publicidade

Kaká, o último brasileiro Bola de Ouro: carreira, títulos e tudo sobre o ídolo de São Paulo e Milan

Com passagens por Real Madrid e MLS, Kaká teve seu auge na Itália, onde ganhou a Champions League e o prêmio de melhor jogador do mundo

Dia 22 de abril é aniversário de um dos maiores jogadores do futebol brasileiro dos últimos anos, Ricardo Izecson dos Santos Leite, o Kaká. Revelado pelo São Paulo, o meia que sempre impressionou por sua velocidade, força física e habilidade, atingiu seu auge jogando pelo Milan, até se transferir ao Real Madrid.



Na Itália, além dos diversos troféus conquistados, o jogador também foi premiado, em 2007, com o título de melhor jogador do mundo da FIFA. Ele foi o último atleta a levar a Bola de Ouro antes da extensa dominância de Messi e Cristiano Ronaldo no prêmio, até a sequência ser quebrada por Luka Modric em 2018.



São Paulo: 2001-03 / 2014



Kaká estreou no futebol profissional do São Paulo em 2001, com 19 anos, e logo de cara impressionou. Ele marcou gol em seu segundo jogo como profissional, contra o Santos, e, depois de dois meses, foi um dos principais personagens na conquista do Torneio Rio-São Paulo daquele ano, marcando dois gols na final, contra o Botafogo, em apenas dois minutos.

Em 2002, o meia já era um dos principais jogadores do São Paulo, mas uma eliminação precoce no Campeonato Brasileiro fez com que alguns atritos com a torcida surgissem. Até que no ano seguinte, ele acertou sua transferência para o Milan.

Então, depois de 11 anos, Kaká retornou ao São Paulo em um rápido empréstimo de seis meses, antes de seguir rumo à MLS. Em sua segunda passagem pelo Morumbi o jogador até teve algumas boas atuações, mas não teve tempo de conquistar novos títulos. Foi vice-campeão do Brasileirão e semifinalista da Sul-Americana de 2014 com a equipe.

Títulos no São Paulo:
Torneio Rio-São Paulo 2001



Milan: 2003-09 / 2013-14


Kaká chegou a um Milan recém campeão da Champions League e com um elenco recheado de estrelas, como Maldini, Nesta, Pirlo, Seedorf e Shevchenko, além dos brasileiros Cafu, Dida e Roque Júnior.

Em 2005, chegou a final da Champions League com uma grande exibição na final. Mas após abrir 3x0 no primeiro tempo, a equipe sofreu o empate do Liverpool e terminou derrotada nos pênaltis.

Dois anos mais tarde a final foi reeditada, mas teve final feliz para Kaká, que além do título terminou como artilheiro da competição. Ao final daquele ano o jogador seria coroado com o prêmio de melhor jogador do mundo da FIFA.

Após deixar o clube em 2009, Kaká também retornou para Milão em 2013, jogando ao lado de Robinho. Sem o mesmo sucesso da primeira passagem, o meia deixou o clube após uma temporada.

Títulos pelo Milan:
Champions League: 2007
Mundial de Clubes: 2007
Supercopa da Europa: 2003 e 2007
Serie A: 2004
Supercopa da Itália: 2004

Real Madrid: 2009-2013


Em 2009, o Real Madrid chocou o mundo ao contratar os dois últimos vencedores da Bola de Ouro, Kaká e Cristiano Ronaldo, para atuar ao lado de craque como Raúl, Casillas, Sergio Ramos, Benzema, Xabi Alonso e Marcelo.

O grande objetivo do novo time de galáticos do Real, a Champions League, acabou não vindo, em um momento em que o futebol mundial foi dominado pelo Barcelona de Pep Guardiola, Messi e cia.

Apesar das boas atuações e de alguns títulos nacionais, Kaká também sofreu com lesões e acabou sendo um pouco ofuscado pelas boas atuações de Cristiano Ronaldo, até que deixou a equipe em em 2013 para retornar ao Milan.



Títulos pelo Real Madrid:
La Liga: 2012
Copa del Rey: 2011
Supercopa da Espanha: 2012

Orlando City: 2015 - 2017


Kaká chegou ao Orlando City em 2015, já em fim de carreira, com o objetivo de ajudar no desenvolvimento da MLS, liga dos Estados Unidos.

Então, após três temporadas, 77 jogos e 25 gols com o time da Flórida, o jogador decidiu pendurar as chuteiras oficialmente.

Seleção brasileira


Kaká foi convocado para a seleção brasileira pela primeira vez já em 2001. Mesmo com a pouca idade ele fez parte do elenco campeão da Copa do Mundo de 2002, apesar de pouco ter atuado.

Mais experiente e já consagrado na Europa, o meia foi um dos protagonista do Brasil nas Copas de 2006 e 2010 e nos títulos da Copa das Confederações de 2005 e 2009.



Com a amarelinha, Kaká acumulou 29 gols em 93 partidas disputadas.

