Ah Chicão, como tú faz falta nesse time do São Paulo
Francisco Jesuíno Avanzi foi um volante de pouca técnica, mas com muita raça e não se intimidava com o adversário. Reza a lenda que o falecido treinador Claudio Coutinho o escalou no jogo contra a Argentina acreditando que tal jogo seria uma guerra e alertou sobre isso.
Horas antes do jogo, Francisco se dirigiu ao campo e olhando ao redor, disse para si mesmo, “dá onde nós vem, nós não tem medo de vocês”. Na primeira entrada no adversário, já levou o primeiro cartão amarelo.
No São Paulo tinha o costume de perguntar para os boleros “quem não quer jogar, fala logo e fica de fora, pois se amarelar em campo, ele ia correr atrás para descer a porrada em quem fez corpo mole”
Francisco faleceu em 08/10/2008 e sua raça simboliza uma época que o São Paulo apesar de poucos títulos no currículo, e muita eliminação em campeonatos importantes, sobrava disposição e vontade para querer vencer qualquer adversário, independentemente da situação adversa, vide a final contra o Atlético MG em 77.
Hoje o São Paulo virou clube de acomodados sem a menor vontade de vencer, mais preocupados com os seus vencimentos, sonhando com copa do mundo e tal, virou um clube de professores pardais de métodos de trabalho duvidoso agregado a sua comissão técnica composta pelos seus filhos ou amigos.
Presidentes de mentalidade soberba, desonestas, inseguros e retrógados em suas ações, acompanhados por dirigentes de futebol inexperientes, precipitados e incapazes de desconciliar o interesse do empresariado com as necessidades do clube.
Ontem vimos o que é o São Paulo nessa última década, time preguiçoso para executar um misero passe, inábil na marcação ao adversário, despretensioso para finalizar ao gol adversário, passando a impressão que o time não treina.
Quando nos deparamos com o trabalho do treinador, parece que o mesmo está jogando uma partida de futebol no Playstation, parece uma sina, todos que passaram pelo clube nessa década se preocuparam mais em inventar escalação do que fazer o básico, parecem que estão querendo revolucionar o futebol e usaram o São Paulo para isso, ninguém treina fundamentos como por exemplo, a execução de um passe, uma triangulação, um cabeceio, uma batida de falta, um penalty ou seja, chutar a bola para o gol tendo somente o goleiro como obstáculo.
Se fomos comparar com qualquer time do futebol europeu, sem citar as potências, os picas, todos eles conseguem fazer o básico em uma partida, o São Paulo não consegue chutar para o gol do time do Ceara, que acabou de subir para a série A.
Qualquer jogador europeu levanta a cabeça e observa a posição de seu companheiro e o seu marcador antes de executar um passe, no São Paulo o cabra passa a bola de qualquer jeito olhando apenas a bola e que se foda se vai dar certo. Lá fora jogadores peso morto como por exemplo o Ganso, é banco, aqui, o sujeito é titular e ninguém pode questionar essa titularidade.
O Telê Santana nunca foi técnico de táticas, sempre fez o básico porque acreditava mais no talento do jogador, por isso sempre focava nos fundamentos “vide o Cafú que não sabia cruzar”,
Posso estar enganado, mas o Telê só passou vexame duas vezes no período que treinou o São Paulo, a primeira contra a Inter de Limeira no Morumbi pelo campeonato paulista (4x1) e outra contra o Palmeiras pelo brasileirão (4x0), detalhe, na época o São Paulo jogava terça, quinta e domingo na mesma semana. Hoje pelo que vejo no futebol brasileiro, o Telê seria imbatível.
Chicão morreu no ano do último título brasileiro conquistado pelo SAMPA, esteve em campo no primeiro campeonato em 77, viu os menudos do Cilinho, a bomba do Careca no gol do Guarani, viu a era de ouro do SAMPA nos mundiais de 92 e 93 e a era Ceni na década passada, imagino o que Chicão pensaria desse São Paulo desta década, sendo humilhado, desrespeitado, por adversários sujos dentro e fora de campo, pela imprensa filha da puta que polemiza com o nome São Paulo Futebol Clube para ganhar alguns pontos no ibope, por dirigentes que não respeita a história do clube e empresários mais seus minions disfarçados de jogadores que se apoderam dos bastidores do clube para fazê-lo de balcão de negócios.
Ninguém respeita o manto sagrado que tú defendeu com sangue e suor, a história que você construiu em uma época que éramos apenas um clube de conquistas regionais. A tua alma faz falta nesse São Paulo de hoje, time preguiçoso sem alma e conformado com o fracasso.
