O problema não está na defesa do SPFC.
O problema não está na defesa do SPFC.
Fonte: http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/olhar-cronico-esportivo/post/o-problema-nao-esta-na-defesa-do-sao-paulo.html
“Thiago, pelo amor de Deus, não perca a bola, não perca! Domínio, domínio, muito domínio. Não arrisque, não dê nenhum passe arriscado. Você controla, controla, procura o companheiro e passa fácil... procure dar continuidade ao jogo, para que flua, mas sobretudo não perca a bola. Não arrisque, Thiago, por Deus!”
Essas instruções, aparentemente apelativas e desesperadas, foram dadas em 23 de novembro de 2013, no Westfalenstadion. O segundo tempo de Borussia Dortmund 0x0 Bayern Munique está em andamento. Thiago é Thiago Alcântara e quem dá as instruções com tanta veemência é Pep Guardiola, treinador do Bayern há 5 meses.
Guardiola teme o poderoso contra-ataque do Borussia, conduzido em alta velocidade por Sahin. Na véspera ele foi claro a respeito ao conversar com Javi Martinez, incumbido da marcação sobre o atacante do Borussia Dortmund: “Se você deixa-lo correr, está morto!” E os contra-ataques nascem de um passe errado, de um desarme bem feito, quando o zagueiro ou volante está de frente para o adversário e inicia o contragolpe em posição de vantagem.
O jogo terminou com 3x0 para o Bayern, que ali iniciou, de fato, sua grande arrancada para a fantástica conquista da Liga.
Tanto quanto o São Paulo não é o Bayern e Osorio não é Pep, tampouco o Goiás é o Borussia Dortmund, bem como Erik não é Sahin, mas, não duvido que se for para um bom time europeu possa se revelar talvez até melhor que o turco-alemão do Borussia. Apesar das diferenças enormes, há muitos pontos de semelhança entre esses personagens, especialmente em relação ao jogo de ontem, quando o Goiás, literalmente, acabou com o São Paulo por meio de contra-ataques mortíferos. Fez 3 gols, poderia ter feito outros dois ou três.
O primeiro gol é uma excelente aula do que Pep e Osorio tanto temem. O São Paulo estava todo à frente, com seus zagueiros adiantados, o último deles no círculo do meio-campo, já na parte do Goiás. O ataque perdeu uma bola mal passada e interceptada pela defesa do Goiás. Na sequência, Hudson consegue interceptar a bola, mas ele e Wesley não conseguem o controle e ela é interceptada por Rodrigo e do seu toque ela chega em Felipe Menezes, junto à linha lateral, que toca para Davi na intermediária, que avança, ultrapassa a linha de meio-campo e lança com precisão Erik, que entrava na corrida pelo buraco aberto na esquerda da defesa do São Paulo – Carlinhos estava no ataque e Edson Silva numa tentativa de bloqueio de Davi.
Situações parecidas se repetiram no decorrer da partida e levaram o Goiás à vitória por 3x0. Parece óbvio e é óbvio, mas os problemas do São Paulo nasceram todos em bolas perdidas, em passes mal feitos, em tentativas absurdas de dribles inviáveis, cujo resultado é sempre entregar a bola ao adversário, praticamente de graça.
“Thiago, pelo amor de Deus, não perca a bola, não perca! Domínio, domínio, muito domínio. Não arrisque, não dê nenhum passe arriscado.”
O medo de Guardiola frente ao Borussia foi a síntese da derrota do São Paulo de Osorio frente ao Goiás.
Teve mais, porém.
Do lado do São Paulo outra grande contribuição para a derrota foi a péssima jornada individual de vários jogadores. Se contra o Corinthians o time controlou o jogo e mandou 3 bolas nas traves de Cássio, ontem teve um falso controle, um controle estéril, que em raros momentos resultou em chutes a gol. Faltou penetração. Mesmo assim, Alexandre Pato deixou Centurión duas vezes em excelente condição para marcar e ele mesmo recebeu bola açucarada, já no segundo tempo, sem conseguir marcar.
Osorio: “Para mim não é um problema defensivo, e sim ofensivo. É fácil dizer que a defesa foi mal. Eu acho que existem outros temas mais importantes para debater. Não ter penetração é o maior problema. O fato de os nossos jogadores de ataque, Ricardo (Centurión), Alexandre (Pato) e Michel não ganharem o duelo um contra um contra o adversário.”
Mais Osorio: “Faltou o rigor, a energia e a veemência que mostramos contra Figueirense, Corinthians e Atlético-MG. Pagamos caro por não trabalhar igual.”
Osorio sabe muito bem que precisa de mais tempo e muitos treinos, muito mais treinos do que já conseguiu fazer, para que seu time, com diferentes formações, possa jogar regularmente bem, não importando que seja mandante ou visitante.
Julinho Camargo destacou a atuação de seu goleiro, Renan, e disse que se uma das duas bolas chutadas por Centurión resultasse em gol a história poderia ser diferente (a de Pato foi para fora).
Julinho, ao lado de Roger, entre outros, é parte de uma nova geração de treinadores, um pessoal com maior e melhor preparo para a profissão que os medalhões que vêm tomando conta de nossos grandes clubes há algumas décadas. Eles não se limitam a vivenciar o futebol, pelo contrário. Estudam, fazem cursos, procuram se aprofundar intelectualmente.
Esses treinadores precisam de tempo. Muito tempo e apoio das direções para conseguirem implantar as mudanças necessárias a uma real evolução em nosso futebol. Tudo que não tiveram Aguirre e Fossati no Internacional e Gareca no Palmeiras, bons exemplos recentes de boas tentativas que fracassaram porque as direções dos clubes não tiveram paciência. E, por outro lado, tiveram medo e cederam às críticas de torcedores e sócios.
Torço pelos novos treinadores, pois precisamos de renovação não só de pessoas, como, principalmente, de ideias e práticas.
Cenas a lamentar
Ontem foi mais uma aula do futebol, de como ele é. E o Morumbi, com razoável público de 25.406 pagantes, quase todos são-paulinos, vaiou o time da casa e os torcedores ainda ironizaram gritando “olé” no final.
Pessoalmente, não considero corretas essas atitudes, que em nada contribuem para incentivar o time.
Culminando uma noite ruim, indivíduos, supostamente torcedores, protestaram na saída dos vestiários e chutaram os carros de Ganso e Michel Bastos.
Fica claro que se o time do São Paulo tem muito a evoluir, esses indivíduos, que se chamam de torcedores, tem que evoluir muito mais.
- São Paulo estuda cláusula para frear investida do Flamengo por Marcos Antônio
- OLHO NELE! São Paulo assina contrato com joia da base e fixa multa astronômica
- VÍDEO: Apuramos essa história de Marcos Antônio no Flamengo! Preferência de compra, São Paulo?
- São Paulo x Primavera: onde assistir
Notícias
OLHO NELE! São Paulo assina contrato com joia da base e fixa multa astronômica
São Paulo recebe o Primavera sob pressão por reabilitação no MorumBIS
Perto de recorde? Lucas do São Paulo faz mais de 50 participações em gols e chega perto de recorde pessoal!
Escândalo no MorumBIS! Julio Casares gastou valor astronômico do clube em despesas pessoais
Provável Escalação! Artilheiro do São Paulo se recupera e Crespo define titulares!
Craque não vai sair! São Paulo resiste a investidas de rival e tenta renovar com meia
São Paulo x Primavera; Saiba onde assistir
Não sofreu lesão? Artilheiro volta a treinar após susto e deve estar disponível para o próximo jogo
Fim das lesões? São Paulo implementa tecnologia de ponta para prevenção de lesões no Elenco
Sonho Realizado! Novo reforço, Lucas Ramon é apresentado e revela sacrifício para chegar ao São Paulo
VÍDEO: Apuramos essa história de Marcos Antônio no Flamengo! Preferência de compra, São Paulo?
INACREDITÁVEL: Conselheira do São Paulo tentou recurso na justiça no caso de camarotes
São Paulo encara o Primavera em jogo-chave no MorumBIS
São Paulo estuda cláusula para frear investida do Flamengo por Marcos Antônio
Luciano reage a desconforto, treina e anima o São Paulo
Lucas Ramon revela bastidores e admite fase difícil antes da chegada
BOMBA: Auditoria expõe gastos ABSURDOS de Casares no cartão corporativo do São Paulo!
Lucas Ramon rejeita rivais e confirma escolha pelo São Paulo
São Paulo x Primavera: onde assistir
Crespo admite cenário difícil, mas aposta na recuperação de Alisson
Após 9 meses, Calleri reage e vira trunfo do São Paulo
São Paulo encara o Primavera com vaga nas quartas em jogo
Crespo convoca a torcida do São Paulo para apoiar no Paulistão: presença fundamental
Oscar e São Paulo: Últimos passos para a rescisão e possível aposentadoria do meia
Massis presenteia Ancelotti com camisa do São Paulo durante reunião na CBF
Desfalque de craque? Luciano é dúvida no São Paulo após sair de campo com dores em clássico!
Crise nos Bastidores: Fornecedora de alimentos rebate São Paulo e ameaça processo por rescisão
São Paulo inicia preparativos para duelo decisivo contra o Primavera no Campeonato Paulista
Lesão seria? São Paulo atualiza situação de Luciano após deixar clássico com dores!
Mercado da bola do São Paulo por um novo Camisa 10! Crespo já pediu e Massis vai buscar!!