Jogar pra frente e com agressividade é arriscado e poucos entendem isso
Devido a vinda de vários treinadores estrangeiros para o País recentemente, está havendo uma onda agora (até no youtube mesmo) de analistas táticos do futebol. Isso está sendo muito bom e confesso que estou lendo e estudando um pouco do assunto.
A visão da torcida é puramente "resultadista" se eu puder me apropriar das palavras de Diniz, Dome e vários outros tópicos. No entanto, percebam o futebol no Brasil está mudando profundamente e o São Paulo está no centro disso junto com o Flamengo. Nós vamos colher os frutos dessa nova perspectiva dentro de pouco tempo. Até lá, ainda vamos sofrer um pouco. Tomara que esse ano nós levantemos ao menos uma taça, tenho fé nisso. Porém, é inegável que a "arte de ocupar espaços" é o "novo pensamento" (já aplicado há anos por Cruyff e mais recentemente reeditados por Guardiola) dessa nova geração de técnicos. Diniz não é diferente, ele ainda aplica os conceitos de psicologia a toda essa questão.
Mais do que resultado, como todos já presenciaram, futebol é planejamento e muito trabalho. Demora anos para se colher frutos. Anos com frustração de ver o time amargando derrotas ridículas. Vendo análises hoje do time do Flamengo, vários especialistas pontuam q eles estão com os mesmos problemas que nós. Tomaram um caminhão de gols em poucos jogos e tb fizeram outra tonelada. Sinal de q esse novo conceito ainda não foi totalmente adaptado aos jogadores brasileiros e menos ainda aos torcedores ávidos por resultados e títulos apenas.
- Sem gastar, São Paulo articula troca com River por Enzo Díaz e Gonzalo Tapia
- Craque no Tricolor? Aboubakar mira o Brasil para 2026 e São Paulo monitora situação do atacante
- Novo craque: Joia de Cotia estreia no time principal em triunfo do São Paulo sobre o Internacional
- Após crise e debandada na diretoria, São Paulo reage, vence e encosta no G8
Jogar para frente é diferente de amontoar jogadores na frente, deixar a defesa toda aberta e ficar só chuveirando bola na área. Isso não é ser ofensivo.É ser retardado.
O Osório jogava para frente e era mais organizado na defesa que esse JUMENTO.
O que esse cara faz é enganar os outros e entregar colete para os jogadores. O elenco faz o que quer com esse ***** no comando.
Belo psicólogo o Diniz, o primeiro a deixar o time intranquilo em momentos de crise colocando ou um monte de atacantes ou um monte de defensores...se um dia precisar de psicólogo jamais me consultarei com ele k....
Enquanto ele não ganhar um título ou der algum padrão de jogo pro time, continuará sendo o que sempre foi FRACO.
Porra, então a hora que o Diniz ganhar o primeiro título dele vai ser fenomenal. *** ensa? 11 anos de uma carreira até agora patética trabalhando forte o conceito de toquinho pra trás, goleiro líbero e gol que sai sem nada do que ele diz que acredita. A combinação perfeita, o time que não ganha nada desde 2012 com o treinador que nunca ganhou nada desde 2009.
O Bayern que se cuide que tamo chegando dentro de 3 ou 4 anos.
Esquecem-se do AUDAX de 2016, que eliminou Corinthians, e quase foi campeão contra o Santos na final, jogando um futebol de encher os olhos, e que na época todo mundo ficou admirado, tecendo Elogios, era do próprio Diniz.
Será culpa mesmo só do Técnico ou aquele elenco era melhor que o São Paulo de hoje ?
K mano não adianta os cara é fã do Diniz ..
Jogou como nunca e perdeu como sempre.
O São Paulo não é a Portuguesa de Desportos.
Esse treinador precisa provar seu valor em outro clube de preferencia.
Jogar pra frente com agressividade levando poucos gols é totalmente possível
O Flamengo de 2019 amassava os adversários, empilhava chances de gol, marcava gols em praticamente todos os times e a defesa pouco sofria lá atrás, tanto é que o JJ saiu do clube com mais títulos do que derrotas
Não tem como comparar o time principal e elenco deles com o nosso. O elenco deles está ainda mais forte esse ano.
Calma cara, aliás, pra você, ele é o melhor técnico que podemos ter, então tá tudo certo pô, média de 1 vexame pra cada jogo bom, o homem tá voando!!!
