Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF
O São Paulo começou o planejamento para 2023, mas ainda precisa definir quem do atual elenco vai ficar no clube para o ano que vem. Rafinha, Luizão, Igor Gomes e André Anderson estão com suas situações indefinidas.
O zagueiro Luizão e o meia Igor Gomes são os jogadores que estão mais próximos de deixar o clube e respirar novos ares a partir da próxima temporada.
LEIA TAMBÉM: São Paulo e Santos negociam troca de jogadores; veja quem pode ser envolvido
O Tricolor não conseguiu chegar a um acordo pela renovação com o zagueiro, cujo contrato vence no final de janeiro. Revelado pelas categorias de base do clube, o jogador está próximo de acertar sua transferência para o West Ham, da Inglaterra.
Igor tem contrato até março de 2023, e já pode assinar um pré-contrato com outro time e sair de graça do Morumbi. Durante este ano, o camisa 26 foi o terceiro jogador que mais atuou pelo Tricolor, com 61 partidas disputadas.
Ao longo da temporada, porém, o meia ganhou importância por fazer o "trabalho sujo" da equipe, como Rogério Ceni definiu, por conta da importância de Gomes na função de ajudar a equipe na marcação. As críticas da torcida, no entanto, foram crescendo. As vaias aumentaram ainda mais depois que Igor foi expulso na primeira partida da semifinal da Copa Sul-Americana. Tudo isso influencia na hora de renovar. O São Paulo apresentou proposta para renovação, mas as partes não chegaram a um acordo.
André Anderson, que está emprestado pela Lazio, da Itália, até junho de 2023, mas o São Paulo quer tentar encerrar o vínculo antes do período acordado inicialmente.
Dos jogadores que tinham contrato vencendo em dezembro de 2022, apenas Gabriel Neves e Rafinha foram aprovados pela comissão técnica para seguir. Neves já teve seu vínculo renovado. Agora o uruguaio fica até 31 de dezembro de 2025. A situação de Rafinha deve ser definida nesta semana.
A permanência do lateral é um pedido de Rogério Ceni, que vê no lateral um jogador capaz de auxiliar também como zagueiro, e também ajuda os companheiros no vestiário.
Reformulação já teve cinco saídas
Outros jogadores que estavam em situação semelhante já deixaram o São Paulo. Ídolo do clube, o zagueiro Miranda se despediu após não chegar a um acordo com o clube. O lateral esquerdo Reinaldo, que tem seu contrato até o fim do ano, não vai ficar.
Além deles, Andrés Colorado, que estava emprestado pelo Cortuluá, da Colômbia, e os atacantes Marcos Guilherme e Eder, também deixaram o clube.
O São Paulo volta aos treinos no dia 14 de dezembro, quando os jogadores retornam das férias e começam a pré-temporada para o ano que vem.
jogadores, São Paulo, contratos, vencer
VEJA TAMBÉM
- São Paulo deverá ressarcir o Porto pela contratação de Wendell, esclarece PVC
- Atacante é escolhido como a melhor contratação do São Paulo em 2024
- São Paulo busca "quarteto mágico" titular para 2025 com soluções de Oscar