Reportagem sobre contrato da Penalty com o SPFC possui graves erros
Ontem criou-se grande polêmica em torno da reportagem assinada por Rodrigo Capelo na versão online da revista Época Negócios, na qual afirma que o tricolor teria inflado o valor do contrato com a Penalty.
Para chegar aos R$ 35 milhões divulgados, teria computado as 110 mi peças de uniformes pelo preço de R$ 200 cada. Este valor totalizaria R$ 22 milhões, que, somados aos R$ 13 milhões em dinheiro, daria um total de R$ 35 milhões.
O clube emitiu nota oficial, feita por Julio Casares, vice-presidente de comunicação, rechaçando por completo o contido na reportagem.
Como não poderia ser diferente, a repercussão na torcida foi gigantesca, principalmente por conta da manifestação de desprezo do jornalista em relação ao tricoloR.
O repórter afirmou no twitter (@rodrigocapelo) que era apenas uma brincadeira aos amigos são-paulinos. Mas convenhamos; brincadeira, se muito, seria chamar de bambi, ou qualquer zoação do tipo e não uma afirmação sóbria (e patética) sobre o time mais vitorioso do país.
Curioso inclusive notar que Rodrigo Capelo, aparentemente, teria apagado de seu perfil o time para o qual torce, conforme notou o leitor Rodrigo Jordão, após a repercussão de sua reportagem.
Ele cobra transparência do SPFC, mas não faz o mesmo com os próprios leitores. Vai entender…
Sobre o objeto de discussão (reais valores do contrato com a Penalty), o blog, obviamente, não tem como afirmar de modo categórico quem está com a razão, afinal de contas, nunca teve acesso ao contrato.
Mas, ao que parece, a reportagem feita por Rodrigo Capelo tem algumas incongruências:
• Como o SPFC poderia inflar o valor do contrato somando o valor fixo em dinheiro (R$ 13 milhões) com o valor dos uniformes se há outras receitas previstas, tal como R$ 1,5 mi para a formação de um time de futsal e ações de marketing? A conta não fecha.
• Para a conta fazer sentido (22+13) seria preciso contabilizar 110 mil peças de uniforme. Mas na verdade, são 120 mil peças. Ou seja, ao contabilizar cada uma por R$ 200, chegaria-se a um total de R$ 37 milhões (24+13) e não R$ 35 milhões.
• O repórter não foi capaz de dizer o valor total do contrato. Dizer apenas o valor fixo que será pago é insuficiente para afirmar que o tricolor inflou o valor do contrato, afinal de contas, ele não sabe os demais benefícios constantes do mesmo (tanto que sequer os mencionou na matéria). Como se sabe, contratos de fornecimento de material esportivo não incluem apenas valor em dinheiro como em outros tipos de patrocínio.
De qualquer forma, vamos tentar, ao menos por alguns instantes, fazer um esforço para vislumbrar alguma veracidade na reportagem (afinal de contas, este blogueiro não sabe o valor real do contrato).
Muitos clubes, de fato, inflam o valor dos contratos de patrocínio. Foi o caso do Palmeiras, que aumentou de R$ 18 milhões para R$ 25 milhões o valor do contrato com a Kia, incluindo, de forma equivocada, o valor de premiações. Mas a variação, como se nota, é pequena. Não chega a 40%.
Logo, é no mínimo improvável que o São Paulo tenha assinado um contrato de, digamos R$ 20 milhões, e divulgado um valor quase 100% maior.
Outro detalhe interessante consta da matéria do Erich Beting, do Máquina do Esporte. Segundo ele, a prática no mercado, ao divulgar os valores dos contratos, é considerar a média do preço final dos uniformes, algo em torno de R$ 70. Ou seja, as 120 mil peças equivaleriam a R$ 8,4 milhões e não a R$ 22 milhões.
Seria também muito improvável a diretoria triplicar o valor unitário para inflar o contrato. Na melhor das hipóteses, se quisesse de fato inflar o valor real, aumentaria para R$ 100/R$ 110 o valor unitário, para tentar disfarçar.
Alguns leitores do blog comentaram uma matéria do Blog do Paulinho (do qual esse blogueiro não é lá muito fã, mas sabe que o mesmo acompanha de perto questões envolvendo o SCCP), na qual ele afirma que a fonte da reportagem seria ligada à Ivan Marques, dirigente de marketing do Corinthians. Não sei se isso é verdadeiro ou não, mas é no mínimo intrigante.
