveitará alguns jogadores. Jorge Wagner é um exemplo claro. Ele estava jogando na lateral até a partida contra o Oeste, quando foi para o meio de campo jogar na armação no lugar de Marcelinho Paraíba.

Apesar de já ter atuando ali muitas vezes na carreira, Jorge sentiu muita dificuldade. “Não é o momento de se queixar, mas o ideal é ser mantido em uma posição e ter sequência porque aí você vai se habituando e o rendimento aumenta.”

Outra queixa é que o treinador pediu um lateral-direito por tanto tempo e, quando recebeu Cicinho, só o utilizou nesta função uma única vez, na vitória sobre o Ituano. Ricardo Gomes tem escalado o jogador na segunda linha de quatro do seu 4-4-2.

A preferência é sempre por um zagueiro na primeira linha pela direita. Renato Silva, até se machucar, estava jogando ali. Na quarta-feira, contra o Oeste, Alex Silva foi um autêntico lateral-direito, inclusive apoiando o ataque muitas vezes.

Não será desta vez

O jeito de trabalhar do treinador dificulta até para o torcedor memorizar quem são os titulares hoje. E quem espera pelo time ideal no campo terá de esperar um pouco mais. No domingo, diante da Ponte Preta, em Campinas, Ricardo Gomes já não terá Miranda, suspenso pelo terceiro amarelo, e Cléber Santana, expulso contra o Oeste.

Há ainda a possibilidade de o treinador poupar jogadores por causa do jogo contra o Nacional, quarta-feira, em Assunção, pela Libertadores. Fernandinho, que reclamou de dores musculares, Alex Silva e Rodrigo Souto, que foram utilizados antes de estar 100% fisicamente, estão na fila.

A certeza é que Hernanes e Cicinho voltam. O difícil é saber em qual posição. É hora de colocar ordem na casa, Ricardo!


Goleiros
Rogério Ceni
Bosco
Laterais-direitos
Cicinho
Jean
Renato Silva
Alex Silva
Adrián González
David (foi emprestado ao Rio Claro)
Laterais-esquerdos
Jorge Wagner
Junior Cesar
Richarlyson
Carlinhos Paraíba
Defesa
Miranda
Renato Silva
André Luís
Xandão
Alex Silva
André Dias (vendido à Lazio)
Meio de campo
Jean
Jorge Wagner
Richarlyson
Hernanes
Léo Lima
Marcelinho Paraíba
Wellington
Carlinhos Paraíba
Sérgio Mota
Cléber Santana
Rodrigo Souto
Cicinho
Ataque
Dagoberto
Washington
Marlos
Roger
Henrique
Fernandinho
Marcelinho Paraíba
Mazola (foi emprestado
ao Paulista)
Ainda não jogaram
Denis (goleiro)
Thiago Carleto (lateral-esquerdo)
Wagner Diniz (lateral-direito)
Renan (volante)

OBS: alguns jogadores do elenco foram utilizados pelo técnico Ricardo Gomes em mais de uma posição nas 14 partidas desta temporada e, por isso, aparecem duplicados na lista acima quanta gente!

VEJA TAMBÉM
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor contra o Palmeiras
- Calleri elogia elenco do São Paulo por adotar filosofia de Zubeldía
- Tricolor escalado para o jogo contra o Barcelona-EQU


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 3 10

Comentários (11)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Libertadores

    Qui - 21:00 - Monumental Banco Pichincha -
    Barcelona SC
    Barcelona SC
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Dom - 18:30 - Antônio Accioly
    https://media.api-sports.io/football/teams/144.png
    Atletico Goianiense
    0 3
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade