publicidade

Rebaixado coisa nenhuma! Site desmitifica a polêmica envolvida com o São Paulo, 30 anos atrás

Apenas 274 pessoas estavam no Morumbi na tarde de 20 de junho de 1990. O São Paulo encarava o Noroeste e tinha como concorrentes o duelo entre Brasil x Escócia, pela primeira fase da Copa do Mundo da Itália, e a péssima campanha que o time fazia naquele Campeonato Paulista.



LEIA TAMBÉM: MP muda transmissões no futebol. Como ficam Libertadores e Sulamericana?

Era a última chance de o time comandado pelo uruguaio Pablo Forlán se manter na disputa pelo título estadual, mas é compreensível a falta de argumentos para lotar as arquibancadas de um estádio que, na época, recebia mais de 100 mil torcedores em jogos importantes.

A goleada de 6 a 1 sobre o Noroeste não serviu para nada. O Botafogo, de Ribeirão Preto, empatou em 0 a 0 com a Inter, em Limeira, e ficou com a vaga.

No dia seguinte, tempos pré-internet, ao pegar os principais jornais do estado, o são-paulino não sabia exatamente o tamanho do tombo que havia levado: o clube havia sido eliminado precocemente no Paulista ou, além disso, ainda tinha sido rebaixado para a segunda divisão estadual?

Desde então, 30 anos depois, a serem completados neste sábado, as discussões não acabaram. O São Paulo foi rebaixado?



– Nos sete anos em que eu fiquei no São Paulo, em todos os anos eu disputei título. Não lembro de descenso não, não lembro de segunda divisão não – disse o ex-lateral Zé Teodoro, que esteve em campo contra o Noroeste.

Não é fácil entender como foi disputado o Paulista de 1990. Eram 24 clubes, divididos em dois grupos de acordo com a classificação do ano anterior – os 12 melhores no Grupo 1, os 10 piores, mais Ponte Preta e Ituano, que tinham subido, no Grupo 2. Na primeira fase, as equipes enfrentaram os rivais do outro grupo. Na segunda fase, jogaram contra os adversários do mesmo grupo.

Classificaram-se para a quarta fase os três melhores times de cada grupo, somados os pontos das duas primeiras fases, mais os seis times que tiveram o maior número de pontos na classificação geral, independentemente do grupo.

O São Paulo, com 23 pontos (na época, a vitória valia dois pontos), foi o oitavo colocado do Grupo 1 e não conseguiu essa classificação.

Mas cadê a terceira fase?

A terceira fase foi uma repescagem. Todos os 12 times que não conseguiram a classificação foram divididos em mais dois grupos de seis equipes, que se enfrentaram em turno e returno – as partidas aconteceram durante a disputa do Mundial da Itália. O primeiro de cada grupo foi à quarta fase.

O São Paulo chegou à última rodada da repescagem precisando vencer o Noroeste, mas dependia de uma derrota do Botafogo, o que não aconteceu. O clube foi eliminado do Paulista.

Na quarta fase, Bragantino, no Grupo Preto, e Novorizontino, no Grupo Vermelho, surpreenderam e, como melhores de cada grupo, avançaram para disputar a "Final Caipira", vencida pelo Bragantino.

Repercussão


A polêmica começou no dia seguinte à partida contra o Noroeste. Os dois principais jornais do estado trataram de formas diferentes as consequências daquele jogo.

"São Paulo goleia, mas Botafogo ganha a vaga”, escreveu o Estado de S.Paulo, enquanto a Folha de S.Paulo imprimiu drama consideravelmente maior: “São Paulo vai disputar a Segunda Divisão em 91”.

O Estadão se limitou a relatar a partida. No texto, cita que o resultado faria o São Paulo jogar o “Grupo B do ano que vem”. E diz: “O campeonato de 91 terá 28 times divididos em dois grupos de 14, e o São Paulo terá de ficar entre os primeiros nas duas primeiras fases para, na quarta, voltar a enfrentar Corinthians, Palmeiras, Portuguesa e Santos”.

A Folha, por outro lado, afirma que o São Paulo, em 1991, disputaria a Série B do Paulista, “sem direito a lutar pelo título”. Para o jornal, a fórmula do ano seguinte consistia em uma Série A, com os 14 melhores de 1990, que decidiriam o campeão paulista, enquanto outros 14 times da Série B brigariam por uma única vaga, para o campeão, pelo acesso para a elite em 1992.



A polêmica está no artigo 50 do regulamento do Campeonato Paulista de 1990. Ele, primeiro, determinava que o Paulista de 1991 teria 28 clubes, divididos em dois grupos de 14.

Depois, informava que a definição dos grupos de 1991 respeitaria a classificação de 1990: os 14 classificados para a quarta fase estariam no Grupo I, enquanto que os dez eliminados na repescagem se juntariam às quatro equipes que subissem da Divisão Especial para formar o Grupo 2.

O texto não avança na fórmula de disputa do torneio.