Nunca vi o Barcelona na sua boa época levar 2 ou 3 gols por jogo de time pequeno, acho que o Diniz faz sim parte dessa mudança no futebol, no entanto acho ele muito extremista, não há equilíbrio na defesa, por isso não passa em mata mata. Hoje o São Paulo joga um futebol até atraente, admito... Mas o time não é confiável.
Enquanto a torcida não parar de colocar nas costas do treinador atual ( seja ele qual for ) o peso de uma década sem títulos , vamos continuar na fila .
Temos que analisar jogo a jogo , e esse jogo foi uma fatalidade , coisas do futebol , Diniz não tem culpa nenhuma , muito pelo contrário , se fosse outro treinador morreria quando tomamos 2 a 1 .
Malandro, você não cansa de passar pano para o Diniz? Ainda quer meter análise do Flamengo no meio? Flamengo não perdia a 12 jogos. 12 JOGOS. E mesmo assim a torcida não está satisfeita com o trabalho do cara. Luxemburgo ficou invicto um tempão, mesmo assim é contestado.
Só no SPFC mesmo que treinador é saco de pancada e leva um vexame por mês e ainda assim é endeusado.
Vai entender. A falta de título não nos fez impacientes. O que nos faz impacientes é um técnico que monta um sistema defensivo lixo, tendo os melhores jogadores do Brasil (não que sejam craques, mas para o nível do futebol brasileiro, estão bem acima da média), e fica com desculpinhas esfarrapadas.
Improviso, soberba e desculpas esse é o legado do Diniz em todo time que passou. Diego Costa não é zagueiro...vem falhando td jogo, vai ser o novo R.Caio, bom jogador mas vai se queimar por improviso, os 2 gols que o SP tomou na ARG com ele marcando as costas do adversário na bola aérea foram bisonhos.
Falou tudo, vejo no Diego o mesmo processo que fez um dos volantes mais promissores ser um zagueiro odiado no clube que amava.
Q isso mano, vc queimar o Diego Costa agora é sacanagem. A 3 ou 4 jogos atrás ele servia e era o luganinho, agora é o novo Rodrigo Caio. Essa torcida é demais. Ele é uma criança cara e oq temos no banco é o Lateral Esquerdo Léo, além do palmeirense Arboleda.
Após 2008, o São Paulo abandonou os 3 zagueiros e na maioria dos anos tentou jogar aberto e a média de gols sofridos aumentou. O São Paulo deixou de ganhar o título em 2009 por sofrer muitos gols. Em 2014, ficou longe da disputa por título com o Cruzeiro, por também sofrer muitos gols.
Conquistou título em 2012 com Paulo Miranda improvisado na lateral-direita. Em 2012, a média de gols sofridos foi próxima a de 2008.
Treinadores adeptos a essa ofensividade: Dorival, Osório, Diniz, Jardine, Ceni, Cuca... Nenhum deles obtiveram grande êxito no São Paulo.
"chamou o adversário para dentro da área no momento errado" ele também disse em entrevista que essa saída de bola é para "atrair o adversário fazendo com que suas linhas se quebrem e a gente possa sair com a bola com qualidade". O time faz isso toda hora e não foi uma melhor teria feito pelo menos 4 gols no primeiro tempo devido as perdas de bola por causa dessa estratégia.
Não no último lance do jogo né? Por favor, o cara tb não é estúpido de ver um jogo em q a gente pariu esse quarto gol e chamar o adversário pra dentro da área. Ele já sabia q o time do Lanús ia chuveirar a bola e colocou os zagueiros, só q o *** do Arboleda e do Tchê tchê ficaram olhando, no último lance do jogo. Te pergunto se com o Lugano em campo essa bola final passava?
"Jogar pra frente e com agressividade é arriscado e poucos entendem isso"
discordo, os gols que vem tomando não é por "faltar defesa" e sim por bobeiras de uma defesa mal treinada. Se fosse bola tomada nas costas até concordaria, mas os gols vem acontecendo mesmo com a defesa estando relativamente povoada. O primeiro e segundo gol de ontem foi bizonhice tremenda. Como ele disse em entrevista "nossa defesa é a posse de bola, enquanto o time tem a bola no pé também estamos nos defendendo", mas e aí quando perde a bola o time fica perdido e não sabe o que fazer, e é isso que estamos vendo. Se houvesse ajuste na defesa daria pra ter um time que ataca bem como também se defenderia bem. Vamos ver daqui pra frente se corrige isso.
