No papo e na tática: saiba mais da estreia de Carpegiani

Fonte Terra

Volta com 3 pontos: 11 anos depois, Carpegiani comanda São Paulo e resgata bom futebol
Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
A boa arrumação em campo sempre foi uma característica marcante nas equipes treinadas por Paulo César Carpegiani, que estreou na quarta-feira batendo o Vitória por 2 a 0 em Barueri. Obsecado por tática, faz disso um diferencial de seus times. Em dois dias de treinamentos de Carpegiani, já foi possível notar avanços importantes na equipe.
Além de ser bom na tática, ele também teve papel importante fora de campo. A chegada de um treinador experiente traz novo ânimo ao vestiário, que se via desmotivado pela presença de um interino. "As respostas dele são muito boas", até comemora um assessor de imprensa. Carpegiani resgatou e deu confiança a Dagoberto, apostou até em Carlinhos Paraíba e colocou mais dois garotos, Sérgio Mota e Lucas Gaúcho.
Em uma resposta sobre sua estreia, Carpegiani resume a tática e o vestiário fundamentais para o bom início. "Falo muito para os jogadores desse friozinho na barriga, eu sentia quando jogava. Hoje eu fico angustiado, ansioso, quero que façam o gol logo. Mas o mais gratificante para quem está à frente de um clube e ver seu time impondo ritmo, ganhando e convencendo. Não tem coisa no mundo que pague".
As apostas e o papo de vestiário
Novos treinadores sempre assumem um clube promovendo algumas mudanças. Carpegiani colocou Diogo entre os titulares, o que só havia ocorrido em um jogo do Brasileiro. Apostou em um ataque rápido com Fernandinho, que havia se lesionado, e Dagoberto, totalmente em baixa. Até Carlinhos Paraíba, contratação mais ridicularizada de Juvenal Juvêncio, saiu jogando.
Dentro do São Paulo, havia insatisfação em todos os cantos do vestiário. Nada contra Sérgio Baresi, mas a presença do interino trazia a sensação de que faltava ambição. Isso vinha da comissão técnica e chegava aos jogadores. Carpegiani, apenas com sua presença e história no futebol, alterou o panorama.
"Chegou uma pessoa bacana e o grupo entende o que ele está querendo. É um cara de filosofia nova e futebol é assim, alguém tem que pagar e infelizmente é o técnico. Ele é um cara que gosta de conversar bastante", elogia Dagoberto, a quem Carpegiani devolve o afago.
"Ele tem muita qualidade e em um lance pessoal decide uma partida. O Marlos também, a mesma condição. Esses têm que ser valorizados. Vou trazê-los para mim, motivá-los da melhor maneira. O Dagoberto é fechado, sempre foi tratado como grande ídolo e não vinha tendo oportunidade. Precisa de um carinho especial, uma condução especial. Vou tratá-lo dessa forma", fala o treinador. Enquanto falava, era assistido por Mílton Cruz, um dos que estavam descontentes pela ausência de um treinador de ponta no vestiário.
Compactação e variações no ataque
Só foram duas atividades entre a apresentação de segunda-feira e o jogo contra o Vitória, mas chamou a atenção de todos no São Paulo o quanto Carpegiani se dedicou a arrumação tática. Um dos pontos principais foi a compactação do time, que assim afastou o adversário da área e jogou sempre à frente. Em 45 minutos, os baianos só conseguiram quatro finalizações, sempre sem perigo.
"Ele passou que os jogadores precisam estar juntos. A compactação foi o fator essencial, porque com um perto do outro, você tem opção de jogadas e a equipe não corre tanto, não toma cartões. Não vínhamos assim", afirmou Dagoberto, que destacou essa como a principal mudança advinda com os treinamentos de Carpegiani.
O novo técnico ainda falou com o Terra sobre as variações do time no ataque. Segundo ele, a intenção foi deixar Lucas bem aberto à direita e fazer Carlinhos Paraíba, o homem da esquerda, jogar pelo centro quando Fernandinho abrisse por aquele lado.
"Cada partida tem suas circunstâncias, posso até jogar com quatro atacantes, não tem problema. No segundo tempo, relaxamos no comportamento tático e tem que ser rígido nisso para desenvolver uma boa campanha", reforça Carpegiani com seu mantra.
A vitória com Carpegiani, no início desse trabalho, trouxe mais otimismo para um ambiente até então totalmente fragilizado.
Avalie esta notícia: 14 1
VEJA TAMBÉM
- São Paulo cresce no segundo tempo, vence a Portuguesa e avança na Copinha
- Calendário do Brasileirão revelado! São Paulo estreia contra o Flamengo no MorumBIS; veja as 8 primeiras rodadas
- São Paulo define sucessão: Massis assume se impeachment de Casares avançar
- ELE MENTIU? Bradesco questiona versão de Casares sobre depósitos em dinheiro vivo
- Melou: Allan se distancia do São Paulo após impasse e entra na mira de rival



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Paulista

Qui - 21:45 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
São Bernardo
São Bernardo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net