publicidade

São Paulo 1 x 0 Palmeiras - Dois minutos e tchau invicto!

São Paulo, SP, 28 (AFI) – Depois de 16 jogos, enfim o Palmeiras perdeu a invencibilidade no Paulistão. Jogando na tarde deste sábado, o São Paulo venceu o Verdão, por 1 a 0, no Morumbi, pela 17ª rodada. A derrota do líder do Estadual manteve o tabu de sete anos sem vitória no Morumbi. Enquanto isso, o Tricolor ficou muito perto de conquistar por antecipação uma vaga na semifinal.

Com mais três pontos, o Tricolor chegou à segunda colocação, agora, com 36 pontos. Além disso, o São Paulo aumentou para cinco partidas o número de partidas sem perder na competição. Este também foi o primeiro clássico vencido na temporada. Antes, o Sampa havia empatado com o Corinthians (1 a 1) e derrotado pelo Santos (1 a 0).
Do outro lado, Palmeiras segue com 40 pontos na primeira colocação, mas não vence o rival no Morumbi desde o dia 20 de março de 2002, quando goleou o rival por 4 a 2, pela primeira fase do Torneio Rio-São Paulo.

Desde então, o Verdão disputou 12 clássicos contra o Tricolor no maior estádio da cidade. Foram oito vitórias do Sampa e mais quatro empates. No ano passado, os times se enfrentaram duas vezes no Morumbi, com duas vitórias são-paulinas por 2 a 1. No entanto, o Verdão foi quem se classificou para a final do Paulistão.

Outro tabu!
O tabu palmeirense aumenta, e muito, se os jogos contados forem apenas válidos pelo Campeonato Paulista. A última vitória pelo Estadual no Morumbi aconteceu em 1997. Na ocasião, o Palmeiras venceu o São Paulo por 1 a 0.

Desde então, foram 12 jogos somente pelo Paulistão, com 11 vitórias e somente um empate, em 1999. No período, o Sampa conseguiu alguns resultados expressivos, como a goleada por 5 a 1, também em 99. O Palmeiras jogou a partida com sua equipe reserva, já que se preparava para disputar a Libertadores.

Gol e tranqüilidade!
O São Paulo começou o jogo de forma tranqüila e no segundo lance ataque abriu o placar, logo aos dois minutos. Hernanes recebeu pelo lado direito, levou a bola para a perna esquerda e levantou para dentro da área. Melhor posicionado, o atacante Washington tocou de cabeça no meio dos zagueiros do Palmeiras e venceu Marcos.

Depois de sair em vantagem, o Tricolor passou a cadenciar a posse de bola, pois o Palmeiras estava com um ataque rápido e qualquer deslize poderia deixar o duelo em igualdade. Mesmo assim, o Verdão não conseguia chegar ao ataque e a primeira oportunidade veio com Jumar, aos 15 minutos, mas o chute de fora da área ficou fácil para Rogério Ceni.

A defesa do Palmeiras seguia comprovando que pelo alto ainda tem muito o que melhorar. Aos 18, Jorge Wagner cobrou falta pelo lado direito, o goleiro Marcos saiu mal e Dagoberto não aproveitou cabeceando pela linha de fundo. A marcação era o ponto alto do clássico de ambos os lados. Aos 26, Dagoberto mandou de fora da área, mas Marcos defendeu com tranqüilidade.

Apostando nas jogadas de velocidade, o Palmeiras teve a melhor jogada do primeiro tempo aos 30 minutos. Pierre arrancou do meio-campo, passou por André Dias, invadiu a área, mas bateu em cima de Rogério Ceni, que saiu bem do gole e fechou o ângulo. Aos 35, foi a vez de Marcos fazer grande defesa, ao impedir o segundo gol de Washington.

Avante!
Assim como no primeiro tempo, no começo do segundo quem chegou mais perto do gol foi o São Paulo. Aos dois minutos, Dagoberto recebeu na intermediária e mandou para o gol, Marcos apenas olhou e a bola foi por cima da meta alviverde. O Verdão respondeu aos nove. Cleiton Xavier cobrou falta de longe e o zagueiro Mauricio Ramos cabeceou pela linha de fundo.

Como não bastasse o São Paulo cadenciar o jogo, a defesa do Palmeiras continuava batendo cabeça. Aos 10, Mauricio Ramos tentou afastar e Washington ficou com a sobra. O atacante serviu Júnior César na esquerda. O lateral, livre e de frente para Marcos, bateu rasteiro, mas o goleiro palmeirense fez uma brilhante defesa.

O Tricolor chegou novamente aos 19. Dagoberto novamente mandou de fora da área e, de novo, a bola foi pela linha de fundo. Aos 22, Jorge Wagner levanta na área, Sandro Silva esquece a bola e marca Rodrigo, mas o zagueiro do Sampa cabeceia, porém a bola vai na rede pelo lado de fora.

Na frente e mantendo a vantagem segura, o Tricolor passou a ficar ainda mais com a bola no pé. Por outro lado, o Palmeiras ainda seguia tentando na base das jogadas rápidas, mas dava a chance do Sampa matar o jogo nos contra-ataques.

Na trave!
A melhor chance de empate do Palmeiras saiu somente aos 42 minutos. Cleiton Xavier recebeu na entrada da área e chutou rasteiro. A bola acertou a trave direita de Rogério Ceni e voltou para dentro da área. Sozinho, Keirrison chutou de primeira, mas a bola foi nas mãos do camisa 1 do Tricolor que fez a defesa no meio do gol.

Próximos Jogos!
Pela 17ª rodada, o São Paulo volta a campo na próxima quinta-feira, quando recebe o Guaratinguetá, às 15h45, no Morumbi. Por outro lado, o Verdão entra em campo antes, na terça-feira, às 19h30, diante do Oeste, em Itápolis.

Ficha Técnica

São Paulo 1 x 0 Palmeiras

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo-SP
Árbitro: Wilson Luiz Seneme
Cartões amarelos: Júnior César, Dagoberto, André Dias, Jorge Wagner (São Paulo); Marquinhos, Cleiton Xavier, Evandro (Palmeiras)
Gol: Washington 2’/1T (São Paulo)

São Paulo
Rogério Ceni; Zé Luís, André Dias, Rodrigo e Júnior César; Jean, Hernanes, Arouca (Renato Silva) e Jorge Wagner; Dagoberto (Hugo) e Washington.
Técnico: Muricy Ramalho.

Palmeiras
Marcos; Sandro Silva, Maurício Ramos, Danilo e Marcão; Pierre, Jumar, Cleiton Xavier e Marquinhos (Ortigoza depois Lenny); Willians (Evandro) e Keirrison.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

VEJA TAMBÉM
- DESCANSO MERECIDO! São Paulo concede folga ao elenco após triunfo contra o Vasco da Gama
- JÁ TAVA NA HORA! Zubeldía reconhece erros e promove mudanças que torcedores já identificavam
- COMPROMETIMENTO: Sabino fala sobre criticas ao elenco tricolor e aponta mudança de atitude


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 9 3

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.