Por fim, notem que o acusado na matéria (o SPFC) sequer foi procurado para responder. É um erro gritante na prática do jornalismo. Quando se faz uma reportagem com qualquer acusação em relação a uma pessoa física ou jurídica, deve-se questionar o acusado sobre o teor da mesma. Mas não, o jornalista limitou-se a questionar a Penalty, não se dando ao trabalhao de entrar em contato com o SPFC, pelo qual nutre evidente desprezo.
Enfim, seja qual for o valor real do contrato, o fato é que a reportagem peca em muitos aspectos, o que a torna pouco confiável. O modo de proceder do jornalista também converge para isso.
Fonte : Blog do Navarro [Ps: Tem imagens , mais ainda não sei por.>
Gente Vamos atropelar esse Jornalista nas redes sociais.
- ACERTO PRÓXIMO! São Paulo avança por Newton e aguarda desfecho
- SE MANIFESTOU! Zagueiro abre o jogo e justifica afastamento no São Paulo: "precisava de um tempo"
- MELOU? Tricolor se acerta com atacante, mas anúncio oficial depende da liberação de clube russo
- DE VOLTA? Lateral recebe oportunidade de Dorival e será analisado na intertemporada do São Paulo
URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo
Notícias
Astro de cinema marca presença com camisa do São Paulo em Escócia x Brasil na Copa
Ex-atacante do São Paulo é detido por inadimplência em pensão alimentícia
Ex-astro do São Paulo é detido por irregularidades em pensão alimentícia
Leandro Guerreiro, ídolo do São Paulo, é detido por falta de pagamento de pensão alimentícia
São Paulo reintegra Arboleda ao elenco e defesa ganha força
SEGUE NA MIRA! São Paulo intensifica negociações e apresenta nova proposta por Domingos Duarte
TÁ DE VOLTA! São Paulo oficializa retorno de Arboleda e reforça defesa para a temporada
FOI PRESO! Ex-atacante do São Paulo é preso nesta quarta-feira: entenda
MOMENTO DELICADO! Arboleda se desculpa por ausência e revela desafios com saúde mental
VAI SER TITULAR? Volante paraguaio do São Paulo luta por espaço na seleção e vê concorrência de palmeirenses crescer
Vídeo: RAFINHA FECHA SEGUNDO REFORÇO NO SÃO PAULO! DIRETOR TAMBÉM CONTA QUE TEM MAIS DOIS REFORÇOS CERTOS!
CLÁSSICO! São Paulo mede forças com o Corinthians pelo Paulistão Feminino Sub-20
BUSCA POR ZAGUEIRO: São Paulo mantém busca por zagueiro mesmo após volta de Arboleda
ACERTO PRÓXIMO! São Paulo avança por Newton e aguarda desfecho
VAI ESPERAR! São Paulo adia decisão sobre executivo e mantém Rafinha no comando
MELOU? Tricolor se acerta com atacante, mas anúncio oficial depende da liberação de clube russo
DE VOLTA? Lateral recebe oportunidade de Dorival e será analisado na intertemporada do São Paulo
Arboleda Abre o Jogo sobre Suas Lutas Pessoais e Sumiço no São Paulo: "A Paixão pelo Futebol Havia se Perdido"
SE MANIFESTOU! Zagueiro abre o jogo e justifica afastamento no São Paulo: "precisava de um tempo"
FORA DO RISCO! São Paulo vence o Fortaleza e garante permanência na elite do Brasileiro Sub-20
São Paulo define futuro de Arboleda após longo debate
São Paulo conquista vitória crucial sobre Fortaleza e se afasta da zona de rebaixamento no Brasileiro Sub-20
Rafinha lidera o futebol do São Paulo em meio à busca por novo executivo
VÍDEO: OFICIAL! ARBOLEDA ESTÁ DE VOLTA E SÃO PAULO TAMBÉM DECIDE FUTURO DE RAFINHA!
Volante ex-capitão do Internacional, é oferecido ao São Paulo após sequência no América do México
Reviravolta no São Paulo: Arboleda será reintegrado e volta aos planos de Dorival
FIM DA NOVELA! São Paulo enfim decide por retorno de Arboleda para reforçar a defesa
DESAFIOS DO NOVO COMANDANTE! Impacto das renovações e várias saídas no São Paulo
São Paulo realiza treino intensivo com Rafinha e Massis em foco
CARTADA FINAL! São Paulo prepara estratégia para fechar contratação de jogador do Botafogo