Nova "Arena" Morumbi. Por tudo que estamos vendo, será que ainda vale a pena? (texto longo)
Não é um texto pra ser contra ou a favor da reforma, venda, troca etc., é um texto pra analisar o atual momento do país, a falência pública em manter uma segurança nos estádios e fora deles e o que representa essas novas Arenas pro torcedor.
Essa semana uma ação do Ministério Público decretou a falência do futebol brasileiro, com a ordem de jogo com torcida única ficou claro que as pessoas de bem não tem vez nesse país porque fazem leis e mudam regras que apenas protege o bandido que usam de pretexto o jogo de futebol. O MP diz que a ordem foi apenas pra esse jogo mas abre precedentes pra banir torcida rival nos estádios. Lembremos que torcida única já é regra na Argentina, e os Barra Bravas facção criminosa que atua em TODOS os clubes de lá, uma espécie de PCC continua aumentando com índices altíssimos de violência dentro e fora dos estádios, ou seja, achar que vai acabar a violência ou depredação nos estádios com torcida única é apenas uma forma do Ministério Público e a polícia querer dar de organizado e competente que não são.
Por essa razão escrevo sobre novos estádios e as chamadas Arenas e suas luxuosas instalações. Vejam, não estou escrevendo sobre as possibilidades múltiplas como virar arenas pra shows porque convenhamos, quantos shows por ano temos no Brasil e com a quantidade de novos e velhos estádios capaz de encher as novas arenas? Por isso falamos de futebol e estruturas pra torcer e daí o luxo e a ostentação dessas novas casas geram a ideia que por serem caras elas são intocáveis e que de uma hora pra outra o comportamento do torcedor (e do ser humano) irá mudar porque os banheiros são de mármores de travertino e a privada importada do Japão como acontece em Itaquera.
Uma breve história sobre o Morumbi focado no seu arquiteto, Vila Novas Artigas. No início da segunda metade do século XX a arquitetura encontrou no Brasil uma tela em branco pra nova possibilidades a chamada arquitetura moderna, baseada no pensamento do arquiteto francês Le Corbusie que pensou numa arquitetura pras massas seja na construção de moradias quanto na mobilidade Urbana. O mais conhecido no Brasil foi o carioca Oscar Niemayer que foi aluno de Le Corbisie e aqui em São Paulo um dos expoentes desse movimento chamado de Modernismo foi Villanova Artigas arquiteto que projetou o prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Usp e do Morumbi. Artigas bebeu da mesma fonte de Niemayer inclusive na visão da arquitetura para as massas e criou o Morumbi (e outro estádio no interior de SP) uma estrutura pensada única e exclusivamente pro torcedor paulista e não só pro torcedor são-paulino.
Reparem que o Morumbi não tem fachada, tem várias portarias mas não tem uma Portaria imponente como tem o Pacaembú por exemplo pois o Morumbi se mistura com a paisagem local numa ideia de cidade que suas construções não aprecem mais que a estrutura local, isso tudo pensado para o povo e sua facilidade de acomodação essa é a base da arquitetura moderna, uma arquitetura que não ostenta.
Dentro do estádio todos os setores de arquibancadas é totalmente pensada para uma estrutura de pessoa média em estatura, numa montagem baseado nos conceitos de proporções de Fibonatti, ou seja, a altura dos degraus de arquibancadas ocupam uma altura relativa que permite que a pessoa em pé na fileira abaixo da sua não atrapalhe a visão da de trás etc. Essa relação de pessoa vai além, o estádio projetado por Artigas a cinquenta anos pensava ainda no comportamento do torcedor. Esporte é regrado a emoção e emoção é impossível de se controlar na alegria de comemorar, torcer pulando etc., tudo isso foi pensado e convenhamos mesmo abarrotado como acontecia nos anos de 1970/80 era até impossível de se movimentar o conforto que não temos no nosso velho estádio tem mais haver com o antes e o depois do jogo, durante o jogo ninguém pensa no gosto da pipoca ou se está chovendo na cabeça, mas obviamente pelos serviços pagos e os serviços prestados, obviamente o Morumbi está longe do momento ideal e precisa ser adequado a nova realidade, e aí discutimos essas Arenas.