Por fim, no parágrafo 2º, afirma que o Campeonato Paulista de 1990 não terá descenso à Divisão Especial. E estipula mudança para o ano seguinte, com o rebaixamento de uma equipe e o acesso de outra.

São Paulo campeão paulista no ano seguinte

Como previsto no regulamento, o São Paulo jogou o Campeonato Paulista de 1991 no grupo com os piores classificados em 1990, no que foi rebatizado de grupo Amarelo. O regulamento daquele ano era diferente do anterior, mais simples. Eram, de fato, 14 equipes por grupo, os melhores de 1990 no grupo Verde. As equipes jogaram em turno e returno apenas dentro de seus grupos. A segunda fase teve os cinco melhores do grupo Verde e os três melhores do grupo Amarelo.

O São Paulo, reconstruído com Telê Santana e recém-campeão brasileiro – venceu o Bragantino na final, no primeiro semestre – passeou na primeira fase. Num grupo mais fraco, venceu 17 partidas, empatou oito e só foi derrotado pela Inter de Limeira no returno.

Na segunda fase, o time do Morumbi caiu no mesmo grupo de Palmeiras, Guarani e Botafogo. Após seis jogos, fez os mesmos nove pontos do Palmeiras, mas avançou à final por ter feito melhor campanha na fase anterior.

Na decisão, contra o Corinthians, o São Paulo venceu por 3 a 0 o jogo de ida, com três gols de Raí, e segurou o empate sem gols na volta para conquistar o Paulista de 1991.

Dali, o São Paulo partiu para vencer a Libertadores e o Mundial duas vezes cada nos dois anos seguintes, além do Paulista de 1992.

Um time que ficou na história do clube.



LEIA TAMBÉM: TREINOS LIBERADOS HOJE! Ceni volta 2021? Rojas, MAC x Casares, Kaká no SPFC? Hudson, Muricy, Walce

São Paulo, rebaixamento, paulistão, 1990



VEJA TAMBÉM
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor no clássico contra o Palmeiras
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor contra o Palmeiras
- Calleri elogia elenco do São Paulo por adotar filosofia de Zubeldía


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 12 0

Comentários (7)
20/06/2020 09:26:28 Tiba Eugenio

Esta bem explicado, quando alguem falar que o tricolor foi febaixado e so pedir para ver o regulamento daquele ano.

19/06/2020 20:39:38 Rubinho Mazzaro

Nao existe...

19/06/2020 19:48:38 João Luis Gemelli

Toda hora querendo manchar a bela história do maior clube de futebol do Brasil, seja com alcunhas pejorativas idiotas ou interpretações enfadonhas, parece até com um certo poder judiciário de um certo país, escrevendo narrativas e interpretações para fazer defender o seu proprio ponto de vista e interesses. É o que acontece quando não há o que falar de algo ou de alguém mas se quer atacar, inventam-se teses mirabolantes tentando a desqualificação. O pior é que a ADM do SPFC nos ultimos anos caiu nessas cascas de banana, deu ouvidos a idiotices sem sentido, deixou a organização de lado e pôs nosso tricolor num lugar que não é o seu. Tomara que isso seja passageiro e logo vejamos esse clube voltar as glórias e ao seu futebol que foi capaz de encantar o mundo com mestre tele derrubando Barcelona e outros gigantes europeus....

19/06/2020 19:38:17 João Luis Gemelli

É simplesmente ridículo alguém querer discutir isso quando no regulamento estava taxativamente descrito: "No campeonato paulista de 1990 não haverá descenso" será que não sabem ler? Absurdo daí quererem dizer que uma parte da 1ª divisão representava uma 2ª divisão porque não haviam se classificado para outra fase, seria a mesma coisa que na fórmula de hoje caso i regulamento não previsse rebaixamento, quem caísse nas oitavas ou quartas de final fosse considerado rebaixado. Absurdo!

19/06/2020 18:45:21 Jardel Almeida

Kkkkk time foi rebaixado em 1990 kkk e ganhou o título paulista 1991 ano seguinte.Vai se fuder seus rivais do caralho spfc nunca foi rebaixado de campeonato nenhum.Para os rivais uma zuada gaivotas seri b do brasileirão e rebaixado do paulistao 2020 kkk, para o palmeiras seri b do brasileirão kkkk e nunca vai ser campeão mundial kkkkkkkkkkkkkkkk

19/06/2020 18:02:05 Marcio L. Tarricone

Simples, so ier o regulamento!!! Rebaixamento é com o vizinho!!!

19/06/2020 17:46:23 João Vitor

Nós não caimos em 90 isso é fato, os antis piram tentando nos preujudicar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Libertadores

    Qui - 21:00 - Monumental Banco Pichincha -
    Barcelona SC
    Barcelona SC
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Dom - 18:30 - Antônio Accioly
    https://media.api-sports.io/football/teams/144.png
    Atletico Goianiense
    0 3
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade