Ideia infalível para o sucesso e adaptação de Sabella ao São Paulo. Se chama Valdir Espinosa
Queridos Confrades,
Muito se tem falado sobre a eventual vinda do Sr. Alejandro Sabella ao São Paulo Futebol Clube. Alguns vêem sua chegada com empolgação, pois acabaria com a mesmice dos técnicos brasileiros. Outros já olham com ressalvas, pois estamos no meio de competições importantes, no meio da temporada, e a chegada de um estrangeiro estaria fadada ao fracasso, assim como Gareca no Palmeiras de 2014. Vamos aos fatos então:
Sabella foi jogador. Meia canhoto, habilidoso, jogou no River Plate, na Inglaterra, no México e no Grêmio (entre 85 e 86). Como auxiliar técnico de D. Passarella, treinou a seleção Argentina, Uruguaia, o Parma, o Monterrey, e o Corinthians. Como treinador, teve passagens pelo Estudiantes de la Plata (conquistando 1 Libertadores e 1 Argentino) e pela Seleção Argentina.
Sua carreira mostra diferenças se comparada a qualquer outro técnico estrangeiro cogitado a treinar o SPFC e a Ricardo Gareca. Sabella jogou no futebol brasileiro e treinou no futebol brasileiro. Durante esses pouco menos de 1 ano em terras tupiniquins, podemos inferir: 1) Sabella conhece melhor que os outros o futebol brasileiro; 2) Sabella tem bom Portunhol, comunica-se melhor.
Além desses aspectos, Sabella viria para comandar um time (digo conjunto) pronto, com um estilo de jogo baseado em bastante posse de bola. Uma situação nada ruim herdada do Muricy, precisando apenas de alguns ajustes táticos para engrenar na temporada. Viria para o melhor elenco do Brasil, individualmente falando. Viria para pegar o time em situação estável na Libertadores, antes do início do Brasileirão. Viria para pegar o time no meio de jogos importantes, é verdade, mas próximo da intertemporada de 25 dias para a Copa América. Essas situações, com exceção da última, são bem diferentes da do Palmeiras no ano passado, antes do bom treinador Gareca assumir.
Outra diferencial: Sabella acompanha o futebol brasileiro e acompanha o São Paulo, talvez por já ter trabalhado aqui. Até a briga Juvenal X Aidar ele conhece, segundo saiu em matéria do Globoesporte.com. Se ele acompanha o futebol brasileiro, tudo fica mais fácil.
Mas mesmo assim, tem razão quem faz ressalvas. Afinal, é um técnico estrangeiro. É arriscado, é uma aposta. Pois o que vou propor aqui é uma ideia genial, infalível.
Para quem não o conhece, eu lembro aqui do nome de Valdir Espinosa. http://pt.wikipedia.org/wiki/Valdir_Espinosa
Valdir Espinosa foi o treinador do Grêmio quando da conquista da Libertadores da América e do Mundial de 1983. Apesar de ser pouco lembrado, conquistou muitos títulos na carreira de treinador: destaque também para seus 5 nacionais e 5 estaduais. Já comandou clubes grandes como Flamengo, Corinthians, Vasco, Botafogo e Atlético MG. Seu último trabalho foi como diretor técnico do Esportivo de Bento Gonçalves, encerrado este ano. Antes, comandou o Duque de Caxias em 2011.
Espinosa mantém um interessantíssimo canal no Youtube no qual faz críticas, análises táticas, fala sobre o futebol brasileiro, europeu, copa do mundo. Mostra estar atualizado, e que está pronto para voltar a trabalhar, como sempre deixa claro. Ei-lo: https://www.youtube.com/user/valdirespinosa/videos
Deixo indicado aqui 3 vídeos do Professor Espinosa. No primeiro, curto, questiona sobre a existência de um só armador nas equipes. No 2º faz uma análise do sucesso tático e estilo de jogo ofensivo do SPFC e do Cruzeiro. No 3º, fala o que ele aprendeu e evoluiu taticamente ao ver a copa do mundo.
1) Só um 10? https://www.youtube.com/watch?v=TPoEyLjayvE
2) Medo de perder a bola: https://www.youtube.com/watch?v=aASUxJLwCtI
3) Aprendizado Copa 1: https://www.youtube.com/watch?v=jQIywCaNsCE
Tem muito mais vídeos legais, verdadeiras aulas táticas. O Professor Espinosa faz análises muito reflexivas, muito interessantes mesmo.
Pelo disposto aqui, poderia até estar sugerindo Valdir Espinosa como técnico do São Paulo. Ele é gabaritado para isso. Mas vou fazer melhor, uma ideia infalível: Sabella para treinador, Espinosa para seu auxiliar. Não tem erro.
