Rótulos

Fonte Globo.com
Paulo Cesar Carpegiani mal chegou ao São Paulo e já teve que responder sobre a fama de “professor Pardal”. Por que o Mundo é feito de rótulos? Infelizmente em todos os setores de atividade determinadas pessoas recebem “carimbos” e o carregam pela vida toda independentemente do que o façam para livrar-se deles.

Vipcomm
Telê Santana por muito tempo, injustamente, carregou a fama de “pé frio”, até que no São Paulo conquistou o Bi-campeonato Mundial Interclubes. Muricy Ramalho e Abel Braga também sofreram com o rótulo de bons treinadores que não conquistavam títulos até que vieram os troféus. Celso Roth, atual campeão da Libertadores, era chamado de retranqueiro, de técnico com prazo de validade, daqueles que começam bem e terminam mal os campeonatos. Conquistou a América.
São muitos os rótulos no futebol e na vida, como se houvesse a necessidade de se diferenciar as pessoas por grupos. Esse é bonzinho demais, esse não presta, esse é disciplinador, esse é da turma dos motivadores, esse é do clube da prancheta. Por falar em prancheta, por mais que prove a cada ano com seguidos bons trabalhos, Joel Santana não consegue se livrar do rótulo de ser um sujeito folclórico. Quando se fala em Joel sempre se lembra do folclore, da prancheta, e pouco se destaca a competência.
Conheci Carpegiani há 11 anos, em 99 quando trabalhava como repórter da rádio Record e era setorista do São Paulo. É treinador dos mais competentes. Entende profundamente do riscado. Conhece como poucos esquemas táticos e não tem medo de “dar a cara pra bater” mexendo nas peças, se necessário, para buscar algo novo, inovador. Às vezes erra a mão. Como todos que tentam fugir da mesmice. Na época recebeu o rótulo de “professor Pardal” por supostamente inventar demais.
Lembro-me que em uma conversa informal, Fabiano, genro de Luxemburgo, me disse que os jogadores tinham certa dificuldade em entender o que professor dizia nas preleções. O problema é que os “boleiros” são avessos às teorias, poucos gostam de estudar táticas, entender o jogo. Alguns mudam depois que vão para Europa e voltam com outra mentalidade.
A história conta que Carpegiani sempre esteve à frente de seu tempo. Além de muita técnica, foi um jogador tático e entendia como poucos as funções dentro de campo.

Vipcomm
Como treinador Carpegiani não inventa. Apenas coloca em prática o que sabe sobre futebol. É especialista na matéria. Pode e deve ser chamado de professor, mas esqueçam o Pardal, isso é coisa pra quem gosta de rótulos.
Avalie esta notícia: 13 3
VEJA TAMBÉM
- São Paulo cresce no segundo tempo, vence a Portuguesa e avança na Copinha
- Calendário do Brasileirão revelado! São Paulo estreia contra o Flamengo no MorumBIS; veja as 8 primeiras rodadas
- São Paulo define sucessão: Massis assume se impeachment de Casares avançar
- ELE MENTIU? Bradesco questiona versão de Casares sobre depósitos em dinheiro vivo
- Melou: Allan se distancia do São Paulo após impasse e entra na mira de rival



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Paulista

Qui - 21:45 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
São Bernardo
São Bernardo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net