publicidade

Ranking global aponta quatro clubes brasileiros entre as melhores bases do mundo

Um estudo realizado pelo Observatório de Futebol do CIES (Centro Internacional de Estudos Esportivos) reconheceu quatro clubes brasileiros entre as 30 melhores categorias de base do mundo. Os resultados, divulgados na quarta-feira (30), combinam dados quantitativos, como a quantidade de jogadores formados que atuam em 49 divisões de elite ao redor do globo, com uma métrica que avalia o nível esportivo das ligas em que esses atletas estão inseridos.

O Benfica, de Portugal, foi destacado como o clube que possui a melhor base formadora do mundo, seguido de perto pelo Boca Juniors, da Argentina, e pelo Barcelona, da Espanha, que ocupam, respectivamente, a segunda e a terceira posição. Dentre os clubes brasileiros, o São Paulo destaca-se na 17ª colocação, sendo o melhor ranqueado do país. Além do São Paulo, outros três clubes brasileiros fazem parte do top 30: o Flamengo em 24º, o Corinthians em 28º e o Fluminense em 30º.

Curiosamente, o Palmeiras, amplamente reconhecido como um dos times com a melhor categoria de base, aparece apenas na 43ª posição, ficando atrás do Internacional, que ocupa a 33ª, e do Grêmio, na 37ª. O Real Madrid, atual campeão da Champions League, está na 12ª colocação. Completando o top 5, estão o River Plate e o Ajax, em quarto e quinto respectivamente, enquanto clubes com menos destaque, como o Defensor, do Uruguai, e o Estrela Vermelha, da Sérvia, ocupam o sexto e sétimo lugares.

A avaliação leva em conta a quantidade de jogadores revelados que atuaram por pelo menos três anos no clube formador, na faixa etária entre 15 e 21 anos. O critério também considera o nível esportivo, levando em conta, por exemplo, os minutos jogados em campo e a dificuldade das competições. O Benfica obteve um índice de 103,7 na avaliação do CIES, revelando 94 jogadores que atualmente estão ativos nos campeonatos analisados, dos quais 8 permanecem no próprio clube. O São Paulo registrou um índice de 66,3, com 57 jogadores revelados e uma porcentagem de 16,2% de nível esportivo.

O Flamengo, com 60 jogadores revelados, apresentou um nível esportivo negativo, resultando em um índice de 59,8. O Corinthians, por sua vez, revelou 50 jogadores, alcançando 11,9% de nível e um índice de 57,1. Por fim, o Fluminense fechou o top 30 com 51 jogadores revelados, 10,7% de nível e um índice de 56,5.


VEJA TAMBÉM
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo
- REFORÇO DE PESO! São Paulo busca assinatura de craque argentino para 2025
- NÃO VOLTA! Galoppo passa por procedimento e só volta em 2025


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 12 1

Comentários (2)
30/10/2024 15:31:43 devil.guitar

Cara, esses rankings são muito loucos e tem uns critérios mais loucos ainda, não existe credibilidade alguma neles.

1- O Santos provavelmente não aparece nesse ranking por estar na Serie B, já que eles se basearam em divisões de elite;

2- Outro critério usado foi o dos 3 anos jogando pelo time dos 15 aos 21, pois, por exemplo, o Estevão com 17 anos não poderia entrar nessa avaliação porque ele ainda completou 3 anos jogando pelo Palmeiras no período em que o estudo está sendo levado em conta;

3- Quais foram essas 49 ligas avaliadas? Garanto que eu encontro muito mais do que 57 jogadores revelados pelo São Paulo que estão em atividade, só aqui no Brasil e em Portugal devem ter mais do que isso de jogadores citados nesse ranking.

30/10/2024 14:19:00 Antonio Carlos Capella

Muito estranho este ranking.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.