
Depois de Ricardo Gomes e dos interinos Milton Cruz e Sérgio Baresi, o hexacampeão brasileiro inicia a era Carpegiani com a consciência de que a vaga na próxima Copa Libertadores da América está bem distante. Neste momento, o objetivo inicial é a vitória . A distância de 13 pontos é bastante significativa, até porque o pessoal lá de cima vem ganhando, está bem, e os times que estão um pouco mais embaixo têm tido certa dificuldade. Não existe promessa de Libertadores , avisou Carpegiani logo em sua chegada ao clube, que já dirigiu em 1999.
Na 11ª colocação no Campeonato Brasileiro , com 35 pontos, o São Paulo vê a última vaga do G-3 nas mãos do Cruzeiro , que tem 48. Por isso, a meta do novo treinador efetivo são-paulino é apenas pensar em seu próprio trabalho.
Estamos com muitos contundidos, mas temos um elenco com bons jogadores e precisamos ganhar do Vitória , avaliou. Gosto das coisas simplificadas, equipes compactas. Alguns jogadores, mesmo não tendo essa característica, terão que se acostumar a fazer isso, avisou.
Em seu primeiro treino, Carpegiani testou uma formação ousada e ofensiva, apostando no esquema 4-4-2, que geralmente é um tabu no Tricolor, acostumado a jogar com três zagueiros. Os últimos comandantes insistiram na nova tática, mas com recaídas para o 3-5-2.
Os desfalques são Jorge Wagner, com uma fratura na mão, e Cléber Santana, com entorse no tornozelo, além dos atletas que seguem no departamento médico, como Fernandão, Xandão e Ilsinho. Já Ricardo Oliveira e Richarlyson terão de cumprir suspensão automática.
Com isso, Dagoberto e Fernandinho voltam a ganhar oportunidade na frente, mas contando também com o xodó de Baresi, o garoto Lucas. Outra herança do interino é Casemiro, mantido entre os titulares. Já a grande novidade é o garoto Diogo na lateral esquerda.
O Vitória , por sua vez, sonha com uma recuperação depois de três derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro . Mantido no cargo pelo presidente Alexi Portela Júnior, o técnico Ricardo Silva tem três desfalques para escalar o time.
O volante Ricardo Conceição, que foi improvisado na lateral direita na rodada passada, recebeu o terceiro cartão amarelo e será substituído por Eduardo, de volta depois de cumprir pena automática. Já o meia Elkeson também terá gancho a cumprir contra o Tricolor. Por fim, o atacante Henrique está fora por questões contratuais, pois está emprestado pelo São Paulo ao Vitória . Schwenk deve assumir a vaga na frente.
FICHA TÉCNICA
SAO PAULO X VITÓRIA
Local: Arena Barueri , em Barueri (SP)
Data: 6 de outubro de 2010, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Cláudio Mercante (PE)
Assistentes: Jossemmar José Diniz Moutinho e José Pedro Wanderley da Silva (ambos de PE)
SAO PAULO: Rogério Ceni; Jean, Alex Silva, Miranda e Diogo; Casemiro, Rodrigo Souto, Carlinhos Paraíba e Lucas; Dagoberto e Fernandinho
Técnico: Paulo César Carpegiani
VITÓRIA: Lee; Eduardo, Thiago Martinelli, Wallace e Egídio; Vanderson, Bida, Ramon e Thiago Humberto; Júnior e Schwenk
Técnico: Ricardo Silva