O duelo entre São Paulo e Grêmio é um dos clássicos interestaduais mais equilibrados do Brasil. Os times já se enfrentaram em 96 oportunidades, e os paulistas levam uma pequena vantagem, com 34 vitórias, duas a mais do que os gaúchos. Esse equilíbrio todo, porém, não tem sido visto quando o confronto é disputado no Morumbis, a casa paulista. No estádio, o São Paulo domina o rival, com 23 vitórias contra apenas 9. O Grêmio não consegue superar o adversário fora de casa há mais de dez anos. A última vez foi em setembro de 2023. Desde então, eles se enfrentaram em dez oportunidades, com seis empates e quatro vitórias dos donos da casa, sendo a última no Brasileirão do ano passado, por 3 a 0, com grande atuação de James Rodríguez, no que provavelmente foi seu melhor jogo pelo clube.
Uma das esperanças gremistas em acabar com esse tabu nesta quarta-feira (17) é Yeferson Soteldo. O venezuelano, criticado por Renato Gaúcho na semana passada por ter se atrasado na reapresentação ao clube após a participação da Venezuela na Copa América, deu a volta por cima, sendo importante na vitória para cima do Operário, que colocou o time nas oitavas de final da Copa do Brasil. E ele, que provavelmente será titular na partida, estará em campo em um local que por pouco não foi a sua "casa".
Em 2022, o atacante, à época atuando no Toronto FC, esteve muito perto de ser reforço do São Paulo. Depois de um acerto com os clubes e uma engenharia financeira, já que uma empresa seria responsável por ajudar a bancar a contratação, ele acabou mudando de ideia.
"Soteldo só não está no São Paulo porque ele não quis. O Soteldo desistiu na hora H", teria dito um dirigente são-paulino ao jornalista Jorge Nicola, enquanto a negociação estava em andamento. E apesar de ter a promessa de um salário na casa de R$ 2 milhões mensais, somando direitos de imagem e luvas, o venezuelano acabou fechando com o Tigres, do México. Porém, não foi bem e no mesmo ano já estava atuando no Santos, para sua segunda passagem pelo clube. Soteldo permaneceu na Vila Belmiro até o fim da última temporada e, com o rebaixamento da equipe à Série B, acabou sendo emprestado ao Grêmio. Na atual temporada, ele atuou em 18 jogos, com três gols e três assistências.
VEJA TAMBÉM
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo
- REFORÇO DE PESO! São Paulo busca assinatura de craque argentino para 2025
- NÃO VOLTA! Galoppo passa por procedimento e só volta em 2025