Jejum 1995 - 2005
Fala nação!
Quem tem 35 anos ou mais (como eu) lembra do incômodo jejum de títulos que vivenciamos, no período entre 1995 e 2005.
Vínhamos dos gloriosos anos de 1991 (Título Brasileiro e Paulista), 1992 (Libertadores, Mundial e Paulista), 1993 (Libertadores, Mundial, Supercopa e Recopa), 1994 (Recopa, Conmebol e vice da Libertadores), e a partir de 1995 nos vimos meio sem rumo.
A partir daí vieram muitas modificações no time, comissão técnica e de repente fomos ficando estagnados e vivendo apenas de lampejos de protagonismo, como o título Paulista de 1998 com o retorno do Raí, e mesmo com ótimos jogadores como França, Dodô, Denilson entre outros, o nosso time não produzia o que se esperava...
Qualquer semelhança com o momento atual, não é mera coincidência. Vejo muitas características semelhantes, como por exemplo a melhora momentânea de adversários, vide o Palmeiras/Parmalat de 1994, e Corinthians/MSI de 2004 com o Palmeiras/Crefisa e Flamengo atual.
Existe também internamente uma troca de gerações tanto dentro como fora de campo, que precisam de algum tempo pra engrenar. Quando vemos o Rogério com as mãos na cabeça, fazendo previsões desanimadoras para os próximos anos, temos que levar em consideração que ele vivenciou praticamente todos esses momentos dentro do São Paulo.
Os mais novos lembram do ano de 2004 quando uma "limpa" foi feita no elenco e chegaram jogadores que rapidamente formaram um time campeão a partir do ano seguinte.
No momento vejo que a salvação da lavoura seria vender as "joias de cotia" e arrecadar o máximo de dinheiro possível para contratar jogadores mais experientes, e quando digo experientes, não me refiro a medalhões retornando da Europa em fim de carreira. Precisamos de jogadores com idade entre 24 e 28 anos, e que sejam escolhidos com critérios técnicos, porque ao que parece ultimamente o único critério utilizado foi o da comissão entre as partes.
Vamos lá gente, sem desânimo, passando raiva e apoiando porque uma hora essa fase tem que passar!!!
Abraços!
- Crespo admite cenário difícil, mas aposta na recuperação de Alisson
- Mercado da bola do São Paulo por um novo Camisa 10! Crespo já pediu e Massis vai buscar!!
- Cabe no Tricolor? São Paulo tentou a contratação de Gustavo Scarpa, do Atlético-MG
- São Paulo rescinde contrato com fornecedora de alimentos após investigações do MP
Outros tempos mano!
Futebol se modernizou demais, os clubes vitoriosos hoje tem caixa, boa receita e acima de tudo administração.
Nessa época que vc comentou eu tb vivi e vi, os momentos dos clubes que formavam bons times duravam pouco tempo.
Isso qdo, os clubes não se endividavam montando elencos milionários com Edmundo e Romário sem retorno algum, as dividas nessa época eram jogadas para baixo do tapete.
Tinha o famoso finge que pagam eu finjo que jogo, ou seja, nada era tão profissional qto hoje!
Agora o futebol se modernizou, precisa ser exemplo, ter exemplos, dentro e fora de campo, transparência nas contas e etc...
Por isso clubes médios que vem se organizando conseguiram ultrapassar os grandes clubes do Brasil.
E assim deverá continuar nas próximas décadas, o SPFC precisa acordar, do contrário não vai ter mais como encaixar bons elencos com boas peças somente, futebol hoje em dia também tem uma dependência mto grande extra campo.
Teve 2 paulistinhas que na época era importante, rio x SP que era inédito, grandes times que deram azar mas sempre chegavam nas fases decisivas do brasileiro, final de copa do Brasil, semi de libertadores... O TIMINHO de hj com esse monte de lombriga BIJUTERIAS de Cotia não chega em nada! Estamos involuindo e diminuindo de tamanho!!
Vai falar isso aí lá pros vascaínos, botafoguenses, cruzeirenses...
2021 está sendo bem similar a 1998. O time gastou caro com a volta do Raí, e acharam que o elenco era bom porque ganhou o paulistinha.
Como resultado só não foi rebaixado porque tinha outros times piores. O tricolor chegou a perder 4 partidas seguidas na reta final.
A lição tava ali o passado, que paulistinha não é parametro pra nada. Infelizmente nada foi aprendido.
Não foi um jejum, nesse período vencemos alguns títulos de menor importância como Torneio SP e campeonatos estaduais, foi um jejum de títulos importantes como Campeonato Brasileiro e Libertadores, que ficamos 10 anos sem disputar. Mas mesmo nesse período tivemos bons times que brigaram por títulos, mas na hora H perdia, como a Copa do Brasil de 2000 e a eliminação no Brasileiro de 2002, que tivemos a melhor campanha da primeira fase, lembrando que nessa época eram poucos clubes que se classificavam para a Libertadores, não é essa moleza que é hoje.
Penso um pouco diferente, apesar de não termos vencido poucos times da época eram tão pipocões como o de agora, por exemplo os de 95 e 96 eram de fato fracos, Valdir Bigode, Almir, Sandoval, Guilherme, Donizetti, Ailton, Anderson Lima, Sorlei e Pedro Luiz realmente podia muito bem integrar o elenco atual e fazer a mesma campanha, já o dos anos seguintes apesar de alguns jogadores tenebrosos como Luiz Carlos, Paulão, Bordon, Luizinho Neto, Lino, Luiz Paulo o ET, Dill,Régis e Amelli só pra lembrar alguns do período, era muito competitivo e qdo perdeu não passou vergonha.
