publicidade

Entenda o grande problema do orçamento de um clube de futebol

Suponha que determinado clube (serve qualquer grande clube brasileiro, por ex.) tenha despesas durante um ano que chegam a 400 milhões de reais. Neste valor, estão incluídos salários de jogadores, contratações de reforços, manutenção de estádio, reformas, piscinas, etc. Nesse total, uma parte é apenas para pagar os juros de dívidas que existem, ou seja, nenhuma dívida nova é feita, mas é preciso rolar a dívida que já havia no ano anterior. OK.
De um ano para outro, o clube define de onde vai tirar dinheiro para cobrir esses 400 milhões. Nesse valor, estão incluídos grana da televisão, patrocínios, venda de camisas, venda de ingressos, aluguéis do estádio para shows, mensalidade dos associados...e venda de jogadores (direitos federativos, passes).De todos esses valores, alguns são "garantidos" (grana da TV, por ex.) e outros, não. Você estima que irá receber, mas não tem certeza. O GRANDE PROBLEMA está aí. Dos 400 milhões, muitos clubes brasileiros preveem que conseguirão, todo ano, 150 milhões com venda de jogadores. Tal valor é totalmente incerto. Pode vender 100, pode vender 50, e pode vender zero.
Então, o clube depende demais da venda de atletas. Todo ano que o clube não conseguir vender 150 milhões em passes de atletas, ele precisará compensar isso em outras áreas. Mas essa compensação é muito difícil. Um excelente patrocínio de camisa rende 20 milhões por ano. Não tem como ser muito mais que isso. Se vender muito ingresso, digamos, salta de 20 milhões para 30 milhões. Naming rights? Uns 10 milhões por ano, no máximo. Não tem jeito. É uma questão matemática. Vender 150 milhões todo ano é vender 2 Anthonys todo ano. Qual clube consegue isso?
Enquanto qualquer clube depender tanto de venda de jogadores para sobreviver, vai todo ano correr atrás do prejuízo. Ou baixa as despesas, ou arruma outra fonte de renda. Não tem segredo, nem mistério.
Avalie: 2 0

Comentários (2)

ouro
29/04/2022 14:49:10 Tricolaço7

Isso é parte do problema.

Não contratar novas amebas ajuda. Olha o problema que o Orejuela se tornou. Volpi tbm. Já teve que se livrar de Pablo, Vitor Bueno, Hernanes, Daniel Alves...

Parar de fazer essas mutretas com empresários. Recebe o jogador meia boca de graça e paga sabe-se lá quando. É nessas que o SP está devendo 65 milhões só para dois empresários (André Cury e Giuliano Bertolluci)...

prata
29/04/2022 12:39:18 Junior-SPFC-83

Baixar despesas não é simples.
Os maiores gastos são com jogadores, os bons ganham bem, os ruins ganham poucos.
Se vc investe no ruim e barato não ganha títulos, os grandes patrocinadores torcem o nariz, ou vc acha que preferem ver o nome estampado na camisa do Messi ou do Igor Gomes?
Uma coisa puxa a outra, chegou nesse nível que a divida é impagável e a única solução é a SAF, ou um grande patrocinador como a CREFISA, que investiria no elenco enquanto o clube pagava as dividas com recursos próprios.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

Carregar mais Noticias