publicidade

Africanos na Libertadores: quem disputa e qual a rota dos clubes brasileiros.

diversidade africana ganha destaque nos principais torneios sul-americanos de clubes de futebol

Com os movimentos de contratações dos clubes se tornando cada vez mais globais, não é mais surpreendente os campeonatos ao redor do mundo terem os jogadores das mais diferentes nacionalidades. E a CONMEBOL Libertadores não fica de fora da contagem. Além de atletas sul-americanos, é comum ver nos últimos anos europeus disputando o torneio. Na edição de 2024, há um movimento ainda mais distinto e que pode se tornar comum nas próximas temporadas: o espaço de destaque para jogadores africanos. Ao todo, são cinco atuando no principal torneio da América do Sul. Bastos Quissanga jogará por um brasileiro. O zagueiro angolano de 32 anos é uma das opções para a defesa do Botafogo. O atleta chegou ao Glorioso em 2023, tem 13 partidas disputadas e um gol marcado. Outros três nomes estarão no caminho de times do Brasil. Presente no grupo G, o Caracas, da Venezuela, conta com dois nigerianos. Aos 19 e 20 anos, respectivamente, o meia Blessing Edet e o atacante Christian Egbutudike estarão no caminho do Atlético-MG. No grupo C, o Grêmio enfrentará um rival que conta com um jogador de Camarões. O The Strongest, da Bolívia, tem em seu elenco o zagueiro Marc Enoumba. Destaque no Always Ready, onde fez 148 partidas, o defensor de 30 anos chegou à equipe de La Paz na atual temporada e é naturalizado boliviano, chegando a ter convocações para a seleção. Por fim, o Nacional-URU, tradicional clube do Uruguai, tem em seu elenco o meia nigeriano Christian Ebere. Aos 25 anos, o atleta soma passagens pelo Brasil, tendo atuado por Vila Nova, Paraná e Pouso Alegre. Na atual edição da Libertadores, marcou um gol contra o Puerto Cabello, na segunda fase. Africanos nas fases prévias de Libertadores e Sul-Americana Levando em consideração as fases prévias da Libertadores e da CONMEBOL Sul-Americana, quatro outros nomes do continente africano também entram na contagem. O Aurora, que caiu para o Botafogo na segunda fase, conta com o goleiro ganês David Akologo. O jogador, inclusive, é alvo da disputa das seleções da Bolívia e de Gana, que o convocaram para a Data Fifa, e terá a missão de escolher qual país representar. O Puerto Cabello, que caiu para o Nacional-URU de Ebere, tinha em seu elenco o atacante Stevy Okitokandjo, que nasceu na Holanda, mas tem a República Democrática do Congo como sua outra nacionalidade. Na Sul-Americana, dois nomes provenientes da África atuaram pelo Carabobo, da Venezuela, que caiu para o Metropolitanos na primeira fase. Foram o meia malês Moussa Bagayoko, de 25 anos, e o atacante Taddeus Nkeng, de Camarões.

Bases de Flamengo e São Paulo também têm atletas Recém-campeão da Libertadores sub-20 em cima do Boca Juniors, o Flamengo pode, em breve, ter um jogador africano em seu plantel profissional. Aos 19 anos, Ogundana Shola marcou um dos gols na decisão disputada no Uruguai e vencida pelo Rubro-Negro por 2 a 1, de virada. O atacante chegou ao clube em 2023, demorou para se adaptar, sofreu com lesão, mas se achou no time carioca. Veloz e com faro de gol, Shola está na lista de inscritos pelo técnico Tite na competição. No São Paulo, quem brilha na base e já assinou contrato válido até 2027 é o volante Iba Ly. Aos 21 anos, o senegalês disputou a Copinha, agradou e foi adquirido em definitivo. O atleta, no entanto, ainda não fez a estreia pelos profissionais. Porém, está na lista dos 50 inscritos na Libertadores. Outro africano escrito pelo São Paulo na principal competição continental é Faisal. O atacante ganês, que chegou a marcar na Copinha, vestirá a camisa 48 do Tricolor.

Em entrevista ao ESPN.com.br, Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports Brazil, que cuida da carreira e imagem de nomes como Endrick, Vinicius Jr., Lucas Paquetá e Gabriel Martinelli, não vê um movimento a curto prazo dos times brasileiros indo até o continente africano para explorar a vinda de atletas. De acordo com o empresário, a farta matéria prima já encontrada em território nacional, além da dificuldade de adaptação e preferência dos atletas africanos pelo continente europeu, são fatores que contribuem para a dificuldade do movimento. "Não vejo como relevante, não vejo como interessante. O custo de oportunidade é muito alto e nós devemos lembrar que o número de opções que nós temos no Brasil, de atletas que seguem sendo formados na indústria de base que nós temos, é grande o suficiente para que não faça sentido buscar atletas na África ou na Ásia. Adaptação é muito difícil. A busca de atletas na África já foi tentada por alguns clubes brasileiros. As experiências são sempre mal sucedidas", começou por dizer. "O atleta que se encontra na África não tem como meta atuar no Brasil. É difícil você encontrar um país na África em que um atleta pense em atuar no Brasil. Mesmo naqueles de língua portuguesa, já existe uma conexão muito forte com os clubes de menor porte de Portugal e não faz sentido para a carreira desse atleta vir atuar no Brasil, dadas as possibilidades que ele tem de seguir para a Europa. Para não falar das conexões entre os países de colonização inglesa e francesa e como eles transitam entre esses países", completou.

Créditos do vídeo

Libertadores 2024: onde assistir? A Libertadores 2024 terá transmissão ao vivo em cinco locais diferentes: Globo (TV aberta), ESPN (TV fechada), Star+, Paramount+ e Globoplay (canais de streaming). Sul-Americana 2024: onde assistir? A Sul-Americana 2024 terá transmissão ao vivo em quatro locais diferentes: SBT (TV aberta), ESPN (TV fechada), Star+ e Paramount+ (canais de streaming).


VEJA TAMBÉM
- Veja como assistir São Paulo vs Fortaleza ao vivo
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Crespo quer voltar e divide opiniões de torcedores nas redes sociais


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 10 3

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Brasileiro

    Sáb - 21:00 - MorumBIS -
    São Paulo
    São Paulo
    Fortaleza EC
    Fortaleza EC

    Último jogo - Libertadores

    Qua - 21:30 -
    images/icon-spfc.png
    São Paulo
    2 0
    X
    Cobresal
    Cobresal
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade