O São Paulo, tricampeão da CONMEBOL Libertadores, é reconhecido como um dos clubes mais identificados com a competição no Brasil. No entanto, o time enfrenta um hiato de 20 anos sem conquistar o principal título do continente, o que tem sido atribuído, em parte, à perda da qualidade de enfrentar equipes brasileiras no mata-mata.
A dura eliminação nos pênaltis para o Botafogo, diante de mais de 61 mil pessoas no Morumbi, reforça essa estatística preocupante. Desde o título de 2005, o São Paulo disputou a Libertadores 12 vezes e foi desclassificado por equipes brasileiras em nove oportunidades, incluindo Internacional, Grêmio, Fluminense, Cruzeiro, Atlético-MG e Palmeiras.
Curiosamente, o São Paulo só passou por três brasileiros no mata-mata nesse período: Palmeiras, Cruzeiro e Atlético-MG. Essa sequência de quedas para equipes do país contrasta com o passado glorioso do clube, quando o São Paulo era especialista em vencer confrontos brasileiros no mata-mata.
Agora, com o Botafogo em sua lista de algozes, o São Paulo precisa reconstruir sua confiança para encerrar o ano em alta no Campeonato Brasileiro, onde atualmente é o 5º colocado. Há 11 jogos restantes para garantir a classificação à próxima Libertadores, e o time terá que enfrentar concorrentes de peso, como Corinthians, Cuiabá e Vasco.
VEJA TAMBÉM
- BOMBA! Ídolo do São Paulo pode estar a caminho de rival; Confira
- DE OLHO NO TRICOLOR! Dorival Júnior pode convocar jogador do São Paulo para Seleção Brasileira
- PREMIAÇÃO SUBINDO! São Paulo busca prêmio milionário na briga pelo topo da tabela