O São Paulo Futebol Clube se prepara para uma transformação significativa em seu elenco, após uma movimentação tímida no mercado de transferências até o momento. Com a única contratação do meia-atacante Oscar garantida para 2025, o clube paulista está focado em ajustar sua folha salarial, visando abrir espaço para novos investimentos solicitados pelo técnico Luis Zubeldía. Segundo informações da ESPN, o Tricolor do Morumbi deve passar por uma verdadeira “limpa”, com pelo menos 16 saídas de jogadores confirmadas.
Essas mudanças permitirão ao São Paulo buscar ao menos quatro novos reforços, conforme a demanda do treinador argentino. Entre as posições visadas, está a de lateral-direito, sendo Enzo Díaz, do River Plate, um dos alvos em potencial para um empréstimo. Além disso, o clube procura um lateral-esquerdo, um atacante de área e um volante de contenção, enquanto aguarda a chegada de novos atletas.
Atualmente, a equipe já conta com várias saídas concretizadas. O lateral-direito Rafinha e o lateral-esquerdo Welington já foram anunciados como novos jogadores do Coritiba e do Southampton, respectivamente. O meia-atacante Wellington Rato também se despediu, partindo para exames médicos no Vitória. O meio-campista Galoppo, por sua vez, está em Buenos Aires para realizar exames e deve ser oficialmente anunciado como novo reforço do River Plate, em um empréstimo que se estenderá por um ano.
Jogadores como Rodrigo Nestor e Michel Araújo também foram liberados para se transferirem ao Bahia, sendo que o uruguaio será vendido por 2,5 milhões de dólares, enquanto Nestor irá por empréstimo, com uma opção de compra estimada acima de R$ 30 milhões. O jovem Matheus Belém foi cedido à Chapecoense por empréstimo, e Caio Matheus se transferiu definitivamente para o Coritiba. Jamal Lewis rescindiu seu contrato com o São Paulo e retornará ao Newcastle, enquanto o meio-campista Liziero está em negociações para se juntar ao Sport.
Outros jogadores ainda estão à disposição no mercado, incluindo o lateral-direito Orejuela, o meio-campista Mendes e o meia-atacante Rodriguinho, que pode ser novamente emprestado. Além disso, atletas que retornam de empréstimo também não serão reaproveitados, como o meia-atacante Pedro Vilhena, que se juntou à Ponte Preta, e Raí Ramos, que rescindiu contrato com o São Paulo para se transferir ao Atlético-GO. O meio-campista Luan ainda não definiu seu futuro, mas deve deixar o clube em breve. Nikão, que estava em fim de contrato, também se despediu da equipe.
Com todas essas movimentações, o São Paulo se reerguerá e se reapresentará no dia 8 de janeiro, iniciando sua pré-temporada nos Estados Unidos. A participação na FC Series está confirmada, e o primeiro desafio da nova temporada será contra o Cruzeiro, em 15 de janeiro, no Inter&Co Stadium, em Orlando, na Flórida.
VEJA TAMBÉM
- Ryan Francisco brilha na estreia e pode deixar o sub-20 do São Paulo
- NEGOCIAÇÃO COMPLICADA: Porto dificulta e Wendell deve chegar ao tricolor somente em julho
- REFORÇO DE PESO! São Paulo avança em negociações para contratar lateral do River Plate