Este ano vai fazer dez anos que o saudoso guerreiro lendário Chicão nos deixou, por coincidência são dez anos de decepção nas competições que o SAMPA participou, com exceção da sulamericana de 2012, mesmo assim tendo a festa final manchada pela palhaçada feita pelo Time do Tigres, é foda ver a falta de comprometimento de jogadores sem a menor condição de vestir a camisa do SAMPA, quando olhamos o passado e vemos que defendeu essa camisa em uma situação pior do que atualmente, ganhando menos, menos torcida “comparado com hoje” e mesmo assim, lutando até o fim em uma época em que a Champions League se chamava Campeonato Brasileiro, devido a qualidade técnica dos times que participavam.
Pois é Chicão, onde quer que tú esteja, agradeço pelo que fez ao clube, por me fazer lembrar que além de ti, tivemos Gerson, Pedro Rocha, Roberto Dias, Serginho Chulapa, Valdir Peres, Mirandinha e outros que iniciaram a mais vitoriosa era futebolística do São Paulo Futebol Clube, depois de uma década de dormência por causa da construção do Morumbi.
Hoje é só lamento e decepção, e não vejo uma luz no final do túnel, espero e que esteja errado e quero estar errado, mas temo que o futuro do São Paulo Futebol Clube seja nebuloso ao ponto de chegarmos ao fundo do poço caindo para série B, falido e sem expectativa de um futuro melhor.
Ah Chicão, como tú faz falta nesse time do São Paulo.
- Crespo manda meio-campista embora do São Paulo; Saiba os bastidores!
- DOMINGO ESPETACULAR: reportagem revela trama secreta envolvendo áudios vendidos por R$ 200 mil
- São Paulo liga alerta após média alta de gols sofridos
- São Paulo descarta acordo formal e blinda Marcos Antônio
Notícias
São Paulo intensifica treinos em busca de vitória contra o Grêmio
Regulamento veta plano do São Paulo de comprar mando de campo da Ponte Preta
"Acabou a bagunça"! Lucas Moura celebra nova gestão e foca na retomada do São Paulo
São Paulo inicia treinos focados na preparação para o confronto decisivo contra o Grêmio
São Paulo foca no Brasileirão após retorno aos treinamentos, com atenção voltada ao desafio contra o Grêmio
Ele mudou o Tricolor! Rafinha lidera mudança no São Paulo com discurso inspirador e novas diretrizes nos bastidores
Salvador do São Paulo! Crespo rasga elogios e fala sobre a importância do Rafael para o Tricolor
Dá para classificar? São Paulo reage no Paulistão e depende apenas de si!
Craques vão renovar? Estrelas do São Paulo entram em seu ultimo ano de contrato; Saiba a situação das renovações
Novo São Paulo? Crespo cria nova filosofia de jogo no São Paulo em apenas um mês e traz grandes resultados
BOMBA: São Paulo monitora destaque de liga europeia e busca camisa 10 para 2026
São Paulo depende só de si para ir às oitavas do Paulistão
Calleri cobra reforços no São Paulo e manda recado direto após vitória: Precisamos contratar!
São Paulo depende só de si: vitória sobre a Ponte garante vaga e decisão promete tensão total
Crespo manda meio-campista embora do São Paulo; Saiba os bastidores!
Cabe no Tricolor? Torcida pede Rollheiser, destaque de rival
DOMINGO ESPETACULAR: reportagem revela trama secreta envolvendo áudios vendidos por R$ 200 mil
São Paulo liga alerta após média alta de gols sofridos
Rafael brilha, São Paulo vence e alivia pressão no Morumbi
São Paulo embala, chega a quatro jogos invicto e reage na temporada
São Paulo supera crise política e retoma foco no campo
São Paulo descarta acordo formal e blinda Marcos Antônio
Calleri decide, exalta Crespo e São Paulo vira sobre o Primavera
Lucas Moura brilha após crise política e vê “fim da bagunça” no São Paulo
São Paulo entra na rodada decisiva: veja o que o Tricolor precisa para garantir vaga no Paulistão
Lucas Ramon estreia com assistência e vira assunto entre torcedores do São Paulo — reforço conquistou sua confiança?
Hernan Crespo destaca atuação de Rafael e afirma: Goleiro de time grande decide jogos
Primavera emite atualização sobre condição de Afonso após incidente no MorumBIS
Calleri decide vitória e manda recado sobre renovação: futuro no São Paulo entra em pauta
Reviravolta no Morumbi: nova gestão e vitórias seguidas transformam o São Paulo