publicidade

Afastados pela FPF, veja quais as punições que o trio de arbitragem de São Paulo x Novorizontino podem enfrentar

Arbitragem foi afastada pela Federação ontem após errar na partida do tricolor

O último jogo do São Paulo não teve um destaque individual de nenhum dos clubes. Apesar de ser uma das melhores partidas do tricolor sob o comando de Fernando Diniz, o time do Morumbi não conseguiu sair com a vitória devido a uma arbitragem desastrosa do árbitro Flávio Roberto Mineiro Ribeiro e de seus auxiliares. Depois do jogo, muitos torcedores foram atrás das redes sociais do juiz da partida para reclamar da sua arbitragem. Já alguns jogadores, cientes da inexperiência do juiz, mantiveram a cabeça durante e pós a partida. Alexandre Pato até lamentou as críticas ao juiz, dizendo que aquilo poderia ''acabar com o sonho'' de Flávio. Ontem, a Federação Paulista de Futebol decidiu afastar os árbitros da partida entre São Paulo x Novorizontino. Mas quais as penalidades que podem acontecer com a arbitragem?



LEIA TAMBÉM: Jucilei abre mão de R$ 2 milhões para rescindir com o São Paulo

Em 2005, a Federação Paulista de Futebol criou a Ouvidoria da Arbitragem que tem como objetivo acompanhar a conduta dos árbitros e assistentes. O departamento é mediador na comunicação entre a entidade e os clubes e tem a função de receber as denúncias e reclamações a respeito da performance da arbitragem nas partidas dos campeonatos paulistas.

O ouvidor recebe os dirigentes dos clubes que participam de competições organizadas pela FPF e observa os vídeos e os relatórios técnicos dos jogos em que há algum lance duvidoso, prejudicial a uma equipe ou com uma possível interferência no resultado da partida. Em seguida é encaminhado um ofício aos presidentes das equipes, com a análise de todos os lances em questão. Para a Comissão de Arbitragem, a Ouvidoria faz uma indicação quanto a performance do árbitro ou assistente, para que ela avalie o grau de deficiência constatada e seja capaz de puní-lo com a devida justiça.

As punições vão do afastamento temporário do quadro de arbitragem à participação em programas de reciclagem na Escola de Árbitros, como forma de reeducação e aprimoramento da qualidade técnica e disciplinar.

Como não existe uma arbitragem perfeita, os erros dentro de campo são muito comuns e os próprios árbitros entram em contato com a Ouvidoria para discutir sobre a performance nas partidas e se as decisões foram corretas em determinadas situações. É papel do ouvidor, sempre que necessário, orientar os árbitros a respeito das deficiências e erros mais agudos, quando identificados no decorrer das competições.

Relembre os lances errados:



Pênalti em Vitor Bueno



Impedimento mal marcado em Pato



Impedimento mal marcado em Pato



Toque de mão não marcado dentro da área



O trio de arbitragem deve ter mais uma chance em apitar jogos de times da Série A ou apenas divisão inferiores?

LEIA TAMBÉM: [COMENTE]: O São Paulo fez certo em reintegrar Tréllez no elenco?

São Paulo, arbitragem, punição, paulistão

VEJA TAMBÉM
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo
- REFORÇO DE PESO! São Paulo busca assinatura de craque argentino para 2025


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 19 4

Comentários (11)
05/02/2020 22:45:43 Tiago Felippe

O Juiz foi muito mala, se achou superior até mesmo aos seus assistentes que tentaram dizer pra ele que o segundo gol do Pato foi legitimo, o artbitro não quis ouvir...foi muito arrogante tbm na maneira que tratou os jogadores...deve ser punido com firmeza para qye sirva de exemplo.

05/02/2020 16:00:02 Benedicto marcos f Ff

Cabe uma análise mais acurada da Federação para se apurar se os erros girsm por deficiência técnica ou má-fé.Se ocorreu esta última hipótese deve ser banido do futebol;no primeiro caso o árbitro em questão deve passar por reciclagem e numa reincidência de erros ser demitido.

05/02/2020 15:59:48 joão carlos encarnação

Os auxiliares devem ser de categoria superior não da mesma linhagem do árbitro

05/02/2020 15:57:31 joão carlos encarnação

Quando o árbitro, ainda tem pouca experiência

05/02/2020 15:51:54 Fellix Rocha Edilson

Essa punição é só para inglês ver , os lixos dos irmaos oliveira sempre operou a favor dos gambá e esse lixo chamado de federação Cúritiana de futebol nunca fez nada e qto a esse idiota aorendiz que operou o Tricolor nao vai aconyecer nada, o São Paulo perdeu os dois po tos e agora tem que correr atras para compensar

05/02/2020 15:44:12 Antonio Ferreira

Ronny na varzea não tem arbitros menhor que esse

05/02/2020 15:23:12 Beto Braga

Estranho é o mesmo juiz estar escalado para 3 jogos seguidos do Novorizontino...

05/02/2020 14:45:43 Sergio Gandini

Errar é normal, persistir no erro é desconhecimento, este juiz errou por quatro vezes junto com os auxiliares. Isto acontece somente com o São Paulo.

05/02/2020 14:16:34 Falbanez Chaves

Da varzea não, aqui ele não tem o respaldo da PM não se ele fizer merda, para apitar na várzea tem que ser bom, se não for a reciclagem é na hora do jogo kk

05/02/2020 14:03:17 Ronny Oliver

Esse juiz deveria apitar jogos da várzea...arbitragem terrível.

05/02/2020 13:23:40 Marcos Lemos

O maior erro é da fpf em colocar juízes e bandeirinhas inexperientes, quanto a punição, tem que ser SIM, reciclados e voltarem quando estiverem aptos

05/02/2020 13:12:43 Raimundo Pereira

Reciclagem este ano inteiro jogos so o ano que vem.pode ate colocar ele pra trabalhar durante as partidas como observado

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.