publicidade

Análise: VAR é decisivo em partida que São Paulo jogou para não perder

Foto: Gazeta Esportiva

Marcelo Baseggio

O São Paulo foi derrotado pelo Cuiabá por 2 a 1 neste sábado, na Arena Pantanal, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor mais uma vez somou um resultado negativo atuando como visitante na competição mesmo controlando o jogo e não correndo muitos riscos na defesa. O grande adversário dos comandados de Dorival Júnior no Mato Grosso foi mesmo a arbitragem.

O VAR interferiu em dois lances capitais que acabaram definindo os rumos da partida. Em ambos o árbitro de campo, Bruno Mota Correia (RJ), nada marcou, mas, após revisão com o auxílio da tecnologia, acabou voltando atrás e assinalando dois pênaltis a favor do Cuiabá.

O lance que resultou no primeiro pênalti já foi considerado questionável por boa parte da torcida, mas é o segundo que realmente merece ser debatido, uma vez que Diego Costa, em um movimento completamente natural, em um espaço preenchido por diversos atletas, toca na perna de Fernando Sobral, motivo suficiente para marcar a penalidade, pelo menos para o VAR.

A partir daí, o Cuiabá cresceu no jogo e, empurrado pela sua torcida, não demorou para ampliar a vantagem. O São Paulo, que já vinha dividindo seu foco entre o compromisso deste sábado e o primeiro jogo decisivo contra o Corinthians, na próxima terça-feira, pela semifinal da Copa do Brasil, não teve muitas forças para reagir.

Sim, o time comandado por Dorival Júnior controlou o jogo, mas não conseguiu criar oportunidades de gol com a mesma naturalidade exibida em outras ocasiões. É verdade que o São Paulo entrou em campo com uma formação alternativa, mas contou com muitos de seus titulares.

Dos 11 que iniciaram o jogo contra o Cuiabá, oito vêm sendo titulares nos últimos jogos do São Paulo na temporada. Por isso, era esperado um desempenho melhor neste sábado. Mas, desta vez, a postura da arbitragem e a insistente interferência do VAR parecerem ter mexido com o psicológico dos atletas tricolores.

Uma derrota às vésperas do jogo mais importante do ano nunca é bom. A fase do São Paulo segue sendo favorável, o time parece ciente do que é preciso fazer para ter sucesso dentro de campo, mas é claro que o resultado negativo do fim de semana faz pairar sobre a cabeça de muitos um ponto de interrogação em relação ao que o Tricolor irá apresentar terça-feira na Neo Química Arena, onde jamais venceu.

Tudo isso torna o primeiro confronto eliminatório com o Corinthians pela Copa do Brasil ainda mais atraente. O São Paulo terá pela frente seu maior rival, em um estádio onde jamais venceu, disputando a vaga na final do único torneio que nunca conquistou. Que vença o melhor.


VEJA TAMBÉM
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo
- REFORÇO DE PESO! São Paulo busca assinatura de craque argentino para 2025


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 20 1

Comentários (10)
24/07/2023 23:50:31 Carlos Benenuto

Foi uma análise milimétrica, a unha do dedinho do Caio tocou o pêlo encravado do calcanhar do jogador do Cuiabá visto pelo método do Raio X, e se conseguiu comprovar que o toque gerou uma pressão equivalente a 1000 TNT que fez explodir o calcanhar do jogador, obtida pelo método das vibrações não lineares calculada pela dissipação da energia pelo desvio da luz pro vermelho devido ao efeito doble... em outras palavras, ROUBO!!! ASSALTO!! Mas, sempre tem mais....até parece certo governo....kkkkk

23/07/2023 18:23:04 Josenildo Silva

Enquanto os árbitros trocar a regra por interpretação vai ter muitas críticas

23/07/2023 15:03:05 Degi Degi

O maior adversário do São Paulo tá sendo o var e os juízes, no jogos contra os gambás o curintá o Renato Augusto jogou volei deitado eo juiz não deu nada, no brasileiro desse ano calleri fez o segundo gol o juiz deu falta, e no jogo contra o América o renato Augusto fez um gol igual ou pior o juiz deu gol e o var nem chamou, contra os porcos gol legítimo do calleri e o darronco anulou, o var chamou e ele insistiu no erro, contra o Cuiabá, dois pênaltis não marcado pelo juiz e o var deu quanto roubo

23/07/2023 14:32:43 Jessé Luiz Ferreira

var ver roubando de muitos time todos os dia vem com regras diferentes por isso falo que eles manipulam muito jogos uma ferramenta que era usada pra ajudar estão usando pra manipular CBF não faz nada se faz de burra e cega

23/07/2023 12:04:51 Silvio pereira Santos

tem que acabar com o cara ele só prejudica são Paulo e o pior que me quem faz nada

23/07/2023 11:19:18 SAT

Pelo que vi no jogo. Os jogadores não estavam se esforçando para ganhar. A gente não via ninguém correndo, dando carrinho ou se matando em campo. Acredito que estavam se poupando desgaste físico para o jogo de terça feira.

23/07/2023 10:34:46 Rogerio De Jesus

Na minha opinião o SPFC não entrou focado no jogo otem , o pensamento esta na terça com certeza.

23/07/2023 10:25:12 Xandi

Corrigindo. Se tivéssemos ganhado o jogo, TERMINARÍAMOS a rodada em segundo.

23/07/2023 10:21:41 Xandi

Será que o São Paulo voltou a ser o time de sempre? Aquele que ganhou do Palmeiras foi apenas uma ilusão? Este time que perdeu pro Cuiabá é o mesmo que estou acostumado a ver em campo. Tomara que eu esteja errado e que este jogo tenha sido apenas um deslize. Fiquei muito decepcionado, pois podem perceber, toda vez que o TRICOLOR está com a faca e o queijo na mão, ele desliza. Se tivéssemos ganhado o jogo, ganharíamos a rodada em segundo. Uma pena.

23/07/2023 10:17:45 durval pereira

VAMOS ACABAR COM ESSE NUNCA VENCEU, NA TERÇA-FEIRA FEIRA

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.