Estudo de caso - SPFC - (texto longo)

Estudo de caso - SPFC - (texto longo)

h3m

Boa tarde amigos, torcedores do tricolor do Morumbi. Estava eu analisando a situação do SPFC, e formulei uma teoria a respeito.
Primeiramente, o Marketing do São Paulo, outrora tão competente, tem deixado muito a desejar. Explico: primeiro começou com aquela história de Jason - horas, para voltar quando está quase morrendo quer dizer que o time precisa estar com chances mínimas, e que depois vai ressurgir. Não é assim que um time grande deve se comportar, tentar reverter casos críticos contra todas as probabilidades. Enfim, não deu certo. Depois, vieram com essa história de soberano. Bom, além de fazer com que todos os torcedores de outros times criem uma antipatia enorme com o SPFC, esse marketing só funciona baseado em títulos, se não tem títulos vira motivo de piada, por mais que tenha conquistado títulos no passado. Aliás, nosso hino afirma "as suas glórias vem do passado" e não as suas glórias são do passado.
Essa soberania virou soberba, e a torcida acabou embarcando junto, fazendo com que a rivalidade com tudo e com todos aumentassem de maneira prejudicial. Uma coisa que o torcedor tem que entender é que torcer para o melhor clube do mundo não é vantagem, vc tem que torcer para o clube que vc gosta. Se por acaso ele estiver em um bom momento, ótimo. Mas saiba que é tudo fase. Pense bem, se o melhor time do mundo ganha - tudo normal, nada além do esperado. Se o melhor time do mundo perde - motivo para chacotas, os outros irão tripudiar e fazer festa com o insucesso.
Ser soberano também afasta a torcida, pois já que é soberano mesmo a obrigação é ganhar sempre, com ou sem apoio.
Agora trouxeram de volta a tona a velha estigma de "Clube da fé". Para quem não sabe, isso não é novidade. Muito anos antes dos dias de hoje, numa decisão de campeonato, os especialistas cravaram que: se der cara, o rival tal ganha, se der coroa, o outro rival ganha, se a moeda cair em pé o São Paulo será campeão e se a moeda sumisse no ar um outro rival que seria o campeão. Pois não é que a moeda caiu de pé e o São Paulo comemorou mais um título. Essa história de clube da fé também serve para trazer o torcedor para o seu lado, já que aparentemente a torcida é uma peça fundamental para a fórmula de suceso do clube. O que não pode é depender apenas da fé, talento também é muito necessário para o sucesso nesse caso.
Antes de toda essa história, o SPFC era conhecido como "O mais querido". Acredito que hoje seja um dos mais odiados. São mais de 16 milhões de torcedores espalhados pelo Brasil afora, porém as demais pessoas se irritam com essa postura de nariz empinado que a diretoria teimou em manter.
Até agora abordamos apenas o marketing, mas o problema vai muito além. Demissão de competentes profissionais que apontavam falhas no sistema, ao invés de corrigir os problemas apontados, tanto fisiologistas, fisioterapeutas, membros das categorias de base, entre outros. Resultado, o problema apenas se agravou, ficaram pessoas menos competentes que abaixam a cabeça sem reclamar, e os bons profissionais foram para outros clubes, com grande sucesso profissional. Quem perdeu foi apenas o SPFC.
Criaram uma estrutura extraordinária na base. Um verdadeiro hotel 5 estrelas. O sonho de muitos jovens é ir pra lá, com as melhores condições possíveis para o desenvolvimento dos atletas. O problema é que essa mordomia desde cedo acabou criando alguns atletas acomodados, que não precisaram suar sangue para chegar a um clube grande. Depois que o jogador se desenvolve, fica desmotivado e vai ser estrela em outro clube. Seria bom ter uma estrutura onde os times da base jogassem no mesmo esquema tático do time profissional, uma estrutura bem definida, fatores motivacionais para os jovens atletas, essa abordagem sim daria bons resultados.
Aparentemente as constantes mudanças de técnico que acompanhamos nos últimos anos teve um fim. Isso já é um bom sinal. Mas a parte política do clube vai muito mal. O presidente instaurou uma ditadura, ou monarquia, sei lá, e não quer sair de lá de jeito nenhum. Pior, quando confrontado argumenta que é o mais vitorioso da história do clube. Esse argumento ilusório serve para a imprensa vender jornais, mas não explica os desmandos do chefão.
O São Paulo vai continuar tendo muitos títulos, realmente é um clube que não foi rebaixado (quem acredita no contrário é apenas mais uma vítima da imprensa marrom, mas admito que moralmente mereceria ter caído, caso o regulamento tivesse isso como uma das regras), continuará com um grande estádio que já faz parte da história da cidade, enfim, uma história muito rica. Mas não dá para tapar o sol com a peneira, está num caminho perigoso, e mudanças são necessárias para retomar o caminho das vitórias.
Forte abraço, e paz pra todos.

Avalie esta notícia: 13 7
VEJA TAMBÉM
- BOMBA: Auditoria expõe gastos ABSURDOS de Casares no cartão corporativo do São Paulo!
- São Paulo estuda cláusula para frear investida do Flamengo por Marcos Antônio
- OLHO NELE! São Paulo assina contrato com joia da base e fixa multa astronômica
- VÍDEO: Apuramos essa história de Marcos Antônio no Flamengo! Preferência de compra, São Paulo?
- São Paulo x Primavera: onde assistir




Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Notícias

Próximo jogo - Paulista

Sáb - 20:30 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
Primavera Sp
Primavera Sp
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net