O outro lado do 7x1

O outro lado do 7x1

Hauser.J

Parece até chato lembrar a copa do mundo de 2014, não é mesmo? Mas além do resultado esportivo, há os bastidores que evidenciam ainda mais o sentido moral do 7x1 sofrido na lamentável semifinal contra a Alemanha.
Pois bem, vale a pena voltarmos no tempo no dia 08/06/2014, desembarque dos alemães em Salvador. Naquele dia, alguns disseram que os alemães estavam fazendo média com a cultura e o povo brasileiros, e que na verdade só queriam mesmo aproveitar a moleza das praias baianas. Aliás, esse comportamento é bem típico do povo brasileiro, o popular julgar pela capa.
Já ficou claro desde o primeiro contato com os locais que os alemães sabiam bem separar seu lado ilustre do lado comum, e tratavam a todos com a mesma simplicidade, não precisaram esforçar humildade e tudo mais porque tudo isso já era espontâneo em cada atleta que chegou por aqui.
Enquanto isso, víamos diversos jogadores do Brasil e seu "super técnico'''' praticamente certos de um título fazendo declarações e aparecendo propositalmente em diversos lugares inusitados para dizer algo do tipo "estou chamando todo o povo brasileiro!" Empresas se uniram, reforçaram a ideia e criaram a imagem perfeita da copa, escondendo ou tentando esconder os buracos horríveis que se formaram nos quatro sabáticos anos de preparação que todos aqueles sem poder algum, tiveram de enfrentar e ninguém quis ver.
Do lado alemão, Santa Cruz Cabrália era um lugar que poucos imaginavam que uma seleção tão badalada escolheria ficar. Achava-se que eles escolheriam o Rio de Janeiro e teriam uma certa prioridade, e que se fosse alguma cidade pequena poderia então ser uma cidade com raízes alemãs, maioria no sul do país. Mas eles contrariaram todos e permaneceram por lá durante a copa.
Os jogos foram passando, e pouco a pouco os caminhos de alemães e brasileiros começava a se cruzar. O jogo do Brasil contra o Chile nas oitavas foi uma prévia de que a copa, como toda competição, se ganha com futebol e não com palavras. A Alemanha, igualmente, não teve vida fácil contra os argelinos.
Então chegou a semifinal. Confiantes estavam os brasileiros até o primeiro chute de Marcelo, que nem passou perto. Aquele chute já mostrou o primeiro erro, recorrente na maioria dos brasileiros, Afobação.
Parece que temos a necessidade de mostrar ao adversário que somos imensamente superiores e que estamos jogando em casa e que aqui o bicho pega e tal... ridículo... A calma e a técnica alemãs nos destruíram em poucos minutos. Um gol atrás do outro, e os narradores que já estavam loucos para emocionar os torcedores com gols do Brasil, tiveram de engolir 7 pancadas secas e impiedosas. O gol do Brasil só foi uma amostra de como o adversário prezava pela nossa "honra"..Fim de jogo. Os torcedores não conseguiam esconder a vergonha, não sabiam o que fazer. Alemães em festa, alguns até chorando e reconhecendo o adversário, dando um belo exemplo de humildade e reconhecendo que ainda havia a Argentina, sem o famoso oba-oba verde e amarelo.
Ao Brasil restou a disputa pelo terceiro lugar, e ainda destruído teve de aguentar mais 3 gols da Holanda. Incríveis 10 gols em 2 jogos, e aí jogadores o que acham dessa? É bom falar demais e nada fazer, não é mesmo?
A Alemanha então derrotou a Argentina na grande final e coroou o espírito de competição e em primeiro lugar, humanidade. A despedida germânica foi emocionante, sua ligação com os moradores locais foi tão grande que muitos se tornaram amigos.
O mais legal foi o exemplo de cidadania e solidariedade que a seleção alemã teve, deixando no local em que passaram mais de um mês um legado que jamais será esquecido.
O mais importante dessa história toda até o 7x1 não foi o resultado em si, e nos faz inúmeras questões. O que mudaria se tivéssemos ganho? O que exatamente seria legado do futebol brasileiro e o que uma estrela a mais no peito refletiria positivamente no caos social em que vivemos? Uma satisfação momentânea para chacotear argentino? Premiações e reconhecimento para atletas que muitos nunca viram e nunca verão em suas vidas? Enquanto uns erguem a taça outros erguem o soro pra não cair jogados nos corredores dos hospitais? É isso e outras infinitas questões cabíveis...
O 7x1 não ficará marcado somente como o resultado que você, quando for avó ou avô vai comentar com seu netinho ou netinha, ele está aí. O 7x1 sempre esteve aqui, só foi mostrado por um país numa modalidade esportiva que todos babam e vomitam por cima. Saia de casa e vá ao boteco do seu Cicrano e você verá o 7x1. Fique doente e dependa do SUS e você verá o 7x1. Trabalhe e vá curtir um fim de semana com sua família em lugar que acha seguro e você verá o 7x1. Não sou o dono da verdade, e acho que pra mudar algo precisamos mudar a nós mesmos.
Fazer como os alemães de Cabrália; que nos mostraram que ainda temos uma chance de honrar o que está em nossa bandeira. "Ordem e Progresso"

Avalie esta notícia: 11 3
VEJA TAMBÉM
- BOMBA: Auditoria expõe gastos ABSURDOS de Casares no cartão corporativo do São Paulo!
- São Paulo estuda cláusula para frear investida do Flamengo por Marcos Antônio
- OLHO NELE! São Paulo assina contrato com joia da base e fixa multa astronômica
- VÍDEO: Apuramos essa história de Marcos Antônio no Flamengo! Preferência de compra, São Paulo?
- São Paulo x Primavera: onde assistir




Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Notícias

Próximo jogo - Paulista

Sáb - 20:30 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
Primavera Sp
Primavera Sp
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net