Os números mostram que o São Paulo, vice-líder do Campeonato Brasileiro, tem uma característica peculiar que lhe dá a alcunha de ‘diferenciado’: embora seja o quinto ataque mais positivo do Nacional com 35 gols marcados, o time é apenas o 18º colocado em número de finalizações, com uma média de 11,6 por partida, segundo dados do Footstats.
Embora contraditórios a princípio, os dois dados revelam outro, este sim, bem positivo: o Tricolor é a equipe com a pontaria mais afiada nos chutes a gol do Brasileirão. Embora finalize pouco, os comandados de Adilson Batista estão calibrados: a porcentagem de acerto nos arremates é de 43%.
O líder Corinthians, por sua vez, é o sétimo no aproveitamento (39,5%) apesar de ser o time que mais chute a gol, com 16,5 finalizações por partida em média. Mesmo com o chute apurado e a pontaria em dia, o técnico Adilson Batista ainda não está satisfeito com o bom desempenho tricolor.
“Está aquém do que a gente espera, embora o aproveitamento, de fato, seja bom. Mas vamos trabalhar firme para melhorar isso”, afirmou o treinador são-paulino. Diante do Atlético-MG, na quarta-feira, quando o São Paulo venceu por 2 a 1, foram apenas nove finalizações tricolores nos 90 minutos: sete certas e duas erradas.
Nesta sexta, os atacantes e meias ofensivos trabalharam chutes a gol enquanto zagueiros e volantes faziam trabalhos específicos contra bolas aéreas e saída de bola com marcação sob pressão do adversário.
Se, na frente, a equipe chuta pouco, mas chuta certo, o time como um todo também mostra disciplina. O São Paulo é a equipe que detém a maior tempo de posse de bola, além de ser o melhor passador entre todos os times do Nacional. Fora que o time do Morumbi é o que menos erra passes.
Vipcomm
“Isso é algo que sempre priorizei. Com a bola, você não corre riscos e pode cansar e pressionar o adversário”, explicou o técnico Adilson Batista. O índice de acerto de passes é realmente alto: 91,7%, com uma média de 15 minutos e 43 segundos de posse de bola nas partidas disputadas. Na última partida, a porcentagem de passes certos foi ainda maior: 92%.