Erro de passe não é, desta forma, um erro necessariamente tático, mas sim técnico individual. Você pode até dizer q se não tem aproximação isso pode forçar o erro, mas aí é erro na movimentação, oq não falta no São Paulo. Os 3 gols tomados ontem, o primeiro um erro individual claro. O segundo 3 jogadores do Lanús estavam sozinhos na área, sem marcação, a zaga completamente perdida. O terceiro, mais irritante se vê claramente o Tchê Tchê olhando pra bola enquanto o Orsini está livre na pequena área praticamente. Os erros de ontem foram muito mais por displicência e falta de concentração do q erros táticos...
Não concordo q seja defesa mal treinada, acho q o problema é ainda pior, acho q é defeito de formação na base mesmo. Aquela bola do Tchê Tchê recuada de cabeça para o meio do campo é erro primário, coisa de base, não se corrige com treinamento. Tchê Tchê tem q passar o resto da vida treinando isso para aprender...Os jogadores são treinados para ocupar os espaços e na hora q estão com a bola isso é bem claro, mas na fase defensiva o time faz uma partida boa e outra péssima. Existe uma inconstância defensiva, em q os jogadores da defesa estão cometendo erros individuais constantemente. Eu entendo q o sair jogando de trás não é o costume q eles tiveram nas categorias de base, então isso é novidade e daí vem a dificuldade. Postei recentemente uma estatística aqui que os caras q mais erram passes nesse time são Diego Costa, Igor Gomes, Gabriel Sara, Reinaldo e Tiago Volpi. Isto é, dos 5 q mais erra passes no time, 3 jogam na defesa. Em outras palavras, estamos errando passes na nossa defesa e proporcionando situações de ataque vantajosas para os adversários.
Você, assim como boa parte da mídia, ainda está em 2010.
A era Guardiola já passou e a ocupação de espaços já foi refutada, nem mesmo o próprio Guardiola segue aquele estilo dele de 2010.
O foco do futebol europeu moderno é TEMPO. Ou seja, intensidade, esmagar o adversário sem dar a ele a chance de respirar, esse é o estilo do Klopp.
Os times mais "modernos" do Brasil são o Atl MG do Sampaoli e o Inter do Coudet.
Mas futebol é um esporte complexo, e também é possível vencer times intensos tomando controle do tempo, o melhor exemplo foi o Flamengo de 2019.
O Diniz tem um pouco desse estilo, mas ele é muito dogmático e falha na hora de acelerar o jogo, ao contrário de alguém como o Jorge Jesus.
Já o Flamengo tenta jogar numa cópia do jogo de posição que o Guardiola faz hoje, que é um estilo muito diferente do Diniz, embora também ofensivo.
k......amigo, vc não viu o Bayer jogar contra o Barcelona não? Que mundo vc vive? A era da ocupação de espaços não passou, ela simplesmente mudou de lado. O Bayern de hj é o Barcelona de 2010. Pq o Barcelona não consegue repetir aquele time? Pq o cérebro do time o centro do Time chama-se Xavi. É por isso q o Daniel quer jogar de meia hj, por saber exatamente oq fazia o Xavi. Xavi era o maior Gênio daquele time, tal qual Zidane era para França e Real Madrid. Olha o Bayern hj e tenta perceber quem é q faz a bola andar, quem é q acelera e retarda o jogo a hora q quer. Quem q enxerga as movimentações no campo de dentro do campo. Se vc alguma vez já jogou de meia no campo vc deve entender disso. Hj o jogo é muito intenso e físico, por isso aquele terço do campo onde joga o Messi é muito disputado, então o Barcelona tinha 3 peças fundamentais para destruir qlq time 1 - Xavi, 2 - Messi e 3 - Iniesta. Messi e Iniesta puxavam toda a marcação e davam tempo para o Xavi pensar o jogo, 99% das bolas daquele Barça passavam pelos pés de Xavi. Messi, gênio tb tinha a capacidade de quebrar as linhas. Isso até hj é mantido na europa, o cara q pensa e o cara q quebra as linhas, além de um camisa 9 pra matar as jogadas na frente. Marcação alta do Bayer e dinamismo na ocupação de espaços.
