Orlando Silva Jr. durante a entrevista para a Folha na Vila Mariana, em São Paulo
O ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., isentou o Corinthians e o São Paulo pelo impasse criado para viabilizar um estádio na cidade para receber a abertura da Copa do Mundo de 2014. Para ele, o governo estadual e a prefeitura precisam acordar.
A entrevista do ministro dada aos jornalistas Bernardo Itri e Eduardo Ohata foi publicada nesta quinta-feira pela Folha. A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.
"Na fase anterior, parecia que o problema de São Paulo era o Morumbi, sendo que ele era a solução. Não era o problema do São Paulo. Era o problema de São Paulo. A mesma coisa eu falo agora. O estádio do Corinthians é a solução. Nem o São Paulo poderia assumir as responsabilidades do estádio nem o Corinthians poderia agora. Então, não podemos imputar a nenhum clube responsabilidades que são de autoridades paulistas", disse.
Silva Jr. afirmou que o governo federal nada mais pode fazer e cobrou mais iniciativa das autoridades locais.
"Assim como a prefeitura arrumou a solução de dar potencial construtivo, eu imagino ser possível arrumar outras soluções. Nunca é demais reexaminar o projeto e ver medidas para a redução de custos. As sugestões que a Fifa faz não podem servir de muleta para justificar sucessivos crescimentos no valor do estádio. Inclusive, eu imagino que o governo do Estado deveria convidar a Fifa e o COL para examinar quais são esses critérios que aumentaram o valor do estádio. O fato é que tem que ter iniciativa. O governo do Estado ainda não atingiu o seu limite."
GOVERNO ESTADUAL
O governo de São Paulo, por meio de sua assessoria, disse que colabora com a construção do estádio do Corinthians e que tenta trazer a abertura do Mundial de 2014 para o Estado. A assessoria afirma ainda que o Governo não tem como conceder incentivos fiscais para uma única construção, sobretudo para um estádio de futebol que terá uso apenas privado.
Segundo a Folha apurou, a equipe de Geraldo Alckmin vê nas declarações de Orlando Silva Jr. uma tentativa de politizar a disputa, visando as eleições de 2012 e 2014.
Ministro isenta São Paulo e Corinthians por impasse na Copa-14f
Fonte Folha.com
19 de Maio de 2011
Avalie esta notícia:
1
8
VEJA TAMBÉM
- Tricolor escalado!! Confira os titulares do São Paulo para a semifinal da Copinha!- São Paulo x Ibrachina na Copinha; Saiba onde assistir ao vivo a semifinal!
- URGENTE! O conselho do São Paulo pediu acesso as faturas do cartão corporativo de Casares!
- Crespo admite preocupação após derrota do São Paulo no Morumbi
- De saída: Negociação entre rivais avança e Alisson fica perto de reforçar o Corinthians