Eu discordo um pouco de quem tenta relativizar essa crise que estamos vivendo, só porque já vivemos outras no passado. Eu acho que essa é a pior, por conta das perspectivas. Como o colega disse abaixo, o futebol brasileiro está afunilando por conta dos investimentos altos. Já há clubes que deixaram de ser associações privadas e o (s) primeiro (s) grande (s) que seguirem esse caminho tem chance de se destacarem e desprenderem do resto. Aí vai ser ainda mais difícil recuperar. Então essa fase horrorosa só vai passar se o clube enxergar essa mudança que está ocorrendo. Esse conselheiros caquéticos vão perceber isso?
É isso cara, tem os modinhas pão com ovo que começaram a torcer depois de 2005 e aí ficam de chilique pq não ganha mais nada k os clubes no Brasil vivem de momento... e tem que aproveitar
Outro detalhe importante que vejo atualmente, é que anteriormente os clubes menores negociavam seus melhores jogadores com os grandes clubes brasileiros, e hoje com os garotos saindo antes dos 20 anos diretamente pra Europa, esse ciclo vem sendo interrompido, e no fim das contas resta somente a base para alimentar o time principal..
Realmente houve um jejum nesse período porém sempre estavamos disputando e sendo um dos favoritos aos títulos, por exemplo era muito dificil ficar de fora da libertadores e naquela época quem disputava libertadores não jogava na copa do Brasil. Ganhamos o extinto Rio São Paulo onde houve a revelação do Kaká com o Vadão, também ganhamos o paulista e disputamos finais de brasileiro ainda quando era mata mata.
Pra mim o pior jejum está sendo esse depois do tri brasileiro, o time não disputa mais, chegou a uma semi final de libertadores mas muito na sorte, levou uma sulamericana também. Realmente houve uma péssima administração mas o que eu penso que também influenciou muito foi esse nivelamento do futebol. Hoje não é surpresa se o lanterna ganhar do líder do campeonato. O São Paulo sempre teve resultados bons quando contratou destaque dos outros times, mas isso acabou pois os contratados chegam aqui e não rendem o esperado. E esse campeonato enxuto com apenas 20 times é difícil para qualquer equipe que não tenha um plantel decente. E agora com essa crise financeira o negócio desandou de vez. Se gastou um caminhão de dinheiro em jogadores de grife, não jogaram nada e deixaram o clube a ver navios, fora as outras cagadas que todos sabem.
Eu acho que dessa vez vai ser um pouco mais difícil de se reerguer, são outras épocas, a questão financeira está pesando cada vez mais nos clubes
Acredito que aqueles clubes que não se modernizarem e arrumarem grandes parceiros financeiros igual o Atlético MG e o Palmeiras fizeram, infelizmente ficarão muito para trás e serão coadjuvantes. Esse é o caminho que o São Paulo está percorrendo.
Notícias
BOMBA: Auditoria expõe gastos ABSURDOS de Casares no cartão corporativo do São Paulo!
São Paulo x Primavera: onde assistir
Crespo admite cenário difícil, mas aposta na recuperação de Alisson
Após 9 meses, Calleri reage e vira trunfo do São Paulo
São Paulo encara o Primavera com vaga nas quartas em jogo
Crespo convoca a torcida do São Paulo para apoiar no Paulistão: presença fundamental
Oscar e São Paulo: Últimos passos para a rescisão e possível aposentadoria do meia
Massis presenteia Ancelotti com camisa do São Paulo durante reunião na CBF
Desfalque de craque? Luciano é dúvida no São Paulo após sair de campo com dores em clássico!
Crise nos Bastidores: Fornecedora de alimentos rebate São Paulo e ameaça processo por rescisão
São Paulo inicia preparativos para duelo decisivo contra o Primavera no Campeonato Paulista
Lesão seria? São Paulo atualiza situação de Luciano após deixar clássico com dores!
Mercado da bola do São Paulo por um novo Camisa 10! Crespo já pediu e Massis vai buscar!!
Carrasco dos rivais! Calleri alcança marca histórica em clássicos e assume liderança no São Paulo
Cabe no Tricolor? São Paulo tentou a contratação de Gustavo Scarpa, do Atlético-MG
RESCINDIU CONTRATO: São Paulo rompe contrato após identificar saques irregulares em serviços do clube
Calleri marca no clássico e amplia números contra rivais
Técnico avalia empate e liga alerta para possível lesão
São Paulo rescinde contrato com fornecedora de alimentos após investigações do MP
Calleri encerra jejum em clássico e salva o São Paulo
QUEM FOI BEM E QUEM FOI MAL? Saiba os destaques da partida de ontem pelo São Paulo!
Crespo vê Lucas e Calleri liderarem reação do São Paulo
Lucas Moura evolui, mas ainda busca espaço no São Paulo
São Paulo cai de rendimento e empata com o Santos na Vila
O Programa de Afiliados da TEMU: Um Guia Completo para Aumentar sua Renda e o Engajamento dos Usuários
Crespo condiciona retorno de Alisson ao desempenho nos treinos
Crespo valoriza empate, mas vê São Paulo superior na Vila
Calleri celebra retorno e expressa sua satisfação após voltar a marcar
Luciano sente a coxa e vira dúvida no São Paulo
EMPATE NA VILA?! São Paulo reage no SanSão, cresce no segundo tempo e soma ponto fora