O Prof. Espinosa ajudaria taticamente, ajudaria na adaptação e, como profundo conhecedor do futebol brasileiro, ajudaria Sabella a conhecê-lo ainda mais. Mas não é só por causa dos videos interessantes, ou do currículo vitorioso do Espinosa que faço essa sugestão. Espinosa foi técnico do Grêmio também em 1986. Ou seja, foi o treinador do Sabella. Os dois se conhecem. Mais do que isso: em entrevista, na copa, Sabella disse que pôs em prática na Argentina conhecimentos táticos que aprendeu quando era treinado por Espinosa. Veja:
http://globoesporte.globo.com/rs/copa-do-mundo/noticia/2014/07/citado-por-sabella-espinosa-fala-em-felicidade-e-abre-torcida-argentina.html
Sabella e Espinosa. Um, treinador argentino, moderno, mais brasileiro que os outros; o outro, 35 anos de carreira, campeão continental e mundial, profundo conhecedor do futebol brasileiro e atualizado. O melhor, os dois já trabalharam juntos, e Sabella põe em prática o que aprendeu com Espinosa.
Vamos fazer coro por essa dupla. Que um não venha sem o outro. Divulguem. Quem tem twitter, sugira ao Casares. Divulguem mesmo. É a chave para a adaptação e o sucesso do Sabella aqui,
______________Sabella e Espinosa já!
Obs: Espinosa está sem clube e aceitaria ser auxiliar, pois já o foi no Fluminense (com Renato Gaúcho) e no Vasco. Aproveito para deixar também o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=91e-yWakL40 - chamado "quantos habilidosos podem jogar juntos".
- BOMBA: Polícia Civil encontra bolada na casa de ex-esposa de Julio Casares
- Promotor chama Morumbis de "máquina de caça-níqueis" em operação sobre esquema ilegal; Confira o vídeo!
- São Paulo negocia rescisão com Oscar após decisão do meia de se aposentar
- URGENTE: Caso dos camarotes leva polícia a casas de dirigentes ligados ao São Paulo
Notícias
São Paulo x Portuguesa; Saiba onde assistir!
Investigação no São Paulo! Ministério Publico e Policia Civil começam a investigar o Tricolor após escândalos com dirigentes!
Promotor chama Morumbis de "máquina de caça-níqueis" em operação sobre esquema ilegal; Confira o vídeo!
São Paulo x Ibrachina: onde assistir
São Paulo pode lucrar até R$ 5 milhões em empréstimo de Alisson ao Corinthians
Lembra dele? Joia revelada no São Paulo deve reforçar rival direto
BOMBA: Polícia Civil encontra bolada na casa de ex-esposa de Julio Casares
São Paulo impõe condições e deve negociar Alisson com rival paulista
Copinha: São Paulo encara o Ibrachina no Morumbi por vaga na final
Impeachment de Julio Casares avança e decisão final ficará nas mãos dos sócios
São Paulo adota postura firme e descarta vender Marcos Antônio ao Flamengo
Após 11 anos, Dória e Tolói voltam a formar zaga titular no São Paulo
URGENTE: Caso dos camarotes leva polícia a casas de dirigentes ligados ao São Paulo
São Paulo vê duelo com a Portuguesa como chave antes de clássicos
Rafa Soares exalta intensidade e projeta temporada forte no São Paulo
São Paulo negocia rescisão com Oscar após decisão do meia de se aposentar
Lamentável: São Paulo vende Rodriguinho ao Bragantino por valor irrisório
Provável escalação! Crespo fará mudanças no time titular contra a Portuguesa
Portuguesa e São Paulo se enfrentam pelo Paulista: onde assistir, escalações e histórico da partida
Novo presidente do São Paulo reage a pendências urgentes e evita mudanças apressadas no clube
São Paulo x Portuguesa; Saiba onde assistir!
São Paulo dispara em busca de Julián Fernández e enfrenta concorrência do Rosario na negociação
Flamengo e São Paulo enfrentam impasse em negociações por Marcos Antônio e Allan, complicando futuro de ambos os atletas
São Paulo se prepara para duelo decisivo contra a Portuguesa; confira escalação esperada
Concorrência pesada por reforço! São Paulo luta para garantir Julián Fernández, mas enfrenta concorrência argentina nos bastidores
São Paulo enfrenta Portuguesa com dúvidas na lateral; equipe busca recuperação em campo
São Paulo x Portuguesa; Saiba onde assistir!
Craque de rival no Tricolor? São Paulo tenta a contratação de Cauly do Bahia
Craque de saída? Flamengo intensifica busca por Marcos Antônio no São Paulo
Noite Mágica: São Paulo vence Botafogo com gol antológico e garante vaga na semifinal