A quarta edição do renomado prêmio Bola de Prata ocorreu em 1973, trazendo uma novidade importante: o atleta que obtivesse a melhor média de notas ao final do Campeonato Brasileiro, que contava com 40 participantes, receberia um troféu adicional, a Bola de Ouro. Esse prêmio passaria a reconhecer o melhor jogador da competição. Inesperadamente, na primeira edição do troféu, dois jogadores acabaram empatando na disputa, o que resultou na entrega de duas taças: o goleiro argentino Cejas, do Santos, e o zagueiro uruguaio Ancheta, do Grêmio, foram os agraciados. Curiosamente, nenhum dos dois era brasileiro.
Apesar das novidades no reconhecimento individual, o campeão do torneio não apresentou surpresas. O Palmeiras conquistou seu segundo título ao acumular mais pontos no quadrangular final, totalizando 5 pontos, em comparação aos 3 do São Paulo, 2 do Cruzeiro e 2 do Internacional. Um dos destaques da campanha vitoriosa foi o zagueiro Alfredo, que se destacou a ponto de ser escolhido para integrar a seleção do prêmio. O artilheiro do Campeonato Brasileiro em 1973 foi Ramón, do Santa Cruz, que anotou 21 gols, confirmando sua excelência na competição.
Mesmo sem conquistar o título, o São Paulo e o Botafogo foram os clubes com maior representação no time ideal, cada um contando com dois jogadores selecionados. A seleção do Prêmio ESPN Bola de Prata de 1973 é a seguinte:
Goleiro: Cejas (Santos)
Lateral-direito: Zé Maria (Rodrigues Alves) (Corinthians)
Zagueiros: Ancheta (Grêmio) e Alfredo (Palmeiras)
Lateral-esquerdo: Marinho Chagas (Botafogo)
Volante: Pedro Omar (América-MG)
Meias: Dirceu Lopes (Cruzeiro) e Pedro Rocha (São Paulo)
Atacantes: Zequinha (Botafogo), Mirandinha (São Paulo) e Mário Sérgio (Vitória)
Os troféus da Bola de Ouro foram igualmente concedidos a Cejas, do Santos, e a Ancheta, do Grêmio, reconhecendo o desempenho excepcional de ambos durante a competição.
VEJA TAMBÉM
- São Paulo e Juventude: onde assistir
- QUAL SUA OPINIÃO? Torcida do São Paulo debate a possibilidade da chegada de ex-Real Madrid
- VIRADA HISTÓRICA! Trio essencial brilha no título do São Paulo na Copa do Brasil sub-20