publicidade

Seleção da Bola de Prata 1973 do Campeonato Brasileiro: quem se destacou

A quarta edição do renomado prêmio Bola de Prata ocorreu em 1973, trazendo uma novidade importante: o atleta que obtivesse a melhor média de notas ao final do Campeonato Brasileiro, que contava com 40 participantes, receberia um troféu adicional, a Bola de Ouro. Esse prêmio passaria a reconhecer o melhor jogador da competição. Inesperadamente, na primeira edição do troféu, dois jogadores acabaram empatando na disputa, o que resultou na entrega de duas taças: o goleiro argentino Cejas, do Santos, e o zagueiro uruguaio Ancheta, do Grêmio, foram os agraciados. Curiosamente, nenhum dos dois era brasileiro.

Apesar das novidades no reconhecimento individual, o campeão do torneio não apresentou surpresas. O Palmeiras conquistou seu segundo título ao acumular mais pontos no quadrangular final, totalizando 5 pontos, em comparação aos 3 do São Paulo, 2 do Cruzeiro e 2 do Internacional. Um dos destaques da campanha vitoriosa foi o zagueiro Alfredo, que se destacou a ponto de ser escolhido para integrar a seleção do prêmio. O artilheiro do Campeonato Brasileiro em 1973 foi Ramón, do Santa Cruz, que anotou 21 gols, confirmando sua excelência na competição.

Mesmo sem conquistar o título, o São Paulo e o Botafogo foram os clubes com maior representação no time ideal, cada um contando com dois jogadores selecionados. A seleção do Prêmio ESPN Bola de Prata de 1973 é a seguinte:

Goleiro: Cejas (Santos)
Lateral-direito: Zé Maria (Rodrigues Alves) (Corinthians)
Zagueiros: Ancheta (Grêmio) e Alfredo (Palmeiras)
Lateral-esquerdo: Marinho Chagas (Botafogo)
Volante: Pedro Omar (América-MG)
Meias: Dirceu Lopes (Cruzeiro) e Pedro Rocha (São Paulo)
Atacantes: Zequinha (Botafogo), Mirandinha (São Paulo) e Mário Sérgio (Vitória)

Os troféus da Bola de Ouro foram igualmente concedidos a Cejas, do Santos, e a Ancheta, do Grêmio, reconhecendo o desempenho excepcional de ambos durante a competição.


VEJA TAMBÉM
- São Paulo e Juventude: onde assistir
- QUAL SUA OPINIÃO? Torcida do São Paulo debate a possibilidade da chegada de ex-Real Madrid
- VIRADA HISTÓRICA! Trio essencial brilha no título do São Paulo na Copa do Brasil sub-20


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 5 1

Comentários (3)
03/12/2024 18:56:58 anderson medeiros

eterno Mirandinha rápido e ligeiro , ídolo tricolor

03/12/2024 18:50:56 TS

Eu não era nem nascido, mas ouvi falar de um monte de jogador dessa lista, só craque! Zé Maria, Marinho Chagas, Dirceu Lopes, Pedro Rocha, Mirandinha, Mário Sérgio... Quero ver se daqui 50 anos, alguém vai se lembrar dos "craques" do Brasileirão 2024.

03/12/2024 15:14:01 Luiz Caniza

Ótimo post de recordação do campeonato brasileiro de 1973. O São Paulo deixou de ganhar porque não conseguiu vencer a última partida contra o Palmeiras, empatando em 0 xO. Lembro da expectativa que essa partida causou dias antes. O São Paulo havia vencido bem o Internacional: 4x1, mas perdeu do Cruzeiro em BH por 1XO, dias antes de enfrentar o Palmeiras de Ademir da Guia. Bons tempos!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.