O São Paulo se tornou um especialista no sistema de pontos corridos ao exibir ótimos Ãndices defensivos nas recentes edições do Campeonato Brasileiro. No entanto, neste inÃcio de ano, o técnico Ricardo Gomes está disposto a abandonar o esquema tático que consagrou o Tricolor.
Nos treinos desta pré-temporada, o comandante abriu mão dos três zagueiros para colocar o 4-4-2, deixando a equipe mais criativa no meio-campo. Porém, o zagueiro André Dias alerta que, mesmo aumentando o poder ofensivo, o time não pode se esquecer de manter a força na defesa.
"A base do elenco foi mantida, mas estamos mudando o sistema e isso leva um tempo para encaixar. O São Paulo sempre foi forte na marcação e agora está com jogadores que dão mais qualidade de passe, mas não pode perder atrás", advertiu.
A partir deste ano, apenas André Dias e Miranda formam a zaga titular, enquanto Renato Silva deixou a equipe para a entrada de um meia, Léo Lima. No setor de criação, Marcelinho ParaÃba também ganhou uma vaga, deslocando Jorge Wagner para a esquerda, no posto que antes era ocupado pelo agora reserva Junior Cesar.
Com a nova estrutura, o ataque deve receber mais oportunidades para concluir, mas, mesmo assim, Dagoberto também segue o discurso de que a equipe precisa manter sua força de marcação.
"No futebol, não podemos cometer erros. Nos outros anos, o São Paulo ficou conhecido por não levar muitos gols e temos que manter esta pegada", comentou.
Quando chegou ao Tricolor, no decorrer do Brasileirão passado, Ricardo Gomes também esboçou a intenção de implantar o 4-4-2, mas desistiu. Agora, André Dias acredita que o esquema tem mais chances de dar certo.
"Aquela foi uma situação diferente, pois a temporada já tinha começado e os outros times estavam encaixados. Agora, estão todos no inÃcio da competição e pode ser que facilite para nós. Vamos torcer para dar certo", finalizou o zagueiro.
VEJA TAMBÉM
- NOVO ESQUEMA? Ex-treinador do São Paulo analisa como integrar Oscar e Lucas em campo
- ANÚNCIO PRÓXIMO! Oscar fecha acordo com São Paulo e detalhes do anúncio são discutidos
- OPERAÇÕES PARECIDAS! São Paulo executa "plano Lucas" para trazer Oscar de volta após dez anos