publicidade

Seleção da Bola de Prata 1975: os destaques do Campeonato Brasileiro

O sexto prêmio Bola de Prata foi concedido durante o Campeonato Brasileiro de 1975, que contou com 42 participantes e trouxe uma novidade: a premiação ao artilheiro da competição. Na estreia dessa nova honraria, o atacante Flávio Minuano, do Internacional, destacou-se ao marcar 16 gols, levando a taça para a equipe gaúcha.

O Internacional, sob o comando do técnico Rubens Minelli, conquistou o campeonato ao vencer o Cruzeiro, que era dirigido por Zezé Moreira, com um gol do zagueiro chileno Elías Figueroa, terminando a partida em 1 a 0. Essa vitória fez do Inter o primeiro clube do Sul do Brasil a trazer para casa o título da principal competição nacional, somando todas as edições, seja com o novo nome desde 1971 ou com as nomenclaturas anteriores, como Taça Brasil e Taça de Prata. Em 2010, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconheceu todos os campeões dessas antigas competições.

Assim, em relação à sua história e às mudanças na organização do futebol nacional, aquela foi a vigésima edição de um torneio nacional de clubes no Brasil. O Inter contou com jogadores de destaque, como Figueroa, Paulo César Carpegiani, Falcão e Lula, e teve ainda o maior número de representantes na seleção do campeonato, com três atletas escolhidos.

É interessante notar que, embora o Guarani não tenha avançado para as semifinais, como o Santa Cruz, que foi eliminado pelo Cruzeiro, dois atletas do Guarani foram escolhidos para a seleção ideal da competição. Além disso, a Bola de Ouro, que premia o melhor jogador do torneio, foi concedida pela primeira vez a um goleiro brasileiro, o que ocorreu com Waldir Peres, do São Paulo.

A seleção do Prêmio ESPN Bola de Prata de 1975 foi a seguinte: Goleiro: Waldir Peres (São Paulo); Lateral-direito: Nelinho (Cruzeiro); Zagueiros: Elías Figueroa (CHI, Internacional) e Amaral [João Justino] (Guarani); Lateral-esquerdo: Marco Antônio [Feliciano] (Fluminense); Volante: Carpegiani (Internacional); Meias: Falcão (Internacional) e Zico (Flamengo); Atacantes: Búfalo Gil (Fluminense), Palhinha (Cruzeiro) e Ziza (Guarani). A Bola de Ouro, como já mencionado, foi para Waldir Peres, e o artilheiro do torneio foi Flávio Minuano, do Internacional.


VEJA TAMBÉM
- São Paulo e Juventude: onde assistir
- QUAL SUA OPINIÃO? Torcida do São Paulo debate a possibilidade da chegada de ex-Real Madrid
- VIRADA HISTÓRICA! Trio essencial brilha no título do São Paulo na Copa do Brasil sub-20


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 8 1

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.