As novas, belas e caras Arenas são um espetáculo de ostentação, pisos de mármore, fachada luminosa, cobertura que regula a temperatura interna da Arena, camarotes de estofados de cinema, com telões de Led e wifi com restaurantes particulares, cadeiras retrateis de pvc com acochados, serviços de gastronomia, banheiros em mármore e privadas importadas, tudo com emissão mínima de Co2 e VAZIAS. As novas Arenas seja da Copa seja particulares não conseguem render o esperado, lembremos que estamos falando ainda de inauguração na qual a curiosidade quase que nos obriga a conhecer e aqui não estou desdenhando ou pagando-pau pra time nenhum mas está tudo recente e mesmo assim não atinge em lotação. O Palmeiras fez a estreia no Paulista pra 25 mil pessoas, uma renda de 1 milhão mas o estádio vazio porque os melhores espaços são reservados pra um grupo de pessoas de um poder aquisitivo razoável, pois quem aguenta pagar 200,00 reais num ingresso por pessoa, pensando que vc quer levar os filhos e esposa e alimentação (cara alimentação) vai pra 400,00 pra ver um jogo do Paulista? Os Travecos com seu estádio de quase um ano no jogo mais importante do ano pra eles não teve sua lotação máxima pelo mesmo motivo das porcas, ingressos que sobraram custava de 300,00 a 500,00, isso é uma insanidade.
Juntemos tudo isso ao último fato da semana de torcida única. Está muito claro que por medo de depredação o presidente Nobre está com medo que os torcedores rivais quebrem o luxo que ele ostenta, e sinceramente, tem de ter medo mesmo porque vão quebrar, quebram porque são torcedores profissionais que vão para brigar e depredar mesmo todos sabemos disso, se liberarem 1, 10 20 mil ingressos, esses ingressos vão diretamente pras organizadas que vão pra lá pra quebrar porque assistir aos jogos é apenas um detalhe, então qual é a saída?
A primeira coisa a ser definida, é pra quem foi construído essas Arenas? Está muito claro que não foi pro povo ou pro torcedor como foi projetado o Morumbi pelo Artigas, pois o Morumbi agora com assentos cravados no concreto que antes era só concreto, tem um prejuízo obvio quando quebrados mas muito menos que as cadeiras estofadas da novas Arenas. Os banheiros hoje do Morumbi um pouco melhor, tem um sistema voltado pra grandes movimentos mas de materiais higenizados mas mais firme que evita quebras (antes eram mais toscos ainda), já os de mármores são facilmente quebrados pois são pensados também pra grande movimento, mas movimento do tipo shopping e não de massas.
Hoje no Brasil o sistema mais eficiente de digamos controle de massa (que não evita algumas depredações) é o metrô de SP. Nosso metrô projetado em 1970, tem um sistema de segurança que pra eles (conheço algumas pessoas de lá) que estruturam a limpeza e a organização visual e estrutural na segurança física pras pessoas. Reparem que o metrô quando um papel cai no chão, logo é limpo, e reparem que existem pouquíssimas lixeiras nas plataformas pois isso inibi o povo a quebrar e a sujar o locar mantendo com isso a segurança, o comportamento da mesma pessoa que entra no metrô e sai dele pro trem, é não participaram pra cuidar.
Então deixemos o Morumbi como está? Não, precisamos que o novo dirigente pense na reforma olhando para o torcedor e não apenas no dinheiro e fama que isso possa lhe render isso serve pra todos e nós torcedores temos que exigir que nosso estádio seja pensado pra nós e nós entendermos que qualquer mudança que quisermos atenda único e exclusivo o torcedor e não porque o rival fez seu estádio de ouro etc., seria muito legal se essa diretoria nos consultasse pra entender como se comporta sua torcida e como é possível por segurança própria entender o que o torcedor rival pretende ao enrtar num local que nnao pertence, e com segurança própria como aqui sugerida e as possibilidades de um local privado, tome suas decisões como acontece em qualquer evento que não seja esportivo como até um isolamento caso algum torcedor se altere e deprede o local, claro, tudo permitido em lei.
