publicidade

CT de Cotia: a Ilha da Fantasia do São Paulo

Rebeldia de garotos será pretexto para convencer Juvenal a fazer mudanças radicais no CT

A avalanche de ações jurídicas de garotos contra o São Paulo era o pretexto que grande parte da diretoria esperava para tentar convencer Juvenal Juvêncio de uma dura realidade: o CT de Cotia, a menina dos olhos do presidente, inaugurado em 2005, até aqui é um fiasco.

Ninguém ignora a beleza e a estrutura espalhadas por 220 mil metros quadrados. Mas os gramados impecáveis e paisagem encantadora escondem uma administração criticada dentro do próprio clube.

Criado para realizar o sonho de Juvenal, de um time só com atletas revelados na base, o Centro de Formação de Atletas (CFA) Laudo Natel - que custou R$ 8,2 milhões aos cofres do Tricolor e que exige investimento anual de cerca de R$ 4 milhões em manutenção - produziu efeito contrário. Nos últimos quatro anos e meio, apenas o zagueiro Breno deixou Cotia para se destacar na equipe profissional.

O clube não ganhou nenhuma Copa São Paulo, torneio mais tradicional de jovens, e viu sumir a fama de produtor de talentos. Antes do CFA, jogadores como Kaká, Júlio Baptista e Kléber foram revelados.

O LANCENET! apurou que o assunto gera uma série de discussões internas. Pessoas próximas ao presidente tentarão usar a rebeldia de Oscar, Diogo e Lucas Piazon para mostrar que mudanças profundas precisam ser realizadas no comando da base.

Dirigentes e membros da comissão técnica que atuam na Barra Funda, juntamente com o grupo principal, condenam o excesso de regalias concedidas aos garotos. Por outro lado, apontam falta de afetividade no trato com os quase 100 jogadores.

– Formam um time de bons jogadores sem qualquer relação afetiva – aponta um dirigente do São Paulo.

O desentrosamento entre base e profissional é outra questão a ser resolvida. As acusações são mútuas. Em Cotia, reclamam da falta de oportunidades aos jovens. Na Barra Funda, lamentam defeitos na formação das promessas são-paulinas.

Com a crise próxima do ápice, caberá a Juvenal dar o passo inicial para transformar a ilha da fantasia em um Centro de Formação de Atletas.

VEJA TAMBÉM
- NOVO ESQUEMA? Ex-treinador do São Paulo analisa como integrar Oscar e Lucas em campo
- ANÚNCIO PRÓXIMO! Oscar fecha acordo com São Paulo e detalhes do anúncio são discutidos
- OPERAÇÕES PARECIDAS! São Paulo executa "plano Lucas" para trazer Oscar de volta após dez anos


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 41 20

Comentários (18)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.