publicidade

Ceni quebra jejum de 1 ano e põe São Paulo na cola do Palmeiras

Rogério Ceni fez de falta e depois foi expulso

Em um clássico repleto de gols, um goleiro roubou a cena neste domingo, na Vila Belmiro: Rogério Ceni. Com um gol decisivo de falta do camisa 1, o primeiro depois de um ano de jejum, o São Paulo derrotou o Santos por 4 a 3, depois de ficar por duas vezes em desvantagem no placar, e ficou a dois pontos do líder Palmeiras, faltando sete rodadas para o término do Campeonato Brasileiro. O arqueiro ainda foi expulso de campo e aumentou a adrenalina do duelo nos minutos finais.

A última vez que Rogério Ceni tinha marcado um gol foi em 19 de outubro do ano passado, também em um clássico: ele fez de pênalti no 2 a 2 diante do Palmeiras, no Palestra Itália. De falta, o jejum era ainda maior - o último havia sido em 3 de agosto de 2008, contra o Vasco, quando ele fez outro gol em uma penalidade.

Com a vitória, o São Paulo foi a 52 pontos e se manteve no quarto lugar, mas agora a dois pontos do líder Palmeiras e com a chance de assumir a liderança provisória na próxima quarta-feira, diante do Inter. Já o Santos parou nos 41 pontos e viu ainda mais distante o sonho de disputar a Libertadores da próxima temporada.

O jogo

O primeiro tempo foi recheado de gols. E de falhas das duas defesas. O primeiro setor defensivo a falhar foi o do São Paulo, aos 5min, no gol de André - o substituto de Kléber Pereira subiu entre dois zagueiros adversários e fez de cabeça. Hernanes, porém, empatou logo em seguida, aos 11min, em uma cobrança de falta que acertou o ângulo de Felipe.

Em outra falha da defesa do São Paulo, Rodrigo Souto mostrou esperteza e fez 2 a 1 para o Santos, aos 25min. O time da casa, porém, não segurou a vantagem: aos 38min, os defensores santistas deixaram Washington livre na área e o camisa 9 empatou. Felipe ainda tentou defender, mas mandou a bola para a rede.

Veio o segundo tempo e o São Paulo se mostrou mais disposto a buscar o gol do que o Santos, apesar de o time da casa também freqüentar o ataque. E foi quando os visitantes estavam melhores em campo que Jorge Wagner aproveitou um cruzamento de González, aos 14min, e de pé direito colocou sua equipe em vantagem.

Mas as emoções do clássico não pararam por aí. Róbson, sozinho, fez de cabeça aos 21min, depois de um cruzamento de Triguinho, e empatou para o Santos. Dois minutos depois, porém, Rogério Ceni cobrou falta sofrida por Dagoberto no canto esquerdo de Felipe e recolocou o São Paulo em vantagem. O camisa 1 ainda foi expulso aos 32min, após cometer falta em Jean.

Santos e São Paulo voltam a campo pelo Campeonato Brasileiro na próxima quarta-feira. O time da Vila Belmiro medirá forças com o Atlético-PR, às 19h30 (de Brasília), na Arena da Baixada, enquanto a equipe do Morumbi receberá o Internacional, às 21h50, na capital paulista.

Ficha técnica:

Gols
Santos: André e Rodrigo Souto, aos 5min e aos 25min do 1º tempo, e Róbson, aos 21min do 2º tempo
São Paulo: Hernanes e Washington, aos 11min e aos 38min do 1º tempo, e Jorge Wagner e Rogério Ceni, aos 14min e aos 23min do 2º tempo

Polêmicas
- Rogério Ceni reclamou do lance em que foi expulso e acusou o árbitro Carlos Eugênio Simon de expulsá-lo por questões pessoais
- O técnico Vanderlei Luxemburgo reclamou bastante de Simon por ele ter dado três minutos de acréscimo. O santista alegou que o tempo gasto na expulsão de Rogério Ceni foi muito maior do que o acréscimo do juiz

Lances polêmicos
Rogério Ceni foi expulso aos 32min, depois de cometer falta em Jean, e reclamou bastante da arbitragem

Ponto Forte do Santos
Cobranças ensaiadas de escanteio e avanços pelo meio, especialmente com Paulo Henrique

Ponto Forte do São Paulo
Reação diante das adversidades, atuação inspirada de Hernanes e gol salvador de Rogério Ceni

Ponto Fraco do Santos
Recuo em demasia quando esteve à frente no placar, dando campo para o São Paulo jogar

Ponto Fraco do São Paulo
Falhas da defesa nos gols marcados por André, Rodrigo Souto e Róbson, todos de cabeça

Personagem do jogo
Rogério Ceni, que marcou um gol de falta e foi expulso em seguida

Destaque negativo do jogo
Falhas defensivas dos dois times e reclamações com a arbitragem

Esquema Tático Santos
4-4-2
Felipe; Pará, Astorga, Adaílton e Triguinho (Léo); Germano, Rodrigo Souto, Paulo Henrique e Madson (Jean); Felipe Azevedo (Róbson) e André. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Esquema Tático São Paulo
3-5-2
Rogério Ceni; Renato Silva, Miranda e André Dias; González (Zé Luís), Jean, Hernanes, Jorge Wagner e Júnior César; Dagoberto (Borges) e Washington (Dênis). Técnico: Ricardo Gomes

Cartões Amarelos
Santos: Adaílton e Germano
São Paulo: Miranda, André Dias e Jean

Cartões Vermelhos
Santos: -
São Paulo: Rogério Ceni

Árbitro
Carlos Eugênio Simon (RS)

VEJA TAMBÉM
- NOVO ESQUEMA? Ex-treinador do São Paulo analisa como integrar Oscar e Lucas em campo
- ANÚNCIO PRÓXIMO! Oscar fecha acordo com São Paulo e detalhes do anúncio são discutidos
- OPERAÇÕES PARECIDAS! São Paulo executa "plano Lucas" para trazer Oscar de volta após dez anos


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 3 0

Comentários (2)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.