Recentemente, um vídeo que ganhou destaque nas redes sociais mostrou uma situação lamentável envolvendo torcedores do Talleres, que praticaram gestos racistas e obscenos durante um jogo contra o São Paulo no estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, Argentina. Durante a partida, na qual o Tricolor saiu vencedor por 1 a 0 na sua estreia na Copa Libertadores, um torcedor imitou um macaco em direção à torcida são-paulina presente no local.
A gravação, compartilhada pelo jornalista Gabriel Sá, foi feita por um torcedor do São Paulo que estava localizado no setor destinado aos visitantes. Desde então, as imagens têm circulado amplamente nas redes sociais. Até o momento, não houve qualquer pronunciamento tanto do Talleres quanto do São Paulo ou da Conmebol em relação ao incidente.
Em meio a essa situação, o São Paulo retornará ao Brasil na madrugada de quarta para quinta-feira. Vale ressaltar que, antes do início da Copa Libertadores, a Conmebol implementou um protocolo antirracismo com o objetivo de promover a conscientização sobre o tema. Essa ação repercutiu em partidas da fase de grupos da competição e abrangeu a participação dos atletas, da arbitragem e anúncios no estádio.
Durante esse protocolo, os 22 jogadores titulares reuniram-se em torno do círculo central antes do início do jogo, com o árbitro no meio, voltado para as câmeras. Em um ato simbólico, o árbitro disparou um apito antes do início da partida, e locutores explicaram que a bola não se moveria, simbolizando a rejeição a comportamentos racistas. A mensagem proferida enfatizou que "o futebol deve ser um espaço livre de ódio e violência".
VEJA TAMBÉM
- FIM DE JOGO! Em jogo de 3 vermelhos, São Paulo empata com o Atlético-MG no Brasileirão
- Atlético-MG x São Paulo: Melhores momentos
- OLHO NA TABELA! Após empate, São Paulo fica em péssima posição no ínicio do Brasileirão; Confira