Por fim os custos, definitivamente, não é o momento de gastar milhões como se projeta, o país passa por uma crise financeira e estrutural nunca vista antes, empreiteiras que se julgavam acima do bem e do mal estão envolvidas com escândalos etc., por isso ao meu ver, uma cautela deve se ter e parar de olhar o vizinho e exigir igual, a realidade infelizmente hoje é bem diferente da de 2007 quando se pensou nas obras pra copa, é possível sim pensar em mudanças emergenciais como cobertura e prever etapas pra isso, sem ostentação, sem loucuras, apenas pra fazer do estádio uma fonte altíssima de renda e um local temido pelos adversários
Dê sua opinião e desculpem-me pelo enorme texto.
Abraço a todos
- Polêmica no Clássico: Jogadores de São Paulo e Santos denunciam ofensas do árbitro
- Craque do jogo, Marcos Antônio comemora vitória do São Paulo e exalta Rafinha: "Um líder"
- Quem foi bem e quem foi mal? Saiba os destaques da vitória do São Paulo ontem sobre o Santos!!
- São Paulo domina o Santos no Morumbis, vence e respira no Paulistão
Notícias
Tapia decide clássico, ganha moral e vira trunfo de Crespo
Após polêmica, Crespo fala sobre a situação de Alisson no São Paulo
Melou: São Paulo desiste de Allan após exigências do Flamengo
É DO TRICOLOR! São Paulo confirma contratação de volante
São Paulo adota postura firme e complica negociações com o Flamengo por volante
Fim da crise!! São Paulo domina o Santos e sobre na tabela!
Dublador faz leitura labial e detalha discussão polemica no San-São por xingamento de árbitro
Liderança Além do Campo: Rafinha estabiliza o vestiário e o São Paulo e afasta crise!
"É DIFICIL JOGAR CONTRA"!! Crespo exalta força do MorumBIS e conexão com a torcida
Carrasco dos rivais!! Artilheiro do São Paulo marca contra o Corinthians e Santos e conquista a confiança de Crespo!
MELHORES MOMENTOS: São Paulo 2 x 1 Santos no Morumbis
Luciano e Tapia: A dupla imbatível do São Paulo nos clássicos
Tapia brilha nos clássicos e se firma como artilheiro decisivo do São Paulo
Quem foi bem e quem foi mal? Saiba os destaques da vitória do São Paulo ontem sobre o Santos!!
Crise superada! São Paulo vence o Santos e sobe na tabela do Paulistão afastando crise!
São Paulo impõe superioridade em clássico e alcança a segunda vitória consecutiva
Crespo comemora evolução do São Paulo, exalta torcida e projeta reação na temporada
São Paulo brilha em clássico e complica a situação do Santos no Paulistão
Polêmica no Clássico: Jogadores de São Paulo e Santos denunciam ofensas do árbitro
Rafael e Marcos Antônio destacam novo momento do São Paulo após semana perfeita: momento íncrível!
Craque do jogo, Marcos Antônio comemora vitória do São Paulo e exalta Rafinha: “Um líder”
RECORDE: São Paulo x Santos leva quase 50 mil ao Morumbis e vira recorde do ano
Notas dos jogadores do São Paulo na vitória por 2 a 0 sobre o Santos
EXPULSÃO MUDA O CLÁSSICO! São Paulo cresce no MorumBIS, domina o Santos e volta a vencer no Paulistão
São Paulo domina o Santos no Morumbis, vence e respira no Paulistão
ALÍVIO COM VITÓRIA! São Paulo impõe ritmo no Morumbis, vence e ganha fôlego no Paulistão
TABELA ATUALIZADA! Veja a tabela após grande vitória do Tricolor!
GOOOOOOOOOOOOOOOOOL! VAMOS TRICOLOR: SEMPRE ELE, CRAVOU DE NOVO
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! TRICOLOR ABRE O PLACAR NO CLÁSSICO
ESCALAÇÃO! Veja os titulares do clássico SAN-SÃO