Terra: Avaí derruba favoritismo do São Paulo e alcança semifinal inédita

Fonte Terra


O favoritismo são-paulino na Copa do Brasil teve fim na noite desta quarta-feira, em Florianópolis. No Estádio da Ressacada, o Avaí venceu a equipe de Paulo César Carpegiani pelo placar de 3 a 1 e obteve um lugar na semifinal do torneio nacional pela primeira vez na história. Aproveitando as falhas defensivas do adversário nas bolas paradas, William, Bruno e Marquinhos Gabriel anotaram para os catarinenses; Casemiro marcou o único tento paulista no encontro.
Em vantagem depois da vitória por 1 a 0 na primeira partida, o São Paulo apostou nos retornos de Fernandinho e Lucas para ameaçar o Avaí com base na velocidade da dupla. Dessa forma, o time paulista acabou recompensado logo aos 15min, quando Casemiro aproveitou a oitava assistência de Dagoberto na temporada para abrir o marcador e aumentar ainda mais a vantagem paulista.
Contudo, o São Paulo caiu de rendimento ao sofrer o empate logo em seguida, com William. Apresentando falhas no sistema defensivo em jogadas de bolas paradas, o clube comandado por Paulo César Carpegiani sofreu a virada aos 30min, quando o meio-campista Bruno, livre dentro da área, virou o marcador.
A necessidade da vitória por dois gols de diferença obrigou o Avaí a retornar do intervalo ainda mais ofensivo. E, apostando nas bolas aéreas, o clube catarinense conseguiu o placar necessário para a classificação logo aos 30seg de jogo. Marquinhos Gabriel aproveitou boa trama e tocou no canto esquerdo de Rogério Ceni para anotar o terceiro.
Pouco criativo e com sérios problemas de posicionamento no meio-campo e na defesa, o São Paulo tentou pressionar, mas não o suficiente para diminuir o marcador. Melhor para o Avaí, que segurou o resultado e obteve a inédita classificação às semifinais da Copa do Brasil.
Na briga por um lugar na final, o Avaí enfrentará outro tradicional clube do Campeonato Brasileiro. Embalado, o time catarinense vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Vasco, que obteve um lugar entre os semifinalistas ao empatar por 1 a 1 com o Atlético Paranaense, em São Januário - no primeiro duelo, o time alvinegro empatara por 2 a 2 em Curitiba.
O jogo
A pequena vantagem adquirida no jogo de ida e os retornos de Fernandinho e Lucas, o São Paulo modificou a postura para o confronto no Estádio da Ressacada e retomou no início do confronto os bons momentos da temporada. Com o camisa 12 ao lado de Dagoberto no setor ofensivo e o auxílio da revelação no meio-campo, o time do Morumbi trabalhou melhor a bola e rondou a área adversária nos instantes iniciais.
Mais envolvente, o São Paulo atrapalhou o sistema defensivo do Avaí, que por muitas vezes precisou recorrer às faltas. E, a partir de um lance de bola parada, o time paulista abriu o placar. Aos 15min, Dagoberto levantou a bola na medida para a segunda trave e encontrou Casemiro livre. Consciente, o volante, sem precisar sair do chão, tocou de cabeça e estufou as redes de Renan.
O bom nível apresentado pelo São Paulo, no entanto, parou no minuto seguinte. De imediato, o Avaí pressionou e conseguiu o empate. O colombiano Estrada, um dos principais atletas do clube catarinense, recebeu pela esquerda e cruzou para dentro da área. Atento, o centroavante William aproveitou um vacilo de Alex Silva, antecipou o zagueiro e igualou o marcador.
A partir do gol do Avaí, o São Paulo desandou na partida. Os espaços entre o setor defensivo e o ataque do clube do Morumbi apareceram. E o clube da casa, com jogadores de bom passe como Estrada e Marquinhos, aproveitou para exercer uma enorme pressão sobre a meta defendida por Rogério Ceni.
Melhor em campo e aproveitando o ¿buraco¿ da defesa adversária, o Avaí aproveitou-se de outra falha do sistema defensivo são-paulino para assumir a dianteira no placar. Aos 30min, Marquinhos cobrou escanteio na primeira trave e viu Carlinhos Paraíba desviar para o meio da área. Bem posicionado, o meio-campista Bruno tocou de cabeça para as redes paulistas, esquentando o clima do confronto no Estádio da Ressacada.
Em desvantagem no marcador, o São Paulo se perdeu em campo, especialmente no sistema defensivo. Com seguidas falhas de posicionamentos em bolas aéreas, o time tricolor sofreu com uma enorme pressão das bolas aéreas do Avaí. Contudo, para sorte do clube comandado por Paulo César Carpegiani, a agremiação catarinense falhou nas conclusões.
O vacilo são-paulino nas bolas aéreas se tornou fatal logo aos 30seg da etapa complementar. Depois de levantamento de Diogo Orlando para a área, Estrada desviou para Marquinhos Gabriel, que finalizou com precisão no canto esquerdo de Rogério Ceni para aumentar o marcador e fazer o placar necessário para a classificação do Avaí às semifinais da Copa do Brasil.
O tento do Avaí obrigou o São Paulo a se expor e buscar mais o ataque. Instantes depois do gol sofrido, Carpegiani desistiu da formação com três zagueiros e substituiu Xandão pelo atacante Henrique. A partir da alteração, o time do Morumbi tentou pressionar, mas criou apenas em situações esporádicas.
A primeira ocorreu aos 6min, quando Dagoberto descolou um lindo passe para Jean. O meio-campista invadiu a área; contudo, no momento da finalização, chutou para fora e desperdiçou uma ótima oportunidade. A chance animou o time tricolor, que exigiu uma ótima defesa de Renan minutos depois, quando Henrique, de dentro da área, conseguiu um difícil desvio de cabeça e exigiu a intervenção do goleiro
Embora necessitasse do gol para reverter a vantagem do Avaí, o São Paulo não conseguia criar. Aos poucos, Lucas, o principal homem do meio-campo paulista, cansou e desfalcou o setor. Pela esquerda, Marlos sofreu com a forte marcação e também não ameaçou a meta catarinense.
A ineficiência do camisa 11 irritou Paulo César Carpegiani, que tirou o meia-atacante na parte final do jogo e colocou Willian José, tentando aumentar o poderio ofensivo do São Paulo. Contudo, o Avaí, bem postado, segurou o adversário paulista e ainda acertou a trave rival com Acleisson.
Mais organizado durante os 90min, a agremiação de Florianópolis derrubou o favoritismo rival e obteve uma histórica classificação à semifinal da Copa do Brasil.
Avalie esta notícia: 0 1
VEJA TAMBÉM
- Crespo pede meio-campista e São Paulo avalia ex-Santos em cenário de aperto no caixa
- OFICIAL! São Paulo anuncia a contratação de Danielzinho, destaque do Campeonato Brasileiro
- De saída? São Paulo trava negociação e Rodriguinho pode sair de graça em 2026
- Problemas internos: Crise política se agrava e oposição pede renúncia de Julio Casares no São Paulo
- Zagueiro estrangeiro encaminhado? São Paulo se aproxima de fechar contratação de zagueiro de time da Europa



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net