Marcelo Baseggio
O São Paulo foi derrotado pelo Cuiabá por 2 a 1 neste sábado, na Arena Pantanal, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor mais uma vez somou um resultado negativo atuando como visitante na competição mesmo controlando o jogo e não correndo muitos riscos na defesa. O grande adversário dos comandados de Dorival Júnior no Mato Grosso foi mesmo a arbitragem.
O VAR interferiu em dois lances capitais que acabaram definindo os rumos da partida. Em ambos o árbitro de campo, Bruno Mota Correia (RJ), nada marcou, mas, após revisão com o auxílio da tecnologia, acabou voltando atrás e assinalando dois pênaltis a favor do Cuiabá.
O lance que resultou no primeiro pênalti já foi considerado questionável por boa parte da torcida, mas é o segundo que realmente merece ser debatido, uma vez que Diego Costa, em um movimento completamente natural, em um espaço preenchido por diversos atletas, toca na perna de Fernando Sobral, motivo suficiente para marcar a penalidade, pelo menos para o VAR.
A partir daí, o Cuiabá cresceu no jogo e, empurrado pela sua torcida, não demorou para ampliar a vantagem. O São Paulo, que já vinha dividindo seu foco entre o compromisso deste sábado e o primeiro jogo decisivo contra o Corinthians, na próxima terça-feira, pela semifinal da Copa do Brasil, não teve muitas forças para reagir.
Sim, o time comandado por Dorival Júnior controlou o jogo, mas não conseguiu criar oportunidades de gol com a mesma naturalidade exibida em outras ocasiões. É verdade que o São Paulo entrou em campo com uma formação alternativa, mas contou com muitos de seus titulares.
Dos 11 que iniciaram o jogo contra o Cuiabá, oito vêm sendo titulares nos últimos jogos do São Paulo na temporada. Por isso, era esperado um desempenho melhor neste sábado. Mas, desta vez, a postura da arbitragem e a insistente interferência do VAR parecerem ter mexido com o psicológico dos atletas tricolores.
Uma derrota às vésperas do jogo mais importante do ano nunca é bom. A fase do São Paulo segue sendo favorável, o time parece ciente do que é preciso fazer para ter sucesso dentro de campo, mas é claro que o resultado negativo do fim de semana faz pairar sobre a cabeça de muitos um ponto de interrogação em relação ao que o Tricolor irá apresentar terça-feira na Neo Química Arena, onde jamais venceu.
Tudo isso torna o primeiro confronto eliminatório com o Corinthians pela Copa do Brasil ainda mais atraente. O São Paulo terá pela frente seu maior rival, em um estádio onde jamais venceu, disputando a vaga na final do único torneio que nunca conquistou. Que vença o melhor.
VEJA TAMBÉM
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo
- REFORÇO DE PESO! São Paulo busca assinatura de craque argentino para 2025