Hoje as atenções todas da imprensa esportiva foram voltadas ao Centro de Formação de Atletas de Cotia. O imponente CFA do São Paulo Futebol Clube.
Não foi a toa que o tricolor mandou seu treino em um dos sete gramados do poderoso complexo criado pelo maior clube do Brasil. Além de aproximar os atletas profissionais da estrutura de formação de jogadores de base do clube, a diretoria tricolor oficialmente mostrou a políticos e jornalistas convidados a excelência e o profissionalismo com que trata seus meninos na formação não só esportiva como pedagógica. Muitos jornalistas importantes da crônica esportiva paulista, inclusive alguns torcedores de equipes rivais, que nunca haviam visitado o complexo e ficaram admirados com a grandeza do espaço tricolor.
O São Paulo não se cansa de dizer que não forma só atletas. Forma pessoas.

Voltando a estrutura do clube para a base, o CFA de Cotia está praticamente finalizado. Nele contam, além dos sete gramados em perfeitas condições profissionais (um é um perfeito estádio), toda uma ampla estrutura que terá um REFFIS moderno tal qual o centro do CT da Barra Funda e um Hotel para alojar clubes em intercâmbio. Tudo isso além do básico que o tricolor oferece para o crescimento de seus futuros atletas: Quatro alojamentos com banheiro privativo, refeitório adequado, consultório médico, quatro vestiários e escola completa. Alex Silva, Breno e Denílson (Arsenal) e os campeões da Copinha 2010 se formaram lá. No caso do Pirulito, ele chegou para disputar a Copinha de 2006, ficou um período no CFA e “se formou” tricolor de mente, coração e chuteira. Breno praticamente saiu de lá valendo 18 milhões de dólares.
Já visitei algumas vezes o local e não é errado afirmar que o CFA de Cotia é maior que muito clube dito grande da capital: São 220 mil metros quadrados de uma infra-estrutura dedicada ao esporte de base. E os frutos, segundo o presidente Juvenal, serão vistos logo em 2011. O presidente tricolor disse que veremos a volta de muitos atletas emprestados pelo Brasil e exterior, além dos que já estão subindo naturalmente. “Não faço jogador no computador” – disse.
Além do cartão de boas vindas dado a todos os jornalistas que foram convidados, houve um ato político. Juvenal convidou o prefeito de São Paulo Kassab e entregou (via Rogério Ceni) um documento pedindo para que a prefeitura acelere a construção das obras nas proximidades do Morumbi, principalmente a praça em frente ao estádio, que futuramente virará um estacionamento subterrâneo e um boulevard. É bom lembrar que as linhas ouro e amarela estão aprovadas e dois novos meios de transporte (monotrilho e metrô) desembocarão próximo ao nosso orgulho em forma de casa. O Morumbi é nosso e o futuro está logo aí!
Para não falar só de flores, houve um cutucão a Itaquera, prontamente rebatida pelo presidente das frangas. Atitude lamentável dos dois presidentes de dois clubes tradicionais de SP que deveriam se preocupar única e exclusivamente com o clube que dirigem. Pareceu briga de bairro esse bate boca de hoje. A imprensa adora.
Saudações tricolores!
Atenção FORTALEZA: Dia 23/10 (sábado) as 13h30 estarei na Livraria SARAIVA do Shop. Iguatemi para lançar e autografar o Livro TRI Mundial para os cearenses. Além da tarde de autógrafos levarei um DVD do documentário oficial da FIFA sobre o campeonato de 2005, vendido apenas no Japão. Vamos assistir e relembrar esse mundial. Conto com a presença de todos vocês. A entrada é gratuita. Segue link do convite do evento em Fortaleza: https://migre.me/1Eqm8