O presidente Juvenal Juvêncio decidiu pela demissão do técnico Paulo César Carpegiani e iria comunicá-lo pelo telefone. O problema é que o dirigente queria contratar antes um substituto. Não conseguiu. Então, depois de se reunir com o vice-presidente Carlos Augusto de Barros e Silva e o diretor de futebol João Paulo de Jesus Lopes, Juvenal pediu que o treinador se reapresente na segunda-feira no CT. Tudo para ganhar tempo.
A decisão não garante Carpegiani no cargo. Pelo contrário. Nas alamedas do Morumbi, o comentário é de que sua demissão é apenas uma questão de tempo. E que pode ser demitido assim que aparecer para trabalhar.
A direção do clube já trabalha com três nomes e tenta viabilizá-los. O preferido de Juvenal é Cuca, do Cruzeiro. O presidente torce para o técnico perder o título mineiro amanhã e, quem sabe, ser demitido, ficando livre para voltar ao comando do São Paulo que dirigiu em 2004.
Em outubro de 2010, antes de contratar Carpegiani, Juvenal havia fechado com Cuca, mas o Cruzeiro não aceitou liberá-lo porque estava na briga pelo título do Brasileirão com Corinthians e Fluminense. Ou seja, o salário não será problema.
O único empecilho para o retorno de Cuca é sua relação não muito amistosa com Rogério Ceni. O treinador crê que foi demitido em 2004 por influência do goleiro. Os dirigentes defendem que isso está superado.
Dorival Júnior, rival de Cuca na decisão do Campeonato Mineiro, é outro nome na lista do São Paulo. A verdade é que os dirigentes se arrependeram de não tê-lo contratado quando deixou o Santos no ano passado. Juvenal apostou em Sérgio Baresi. Não deu certo e ainda ficou sem o ex-treinador santista.
Galo não libera
Neste caso, o problema é o presidente do Galo. A direção do clube não faz qualquer menção de que pode demiti-lo em caso de derrota na final para o Cruzeiro. E para tirá-lo do Atlético, o Tricolor teria de gastar mais do que gasta atualmente com Carpegiani, cerca de R$ 300 mil mensais.
Correndo por fora está Ney Franco. O treinador, coordenador das seleções de base, no entanto, já deixou claro que não pretende abandonar seu cargo na CBF. Ele recusou recentemente um convite do Santos para assumir o lugar de Adilson Batista.
Lei do futebol
Na chegada da delegação, na manhã de ontem em Congonhas, Juvenal já deixou claro qual seria sua posição em relação ao treinador. Ele analisava o mercado de treinadores.
“Os bons técnicos estão empregados. É assim mesmo. Mas é claro que existe a possibilidade de o São Paulo ir atrás de um técnico empregado. Esta é a lei do futebol, e eu não sou diferente”, afirmou Juvenal, esquecendo que, até aquele momento, Carpegiani era o treinador.
O presidente descarta contratar algum treinador que está livre no mercado. Entre eles estão Celso Roth e Joel Santana. Ele também não deve arriscar com um treinador emergente, como Silas, do Avaí, ou Vagner Mancini, do Ceará, que levaram suas modestas equipes à semifinal da Copa do Brasil.
“Sem agir com pressa, esta diretoria sempre teve atitude e agora terá outra vez”, garantiu o presidente, que conversou com Carpegiani na madrugada de quinta para sexta-feira, em Florianópolis, pouco antes de o treinador deixar o hotel e ir para Camboriú, visitar uns amigos.
Na conversa, Carpegiani, que irritou os dirigentes ao não voltar com o grupo, avisou que se fosse para ficar no São Paulo, Rivaldo teria de ter seu contrato rescindido. Por enquanto, Juvenal está ao lado do jogador e corre atrás de um treinador para assumir o time. Se encontrá-lo até segunda, Carpegiani só irá ao CT para recolher os seus pertences.
Juvenal quer Cuca
Fonte Jornal da Tarde
14 de Maio de 2011
Avalie esta notícia:
24
16
VEJA TAMBÉM
- Crespo pede meio-campista e São Paulo avalia ex-Santos em cenário de aperto no caixa- OFICIAL! São Paulo anuncia a contratação de Danielzinho, destaque do Campeonato Brasileiro
- De saída? São Paulo trava negociação e Rodriguinho pode sair de graça em 2026
- Problemas internos: Crise política se agrava e oposição pede renúncia de Julio Casares no São Paulo
- Zagueiro estrangeiro encaminhado? São Paulo se aproxima de fechar contratação de zagueiro de time da Europa