O São Paulo está passando por um momento delicado em sua trajetória financeira e, por isso, planeja uma reformulação em seu elenco. A expectativa é que, ao final do mês de dezembro, até 13 atletas deixem o clube, considerando jogadores cujo contrato se esgota, aqueles que estão emprestados e outros que estão sendo negociados no mercado de transferências. Essa reestruturação é vista pela diretoria como uma maneira de abrir espaço para novas contratações em 2025.
Até o momento, as saídas mais confirmadas incluem Rafinha, que não renovará seu contrato, e Welington, que já firmou um pré-contrato com o Southampton, da Inglaterra. Outro lateral, Jamal Lewis, retornou ao Newcastle para tratamento de lesão, finalizando seu período de empréstimo com o Tricolor.
Além desses, jogadores como Wellington Rato, que negocia sua saída para o Vitória, Liziero, em tratativas com o Sport, e os meio-campistas Michel Araújo e Rodrigo Nestor, que estão em conversas com o Bahia, também podem seguir outros rumos. Os jovens Matheus Belém e Pedro Vilhena estão sendo alvos de negociação com Chapecoense e Ponte Preta, respectivamente.
Recentemente, o lateral-direito Raí Ramos acertou sua rescisão contratual e se transferiu para o Atlético-GO. Outros casos que estão em andamento incluem Galoppo, que não faz parte dos planos para 2025 e deve ser emprestado ao Santos, além de Orejuela e Jhegson Mendéz, que estão negociando a rescisão de seus contratos.
De acordo com a diretoria, essas saídas são essenciais para que o clube inicie 2025 com uma folha salarial reduzida, especialmente devido ao teto de gastos imposto pelo FIDC (Fundo de Investimento de Direitos Creditórios). Após o término do Campeonato Brasileiro, a folha salarial chegou a atingir R$ 18 milhões mensais, o que fez com que a gestão do clube buscasse alternativas mais sustentáveis para o próximo ano.
VEJA TAMBÉM
- OFICIAL: OSCAR É DO SÃO PAULO!
- ADEUS DO GARÇOM! Vitória fecha com Wellington Rato, atacante do São Paulo
- BARCA TRICOLOR! São Paulo inicia reformulação e planeja a saída de jogadores abaixo do esperado