O lance decisivo saiu já perto do intervalo. O zagueiro Adonis Frías arriscou um chute de muito longe, Rafael espalmou para o meio da área e, no rebote, Zé Rafael apareceu livre para completar para o fundo das redes, abrindo o placar para o Santos.
Assim que a bola entrou, as redes sociais foram tomadas por críticas da torcida do São Paulo, que não perdoou o goleiro. Muitos apontaram falha na forma como Rafael rebateu a finalização, deixando a bola limpa para o adversário finalizar.
Quando o santos precisou o brasão pegou, o Rafael não.
— CAMPEÃO DE TUDO 🇾🇪 (@euLucasDiniz) February 5, 2026
Rafael ta de brincadeira serio a 3 jogos e uma falha salvar mais tbm entregar uns jogos muito irregular
— julio (@juliocesaralenc) February 5, 2026
A pressão aumentou rapidamente, e o nome de Rafael virou um dos mais citados entre os torcedores tricolores durante a partida, que ainda seguia em andamento na Vila Belmiro.
Com a desvantagem no placar, o São Paulo passou a ser cobrado por uma reação imediata no segundo tempo, enquanto o clima nas arquibancadas virtuais seguia pesado após o gol santista.
São Paulo, Santos, Brasileirão, clássico, gol do Santos, Rafael, torcida do São Paulo, Vila Belmiro
não dá para assistir jogo do SPFC com crespo de técnico é uma lástima tec covarde medroso
não tem que criticar o Rafael e esse técnico retranqueiro que joga sempre com três zagueiros e não coloca o time pra ganhar desse timinho do santos na hora do intervalo era pra ter tirado um zagueiro e colocando ferreirinha, Luciano e o Lucas no lugar do Pablo maia , Alan franco
era pra ter expulsado o zagueiro do santos no lance do caleri esse juiz ladrão
deixarmos de ganha 3 pontos por causa da corcadia do tecnico
CADA UM COM SUA OPINIÃO, BOLA DIFÍCIL DE DIRECIONAR A ESPALMADA. QUEM JOGA NO GOL SABE QUE CAMPO A BOLA FAZ CURVA. RAFAEL TEM MUITO CRÉDITO TBM! JOGO FORA JOGADORES TITULARES CANSADOS EMPATE TA EXCELENTE!