publicidade

Análise: novo São Paulo repete velhos problemas e recebe vaias precoces na estreia do Paulistão

Luciano como "meia" não foi bem na estreia — Foto: Marcello Zambrana/AGIF

Há o ditado de que a “primeira impressão é a que fica”, embora dificilmente esse dito se aplique ao futebol. A do "novo São Paulo", contudo, é ruim e faz o torcedor lembrar dos velhos problemas da temporada passada. Em campo, o placar de 0 a 0 com o Ituano terminou com vaias no Morumbi.



Na primeira partida pelo Paulistão, o Tricolor levou a campo uma equipe renovada, com três reforços entre os titulares: o goleiro Rafael, o meia-atacante Wellington Rato e o atacante Pedrinho. O primeiro trabalhou pouco, o segundo buscou bastante o jogo e o terceiro viveu noite infeliz.


LEIA TAMBÉM: São Paulo autoriza agente a tentar liberação de David no Inter, revela portal


O Tricolor oscilou entre bons e maus momentos. O início positivo, com insistência nas jogadas de um contra um pelas pontas e velocidade deram o tom. Chances foram criadas, mas os conhecidos problemas de conclusão reapareceram.

Apesar do 0 a 0, o panorama do jogo mudou de um tempo para o outro. O São Paulo terminou a primeira etapa criando e desperdiçando chances; nos 45 minutos finais, entretanto, viu-se um time pouco criativo e errando tecnicamente (de passes simples a tomadas de decisões), como em muitos momentos no ano passado.

O São Paulo da estreia insistiu nos cruzamentos (foram mais de 30) e errou muito no momento de finalizar a gol. Das 18 finalizações, apenas quatro foram defendidas pelo goleiro Jefferson Paulino. O time chutou oito bolas para fora do gol e ainda teve bloqueado mais seis arremates.

Segundo as estatísticas do scout da Globo, o time tricolor não conseguiu produzir nenhum passe decisivo durante os 90 minutos contra o Ituano. Algo que reflete a criação limitada, algo justificável para um primeiro compromisso de temporada.

Rogério Ceni viu uma equipe ainda longe do ideal na parte técnica. O treinador quer um atacante de velocidade, algo necessário diante das características apresentadas por Wellington Rato e Pedrinho, titulares no ataque logo na estreia pelo clube.

– O primeiro tempo foi melhor que o segundo, o time estava mais descansado, tivemos o controle do jogo como um todo, mas poucas oportunidades claras. Temos de melhorar neste sentido, melhorar qualidade de passe, velocidade de passe, agrupar mais o lado em que fizermos as jogadas – analisou.

Ceni tentou Luciano como meio-campista, flutuando, mas testemunhou uma atuação abaixo do esperado do camisa 10. O meia são-paulino encontrou poucos espaços pelo meio e errou muito em tomadas de decisão, algo também visto em 2022.

Ainda é início de trabalho, e Luciano tem surgido como alternativa na armação para justamente mudar esse cenário de um time pouco criativo. É um encaixe ainda a ser ajustado para o novo São Paulo apagar impressões ruins do velho tricolor do ano passado.

– Luciano jogou como segundo atacante a temporada toda. O que ele mais gosta? Flutuar para construir. Não vejo problema de ele fazer essa construção e jogar como segundo atacante, ele faz o mesmo sistema. Para ele não muda muita coisa. Ele está no meio, se degasta menos, não vejo problema nisso – disse.

Durante a semana que antecedeu a estreia, Ceni disse que ainda não via esse elenco do São Paulo “com a sua cara”. Há necessidade de reforços na visão do treinador, mas pouco dinheiro em caixa para grandes investimentos.

Mesmo assim, o treinador recebeu seis novos nomes na comparação com o time de 2022, embora tenha perdido 12 jogadores, alguns importantes como Patrick e Reinaldo.



É com este cenário que Ceni tentará tornar um São Paulo novo na comparação com o do ano passado. Na estreia, a imagem foi parecida com a do time que terminou questionado a temporada passada.

Até as vaias, algo ocorrido na reta final de 2022, reapareceram logo na primeira exibição de 2023. Foi um “velho-novo” São Paulo.

