A oitava edição do prêmio Bola de Prata, realizada em 1977, ficou marcada por diversos acontecimentos memoráveis no cenário do futebol brasileiro. Nesse ano, o São Paulo conquistou seu primeiro título do Campeonato Brasileiro, um feito histórico para o clube. A final foi emocionante, com o time empatando em 0 a 0 contra o Atlético-MG, mas levando a melhor nos pênaltis, vencendo por 3 a 2 diante de mais de 102 mil torcedores no Mineirão.
Dentre os talentos do elenco tricolor, destacaram-se o atacante Serginho Chulapa e o goleiro Waldir Peres. O título também teve uma pitada de rivalidade, pois Reinaldo, o artilheiro do torneio, era do vice-campeão Atlético-MG, tendo marcado 28 gols durante a competição. A maior goleada do campeonato foi realizada pelo Bahia, que derrotou o Vitória-ES por impressionantes 7 a 0.
A seleção do prêmio Bola de Prata de 1977 contou com grandes nomes do futebol nacional, sendo o Atlético-MG, Flamengo e Ponte Preta as equipes que mais se destacaram, cada uma com dois representantes no time ideal. Dentre eles, estavam estrelas como Reinaldo, Zico e Oscar. Toninho Cerezo, jogando pelo Atlético-MG, foi agraciado com a Bola de Ouro, e o clube mineiro se destacou ao conquistar quatro dos treze troféus disponíveis naquela edição.
Duas curiosidades sobressaem nessa edição do prêmio: foi a primeira vez que nenhum jogador estrangeiro foi premiado e, curiosamente, o time campeão não teve nenhum atleta entre os premiados individuais. Esse contexto revela a singularidade da competição e o destaque dos jogadores nacionais.
Assim, a seleção do Prêmio ESPN Bola de Prata em 1977 é a seguinte:
Goleiro: Édson Cimento (Remo)
Lateral-direito: Zé Maria (Corinthians)
Zagueiros: Oscar (Ponte Preta) e Polozzi (Ponte Preta)
Lateral-esquerdo: Marco Antônio (Vasco)
Volante: Toninho Cerezo (Atlético-MG)
Meias: Adílio (Flamengo) e Zico (Flamengo)
Atacantes: Tarcísio (Grêmio), Reinaldo (Atlético-MG) e Paulo César Caju (Botafogo)
Bola de Ouro: Toninho Cerezo (Atlético-MG)
Artilheiro: Reinaldo (Atlético-MG)
VEJA TAMBÉM
- VEIO DO RIVAL! Elo perdido entre Joia de 80 gols do São Paulo e geração Endrick do Palmeiras
- São Paulo e Juventude: onde assistir
- QUAL SUA OPINIÃO? Torcida do São Paulo debate a possibilidade da chegada de ex-Real Madrid