Uma pergunta meio capciosa, mas bastante interessante de se questionar. Qual é os três maiores treinadores da história do tricolor paulista? O arquibancada tricolor lançou a brincadeira em seu twitter e nós do SPFC.NET queremos saber de você torcedor são-paulino, qual o seu ranking de técnicos do São Paulo?
Na sua opinião, quais os 3 melhores técnicos da história do São Paulo? ???? pic.twitter.com/f3ohb8fPf1
— ArquibancadaTricolor (@arqtricolor) February 26, 2020
Telê Santana. É o nome que todos logo relacionam a qualquer lista dos melhores técnicos da história do São Paulo. Também pudera, não há como dissociar o nome do grande técnico das maiores vitórias e conquistas do clube. Foram 10 títulos oficiais e outros 11 torneios amistosos vencidos por Telê no Tricolor. Com 411 jogos no comando do São Paulo, Telê tem uma média de conquista de um título oficial a cada 40 jogos, praticamente. Se considerarmos então as competições amistosas (até por que nesses 411 jogos são consideradas partidas desse tipo), a média se torna absolutamente espantosa: um título a cada 20 jogos!
Muricy Ramalho, o segundo colocado na lista de treinadores com maiores títulos, possui além dos cinco títulos oficiais( Conmebol 1994, Master Conmebol 1996 e o tri brasileiro em 2006,2007 e 2008), outro cinco títulos de torneios amistosos: Aniversário de Ribeirão Preto (1995), Torneio Rei Dadá (1995), Copa dos Campeões Mundiais (1996), Troféu Cerveja Cristal (1996) e Taça Clubes Irmãos (1997). A média de títulos por partida de Muricy é de uma conquista a cada 77 jogos (ou 38, considerando os torneios não-oficiais).
Vicente Feola, técnico que mais vezes dirigiu o time até hoje, começou a carreira no Tricolor em 1937, vindo do CA Estudantes de São Paulo. Foi campeão paulista de 1948 e 1949. Se tornou dirigente do clube posteriormente, mas volta e meia reassumia o cargo técnico, chegando, assim, a comandar a seleção brasileira no primeiro título mundial do Brasil, em 1958.
Poy montou uma das melhores defesas do São Paulo em todos os tempos, responsável por uma sequência de 47 jogos invictos em meados da década de 70 (maiores detalhes sobre esse fato em uma futura matéria). Muricy Ramalho, no Brasileirão de 2007, por alguns jogos superou os indíces daquele sistema defensivo do técnico argentino e, de modo geral, Muricy ainda possui uma excelente marca na competição.
Emerson Leão foi campeão paulista de 2005 com somente uma derrota. O desempenho do técnico no estádio se manteve regular nas outras competições que disputou (a maior parte das partidas foram do Campeonato Paulista). Suas únicas duas derrotas no estádio foram para a Ponte Preta, em 2005, quando o campeonato já estava decidido, e para o Santos, em 2012.
Os técnicos que mais jogos comandaram o São Paulo
1º Vicente Feola
2º José Poy
3º Telê Santana
4º Muricy Ramalho
5º Cilinho
6º Joreca
7º Rubens Minelli
8º Carlos Alberto Silva
9º Osvaldo Brandão
10º Paulo César Carpegiani
Os técnicos que comandaram o São Paulo em mais jogos competitivos
1º Muricy Ramalho
2º José Poy
3º Telê Santana
4º Vicente Feola
5º Cilinho
6º Rubens Minelli
7º Carlos Alberto Silva
8º Paulo César Carpegiani
9º Osvaldo Brandão
10º Nelsinho Baptista
Os técnicos que mais vezes comandaram o time no Campeonato Brasileiro
1º José Poy
2º Muricy Ramalho
3º Telê Santana
4º Cilinho
5º Paulo Autuori
6º Carlos Alberto Silva
7º Paulo César Carpegiani
8º Ricardo Gomes
9º Rubens Minelli
9º Nelsinho Baptista
Como fica o seu ranking, torcedor?
São Paulo, técnico, ranking, melhores
VEJA TAMBÉM
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo
- REFORÇO DE PESO! São Paulo busca assinatura de craque argentino para 2025