São Paulo, repete, velhos, problemas, vaias, precoces, estreia, Paulistão

VEJA TAMBÉM
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo
- REFORÇO DE PESO! São Paulo busca assinatura de craque argentino para 2025


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 4 2

Comentários (17)
16/01/2023 13:42:50 Luis Henrique

Sou tricolor até morrer mas uma coisa eu digo começou o ano e nos perdemos nos de 13anos de 20 anos e agoracom os novaros te pergunto e agora Rogerio Ceni dis ai meu perdeu mane outra vez

16/01/2023 12:16:53 Celso Fonseca

Há mais de ano que ouço isso " temos que melhorar neste sentido " . Espero que daqui um ano pare com isso ou vai dizer que tem melhorar pra jogar a serie B

16/01/2023 10:07:57 leandro barros

Novo pra mim seria sem o Rogério Ceni

16/01/2023 09:42:01 Benedicto marcos f Ff

Enquanto tivermos essa diretoria e esse treinador medíocre seremos meros coadjuvantes nas competições que disputamos.Rogério Ceni com sua costumeira arrogância e prepotência perdeu dois dos melhores atletas do elenco, Patrick e Reinaldo.O que vimos ontem foi uma amostra da mediocridade desse time.

16/01/2023 09:38:04 Luiz Kazuo Hatae

Time joga com lentidão extrema, os zagueiros trocam passes lentamente sem opcão de jogadas e o RC na beira do gramado gostando da posse de bola. Mais um ano na espera de um milagre

16/01/2023 09:06:02 Sergio Gandini

O problema é nosso velho conhecido Mico Ceni que treina com campo reduzido, escala mal o timee ainda não consequiu ter padrão de jogo. O Mico Ceni sempre sai na tangente alegando falta de jogadores, e o adversário sem grandes investimentos barrou o time com os jogadores que este técnico solicitou..

16/01/2023 09:03:44 Mateus32

Não é possível que o Rogério não vê a quantidade de toques de lado e pra trás do Nestor e não testa outra opção para o lugar dele, fora que não marca nada. Já vi que esse time na cabeça do técnico é o Nestor e mais dez, o ano será difícil novamente.

16/01/2023 08:47:22 Edson Rossignolli

acho que a diretoria ainda não entendeu ou se faz de burra. O problema é o tecnico que não serve. Só o Cazares que enxerga Rogério Ceni como técnico. Ate no flamengo com aquele time de craques ele nãocdeu certo será que iria servir para o São Paulo. Acordem a temporada está só comecando. Ai esta o resultado filme repetido do ano passado.

16/01/2023 08:41:22 Silvio pereira Santos

Só não esqueça que o time é novo mas o técnico é o velho

16/01/2023 08:40:13 Juliano Silva

Só gostaria de saber qual a função do Luciano?? Alguém sabe me explicar???

16/01/2023 08:38:59 Juliano Silva

Não jogou nada, não mostrou nada de diferente, nao mudou o jeito de jogar, enquanto jogar com Nestor e Maia será assim, um time fraco e limitado.

16/01/2023 08:37:55 Marcelo Machado

Vai precoce? Kkkkk, fala para esse idiona ai que faz 15 anos q o SPFC tá jogando mal .

16/01/2023 08:36:58 Carlos Alberto

O time não é ruim , o problema é o tecnico que não sabe escalar.. que adianta contratar jogador pra ficar no banco...

16/01/2023 08:35:18 Tiakenores

Minha análise do jogo foi parecida... um excesso de cruzamentos, não teve outras jogadas. Tinha posse, os passes não estavam tão ruins, reposição de defesa até que não foi tão mal, mas só sabia cruzar...

E isso sim é um defeito do Rogério, parece que não sabe treinar o time de forma vertical, só sabe cruzar....

Se for isso denovo, o ano será novamente complicado.

E pelo que vimos, a safra da copinha tá ruim, foi eliminado de forma precoce.

Então o time é isso aí....Lógico que falta ainda mais estreias, falta entrosamento, isso não podemos cobrar na primeira partida.

Mas cobrar mais variações táticas no ataque, isso podemos cobrar sim.

16/01/2023 08:35:18 wilson carlos

O S.Paulo está sim, literalmente com a cara do RC, ou seja cara de cu.

16/01/2023 08:32:04 davi marcovitch

Fui ao estádio, gostei das contratações mas com esse esquema de jogo com Pablo,Nestor e Luciano não dá certo. Time lento no meio sem criatividade alguma. Ceni é teimoso não irá mudar. Acordem....

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.