Respeitar o material humano que se tem é importante, jogar com equilíbrio. O Lanus atuou com 9 atletas feito em casa e venceu.
A teoria é interessante, mas todos querem resultados. Diniz precisa encontrar o equilíbrio , o time sofre muita pressão, muitos lances são salvos, fica muito exposto.
Existem várias maneiras de jogar futebol, mas é preciso ter senso para compreender que um time sem equilíbrio raramente vai ganhar títulos, se resumirá ao romantismo do jogo bonito, esquecendo que existem várias fases no jogo, inclusive o momento de saber se defender e mudar a estratégia para o contra ataque.
Outro ponto é q é difícil colocar culpa no Diniz nos gols q tomamos ontem. Já revi várias vezes os lances e em todos os gols existem MUITAS falhas individuais. Nesse quesito treinador não tem muito oq fazer. Ele não tem material humano, a diretoria não trouxe ninguém além do Luciano. Se o Daniel se machuca não tem como repor, dois laterais direito se machucaram, não temos opção, tem q improvisar Tchê Tchê q entregou dois gols ontem...fica fácil criticar o treinador só pelo resultado, mas analisar as circunstâncias ninguém quer.
Ao q parece, Diniz não fez isso em nenhum momento, porém o 3 gol do Lanús aconteceu justamente qnd ele mudou o sistema de agressivo para contra-ataque, colocando 2 zagueiros, e chamou o adversário para dentro da área no momento errado.
Notícias
Vitória tenta "jeitinho" para negociar Erick após pagar multa e disputa com São Paulo se intensifica
Ídolo do São Paulo dispara contra Abel Ferreira após sorteio polêmico do Brasil na Copa
Saídas à vista? Sete jogadores ameaçam deixar o São Paulo em 2026
São Paulo em compasso de espera: Crespo veta Alan Franco e aguarda decisão de Oscar no Super CT
Reformulação no departamento medico? São Paulo faz faxina e demite 6 funcionários do DM
São Paulo se reapresenta após período de férias e mira preparação para o próximo desafio
Mais craques lesionados? São Paulo divulga situações física de Luciano e Alan Franco
Zagueiro do São Paulo reage às expectativas e projeta decisão da Copa do Brasil Sub-20
Oscar retornando? Craque retorna ao São Paulo após primeira alta, mas futuro segue incerto
Rodriguinho volta aos treinos, mas futuro no São Paulo contra o Vitória ainda é incerto
São Paulo volta a brilhar: vitória convincente por 3 a 0 traz ânimo após o Paulistão
BARCA TRICOLOR: Até sete jogadores podem deixar o São Paulo no fim do ano
São Paulo enfrenta desfalque com Alan Franco, mas Luciano deve brilhar contra o Vitória
De saída! São Paulo decide não manter Dinenno e atacante negocia retorno ao Deportivo Cali
Oscar visita o CT do São Paulo e respira alívio após superar problema cardíaco grave
São Paulo reage em busca do oitavo lugar no Brasileirão e sonha com a Libertadores em jogo decisivo
São Paulo se mobiliza para negociar Cebolinha após sinalizações de saída do Flamengo
Oscar retorna ao CT após desmaio e pode decidir aposentadoria no início de 2026
Oscar visita elenco do São Paulo após susto, e empolgação toma conta do CT tricolor
Sem gastar, São Paulo articula troca com River por Enzo Díaz e Gonzalo Tapia
Luiz Gustavo, do São Paulo, confirma: "Vou seguir em ação até 2026 e ampliar minha carreira"
Maik se destaca no São Paulo e desafia concorrência por vaga de titular no time principal
São Paulo reencontra a vitória com 3 gols de diferença, algo inédito desde o Paulistão
Novo craque: Joia de Cotia estreia no time principal em triunfo do São Paulo sobre o Internacional
Melou: Cebolinha recebe sondagens, mas custo impede investida do São Paulo
Top 5 Jogadores Mais Lucrativos do São Paulo para Apostas de Futebol
São Paulo quer comprar Enzo Díaz e estuda troca com o River envolvendo Galoppo
São Paulo freia busca por medalhão em 2026 e foca em ajustes cirúrgicos em meio a crise financeira
Craque no Tricolor? Aboubakar mira o Brasil para 2026 e São Paulo monitora situação do atacante
Corinthians derruba São Paulo e enfrenta Palmeiras na final do Paulistão Feminino 2023