Títulos pela seleção brasileira:
Copa do Mundo: 2002
Copa das Confederações: 2005 e 2009

Kaká, São Paulo, Orlando City, Tricolor




VEJA TAMBÉM
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor contra o Palmeiras
- Calleri elogia elenco do São Paulo por adotar filosofia de Zubeldía
- Tricolor escalado para o jogo contra o Barcelona-EQU


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 12 1

Comentários (10)
23/04/2021 01:18:21 Matheus freitas

Além da lesão, o Mourinho tbm ajudou a acabar com o Kaká no Real Madrid, nn deu oportunidades do cara se recuperar e voltar a jogar bem.

22/04/2021 22:07:16 Juan Ben

@Regulation, ops, vlw pela retificação, mas o Cocito ficou marcado como o Coicito!

prata
22/04/2021 21:53:26 regulation

Esse jogo aqui também é memorável, contra o Fluminense (aquele que teve a briga do Romário com o companheiro de time dele):

https://www.youtube.com/watch?v=-IJWmFzO-fw

prata
22/04/2021 21:48:06 regulation

Para quem não é da época, esse vídeo aqui é um resumo do São Paulo de 2002:

https://www.youtube.com/watch?v=NEUViUwqqT0

Um ataque poderoso, mas uma defesa fraquíssima.

Se fosse pontos corridos, teríamos sido campeões por larga vantagem.

E Kaká jogava demais. Pensar que um jogador de 20 anos fazia isso aí.

prata
22/04/2021 21:43:14 regulation

O Brasileirão que o Cocito quebrou o Kaká foi o de 2001.

No de 2002 foi o que perdemos para o Santos.

Kaká foi eleito o melhor jogador do campeonato em 2002, com 20 anos.

22/04/2021 21:39:30 Juan Ben

O Brasileirão de 2002 foi marcado pelo coice que o jogador denominado Coicito do atltetico paranense deu Cacá que o tirou da partida e do resto do campeonato. Se o Cacå tivesse continuidade em campo o Tricolor tinha grande chance de ser campeão. Coicito jogador simbolo do campeão brasileiro daquele ano, Coicito......

prata
22/04/2021 21:12:44 regulation

O Kaká foi o melhor jogador da base que eu vi jogando pelo Tricolor.

O Lucas também foi ótimo, mas não existe nem comparação, o Kaká você via que era muito diferente, tanto que foi convocado para a Copa do Mundo com 20 anos e no ano seguinte já era titular.

Naquele Brasileirão de 2002 ele jogou demais, voamos naquela primeira fase, se fosse pontos corridos talvez seria a melhor campanha da história do campeonato, chegamos a ganhar dez partidas seguidas com o Kaká com um ano de profissional regendo o time.

Aí nas oitavas caímos para o Santos por causa da fragilidade da defesa e a culpa ficou para o nosso melhor jogador (que jogou muito mesmo sendo eliminados, ressalte-se!).

O cara merece muito respeito.

Não digo que é um ídolo, mas jogou muito pelo São Paulo.

Um jogador igual ele na época que surgiu, hoje em dia, seria um fenômeno em campo e também com patrocinadores. Lembro como o estádio enchia de menininhas por causa dele, o cara atraiu muito a torcida jovem no pouco tempo que jogou aqui.

Jogadores assim são poucos, não dá pra dizer nem que aparece um a cada geração, acho que menos do que isso.

22/04/2021 20:07:01 Juan Ben

No pouco tempo em que jogou no SPFC, logo de cara foi o protagonista da decisao do Rio-Sao Paulo de 2001, sendo que o Tricolor foi o campeão com atuação de gala do então garoto Cacá. Recordo me que após o término do jogo, o repórter de campo comentou a instrução do técnico Vadão para o Cacá que iria estrear num jogo decisivo: " Cacá vai lá e resolve"! Cacå não pipocou, marcou gol e foi campeão com o Tricolor! Alguns podem dizer, ah mas o Kaká é mercenário foi pro Milan sem render nada ao São Paulo, o que é uma mentira, visto no o Kaká ter sim saido para o Milan que mesmo sendo pouco teve de compensar financeiremente o Tricolor por conta de uma condição mandatoria do atleta para a transferência. Caso semelhante contemporâneo aconteceu com o Éder Militão, que não quiz renovar com o Tricolor, foi para o Porto que também teve de pagar uma compensação financeira ao SPFC, ainda que pequena em relação a qualidade do atleta. Kaká= CRAQUE! Cara do bem também!

22/04/2021 19:19:59 Juan Ben

Kaká =CRAQUE! E é um cara do bem também!

22/04/2021 18:48:01 Foot Ballbr

Chupar Neymar você nunca vai conseguir se o melhor do mundo seu babaca.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Libertadores

    Qui - 21:00 - Monumental Banco Pichincha -
    Barcelona SC
    Barcelona SC
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Dom - 18:30 - Antônio Accioly
    https://media.api-sports.io/football/teams/144.png
    Atletico Goianiense
    0 3
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade